PM de SP vai receber R$ 27,8 mi do governo federal para comprar 2 mil novas câmeras corporais

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
No mesmo dia em que reconheceu ter errado em sua avaliação sobre a utilidade das câmeras corporais usadas pelos policiais militares, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu nesta quinta-feira, 5, a informação de que o Estado vai receber R$ 27,8 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública para comprar 2 mil novos equipamentos desse tipo.

A Polícia Militar de São Paulo passará a contar com 14 mil câmeras, ampliando o programa em 38%. Hoje, 10.125 câmeras estão em uso pelos policiais. Este número subirá para 12 mil com uma aquisição que o Estado já havia feito em setembro passado. O efetivo da PM é de pouco menos de 80 mil agentes.

Em janeiro, Tarcísio questionou a utilidade das câmeras. "Qual é a efetividade das câmeras corporais na segurança do cidadão? Nenhuma", disse o governador, em entrevista à TV Globo. Antes, ele já havia criticado a tecnologia.

Em maio, o governo lançou edital e comprou novas câmeras, com tecnologia diferente da usada até então: nessas, o policial pode interromper a gravação, o que era impossível no modelo anterior. Para especialistas, esse recurso compromete a eficácia do equipamento, já que, se quiser praticar irregularidades sem ser flagrado, o agente pode desligar o aparelho. As câmeras com esse recurso ainda não estão em uso.

Após uma série de casos recentes de violência policial - num deles, um PM lançou um homem de cima de uma ponte, na capital - nesta quinta-feira Tarcísio admitiu que as câmeras podem ser úteis.

"A questão das câmeras: eu era uma pessoa que estava completamente errada nessa questão. Eu tinha uma visão equivocada, fruto da experiência pretérita que tive, que não tem nada a ver com a questão da segurança pública. Hoje, estou absolutamente convencido de que é um instrumento de proteção da sociedade, do policial. Vamos não só manter, mas ampliar o programa", disse o governador.

No mesmo dia, Tarcísio soube que vai contar com auxílio do governo federal nessa tarefa de ampliação. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) anunciou na quinta-feira a aprovação da proposta de São Paulo no edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

São Paulo concorreu na categoria de Estados com efetivo policial superior a 20 mil agentes, disputando com Bahia e Rio de Janeiro, e foi classificado em primeiro lugar, conforme os critérios definidos pela Senasp. Mas, segundo o Ministério da Justiça, a liberação da verba ainda depende da comprovação, por cada Estado beneficiado (existem outros além de São Paulo), de que está em conformidade com a portaria 648/2024 da pasta, que estabelece diretrizes nacionais para o uso das câmeras corporais.

No documento de inscrição no edital, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo fez elogios ao equipamento e afirmou que a proposta que apresentava no edital "contribui com o desenvolvimento de políticas, projetos e atividades em Segurança Pública, bem como com a prevenção e enfrentamento à criminalidade com ênfase no combate à corrupção, ao crime organizado, ao crime violento, além de promover a estruturação e modernização dos órgãos e instituições de segurança pública federais, estaduais e municipais, estando, portanto, alinhada aos objetivos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que são o fortalecimento e modernização".

Em outra categoria

Bela Gil falou sobre luto neste domingo, 27, data que marca uma semana da morte de sua irmã, Preta Gil, que foi velada e cremada no Rio de Janeiro na última sexta-feira, 25. "Quero agradecer por todas as mensagens lindas, cuidadosas e acolhedoras que recebi nesses últimos dias! Obrigada a cada um de vocês", escreveu a chef de cozinha e apresentadora nos Stories da sua conta do Instagram.

Diferentemente de outros familiares e dos amigos famosos, Bela Gil não foi fotografada no funeral de Preta Gil, já que chegou ao velório da irmã junto com o pai, Gilberto Gil, e a mãe, Flora Gil, depois do fechamento da cerimônia para o público e para a imprensa.

"Agradeço especialmente aos meus amigos e amigas pela preocupação e disponibilidade em cuidar de mim. Vocês são fundamentais na minha vida. Que lindo sentir isso e espero ser essa amiga à altura para vocês também. Eu tô 'bem' e aprendendo a dar espaço para a saudade", esclareceu Bela sobre seu "sumiço" nos últimos dias por causa do luto.

No sábado, 26, Bela já havia mostrado uma ida à praia para um mergulho na tentativa de se cuidar. "Hoje o corpo pedia movimento para refrear a dor e nada melhor do que nadar no mar", escreveu. Na quinta-feira, 24, um dia antes do velório de Preta, Bela também havia homenageado a irmã com um post e uma sequência de fotos nas redes sociais. "Você abriu portas e caminhos e seguirei trilhando obrigada por tudo, te amo."

Além de Bela Gil, Preta Gil tinha outros 6 irmãos, todos filhos de Gilberto Gil. O cantor já tinha perdido outro filho, Pedro Gil, em 1990.

A cantora Marisa Monte anunciou neste domingo, 27, que fará entre outubro e dezembro sua primeira turnê acompanhada de banda e de uma orquestra sinfônica com 55 músicos e regência do maestro André Bachur. A turnê Phonica - Marisa Monte & Orquestra Ao Vivo terá seis shows em seis cidades: Belo Horizonte (18/10), Rio de Janeiro (1/11), São Paulo (8/11), Curitiba (15/11), Brasília (29/11) e Porto Alegre (6/12).

"Ao longo dos anos, tive algumas chances de cantar com orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Foram experiências extraordinárias, emocionantes e inesquecíveis. A interação entre os músicos no palco, a complexidade dos arranjos e a combinação de técnica com a emoção fizeram desses concertos experiências verdadeiramente mágicas", declarou a cantora em um comunicado.

Marisa selecionou músicos de diferentes orquestras para acompanhá-la nos shows. "Para a série especial de seis shows da Phonica, em parceria com o maestro André Bachur, que me acompanhou no concerto de comemoração dos 90 anos da USP, selecionamos músicos virtuosos das melhores orquestras do país. Junto com minha banda, unimos o popular ao erudito para interpretar clássicos, criando mais uma experiência transcendental."

Os ingressos serão vendidos pelo site da Tickets For Fun. Os valores e as datas de início de venda ainda não foram divulgados.

Veja as datas e locais da turnê de Marisa Monte:

Belo Horizonte

Quando: 18 de outubro (sábado)

Onde: Parque Ecológico da Pampulha

Rio de Janeiro

Quando: 1º de novembro (sábado)

Onde: Brava Arena Jockey

São Paulo

Quando: 8 de novembro (sábado)

Onde: Parque Ibirapuera

Curitiba

Quando: 15 de novembro (sábado)

Onde: Pedreira Paulo Leminski

Brasília

Quando: 29 de novembro (sábado)

Onde: Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano

Porto Alegre

Quando: 6 de dezembro (sábado)

Onde: Parque Harmonia

Manuela Dias, autora da novela Vale Tudo, da TV Globo, usou suas redes sociais para brincar com o 'assunto do momento'. "Vocês estão doidos para eu botar morango do amor na novela, né? (Risos)", escreveu num story de seu Instagram.

A fala veio após, no X (antigo Twitter), o usuário @delorenzii ter publicado, na última quinta, 24: "Eu não dou uma semana para a Manuela Dias colocar no roteiro a Raquel fazendo morango do amor em Vale Tudo". A mensagem já conta com cerca de 470 mil visualizações, 27 mil curtidas e 2 mil repostagens.

O morango do amor é um doce que tem a parte externa semelhante a uma maçã do amor, mas com um morango em seu interior, muitas vezes com outros recheios cremosos inclusos. O produto tem feito bastante sucesso no Brasil e viralizou nas redes sociais.

O remake da novela já contou com outro 'assunto da moda' há algumas semanas, quando o tema dos bebês reborn foi inserido. Na trama, César (Cauã Reymond) e Olavo (Ricardo Teodoro) chegam a fazer um ensaio fotográfico do 'parto' de um boneco realista. O tema é abordado a partir da personagem de Aldeíde (Karine Telles), que se torna 'mãe' de um.