Seis agentes são demitidos após morte de rapaz agredido em estação de trem

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A concessionária ViaMobilidade demitiu seis agentes suspeitos de participar da abordagem que resultou na morte de Jadson Vitor de Sousa Pires, de 30 anos, na estação de trens de Carapicuíba, na Grande São Paulo. Segundo a empresa, o desligamento foi feito com base no resultado de uma sindicância interna, que aguardava o laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML), liberado na quarta-feira, 4. Eles estavam afastados de suas atividades desde o dia da ocorrência, em 11 de novembro.

Na quarta-feira, 4, Justiça já havia decretado a prisão temporária de um dos agentes envolvidos na morte de Jadson. O segurança Marcos Paulo Gonçalves Mendes foi preso quando prestava depoimento na delegacia de Carapicuíba. Imagens das câmeras de vigilância da estação da Linha 8-Diamante mostram Mendes com o joelho nas costas da vítima já dominada, pressionando-a contra o chão.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Marcos Paulo e aguarda retorno. No depoimento dado à polícia, ele negou que tivesse tocado o pescoço ou a cabeça da vítima e que usou de meios controlados apenas para conter o rapaz, que estava muito agitado. Os outros investigados não tiveram os nomes divulgados pela polícia, o que impossibilitou à reportagem o contato com suas defesas. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) também acompanha o caso.

Com base na versão dos agentes, o caso foi registrado inicialmente pela Polícia Civil como morte acidental, por mal súbito. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), o laudo do IML apontou que a vítima morreu por asfixia mecânica, quando a vítima é impedida de respirar.

A policia pediu também as prisões de outros dois agentes que teriam participado das agressões, mas a Justiça não acolheu os pedidos. Eles foram ouvidos e vão responder em liberdade ao inquérito que apura a morte de Jadson. Conforme a Polícia Civil, um novo pedido de prisão pode ser feito com o avanço das investigações.

A investigação interna da ViaMobilidade concluiu que a atuação dos profissionais descumpriu o código de conduta, os protocolos de atendimento e treinamentos recebidos da companhia. A concessionária informou ainda ter dado início a um processo de reciclagem de todo seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de entorpecentes. Também aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver necessidade de uso da força no exercício das atividades.

A abordagem a Jadson aconteceu no dia 11 de novembro, mas o caso só veio a público esta semana. Imagens do circuito interno da estação obtidas pela polícia mostram que o homem tenta passar sem pagar pela catraca da estação de trens, quando é abordado e agredido pelos agentes.

Após ser dominado, ele é arrastado pelas pernas. Depois que ele desmaia, os agentes tentam reanimá-lo e chamam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Jadson vai para uma unidade de saúde mas não resiste. Ele morava no Parque Viana, em Barueri. Familiares disseram que o rapaz tinha sido demitido e havia seguido para Carapicuiba requerer o seguro-desemprego, mas foi roubado e ficou sem sua moto e sem dinheiro.

Agentes da Guarda Civil Metropolitana de Itapevi

A Polícia Civil investiga a participação de dois agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Itapevi na abordagem. Um deles aparece em imagens de câmeras desferindo chutes na cabeça da vítima. Os dois já foram ouvidos na delegacia de Carapicuíba, e negaram as agressões.

Os guardas civis não faziam parte da equipe de agentes de segurança da ViaMobilidade, concessionária da linha, também investigados pelo crime.

Segundo a polícia, o guarda civil de Itapevi, identificado como Ronaldo Eustáquio Olímpio Gomes, aparece em imagens chutando a cabeça da vítima quando ela caiu, após tentar pular pela catraca. O segundo GCM, que não teve o nome divulgado, também teria participado da abordagem.

O GCM Ronaldo Gomes foi procurado pela reportagem e ainda não deu retorno. À polícia, o agente disse que o rapaz caiu sobre ele ao tentar pular a catraca e que, ao ver que o homem estava alterado, se afastou. Gomes disse que foi ele que acionou o Samu ao ver que Jadson passava mal.

De acordo com a investigação, os guardas civis estavam fora de serviço e faziam 'bicos' como segurança de uma empresa de cartões na estação da Linha-8 Diamante de trens metropolitanos. As imagens ainda estão sendo analisadas com a ajuda de peritos.

A prefeitura de Itapevi informou à reportagem que abriu um processo administrativo para averiguar as circunstâncias e suspendeu preventivamente o agente Ronaldo Gomes até a conclusão das apurações. O município apura a possível participação do segundo CGM. Os dois estavam em horário de folga na ocasião, segundo o município.

Caso sejam comprovadas irregularidades, os envolvidos serão responsabilizados. "Esta administração não compactua com atitudes que violem os direitos humanos, e que qualquer conduta inadequada de agentes, ainda que fora do horário de trabalho, está sujeita às sanções cabíveis", disse, em nota.

Em outra categoria

A atriz Joely Richardson, irmã da também atriz Natasha Richardson, que morreu em 2009, comentou em uma foto em que Pamela Anderson e Liam Neeson apareceram juntos. Viúvo de Natasha há 16 anos, Liam está namorando Pamela, segundo informações da revista People.

Pamela publicou uma sequência de fotos celebrando a estreia de Corra que a Polícia Vem Aí, filme em que atuou ao lado de Liam, no Instagram.

Joely publicou diversos corações nos comentários da postagem. O longa só estreia no Brasil no dia 14 de agosto.

Pamela, de 58 anos, e Liam, de 73, teriam iniciado o namoro há pouco tempo, nos bastidores do filme, e estão "claramente apaixonados", segundo uma fonte da revista People.

Em entrevista à revista em outubro de 2024, Liam elogiou a parceira de cena. "Com a Pamela, em primeiro lugar, estou perdidamente apaixonado por ela. É simplesmente incrível trabalhar com ela", disse na época. "Não tenho palavras para elogiá-la, para ser sincero. Ela é humilde, não tem aquele ego enorme. Ela simplesmente entra em cena para fazer o trabalho. Ela é engraçada e muito fácil de trabalhar."

Na mesma ocasião, Pamela Anderson disse à revista que Liam Neeson é "o perfeito cavalheiro" e que ele "traz à tona o que há de melhor em você... com respeito, gentileza e profunda experiência".

Natasha Richardson foi vítima de um acidente de esqui em 2009. Pamela está solteira desde 2022, quando se separou do seu quinto marido, o guarda-costas Dan Hayhurst.

O influenciador Lucas Guimarães se pronunciou sobre o divórcio de Carlinhos Maia, anunciado pelo ex-casal no último sábado, 26. Em stories publicados no Instagram neste sábado, 2, Lucas afirmou que a separação foi uma "decisão mútua".

O influenciador disse ter demorado uma semana para falar sobre o assunto por ter se sentido "destruído emocionalmente". Segundo ele, o divórcio veio "devido a inúmeras coisas que só um casal que tem 15 anos sabe".

"Quinze anos não são quinze dias", continuou. "Assim como eu estou sofrendo, o Carlinhos também sofre. Ele tem esse jeito dele, de parecer mais 'durão', mas, no final, sabemos que, quando a 'ficha cair', que os dois vão estar sofrendo. E não dá para comparar quem sofre mais e quem sofre menos. Cada um tem o seu jeito de seguir a sua vida."

Na sequência, Lucas disse que os dois tomaram a decisão de se separar "por amor". "O amor também é deixar ir. Nesse momento, vivíamos em fases totalmente diferentes. Nós nos amamos, mas o nosso casamento já passou por muita coisa e, às vezes, tem coisa que cansamos de lutar, porque nós somos seres humanos."

Divórcio de Lucas Guimarães e Carlinhos Maia

Em texto publicado nas redes sociais, Lucas e Carlinhos afirmaram que a decisão foi tomada "em paz, sem brigas e sem caos" e pediram respeito ao momento. "Estamos finalizando este ciclo em paz, sendo maduros e escrevendo juntos este texto para todos que nos amam e nos apoiam", escreveram.

Carlinhos e Lucas começaram a namorar ainda adolescentes, em 2009, e oficializaram a união em maio de 2019, em uma cerimônia em Piranhas, no interior de Alagoas, com a presença de amigos e personalidades como Anitta, Kevinho e Gretchen.

"Não foi uma decisão tomada agora. Desde a última (e única) separação que tivemos, sentimos que nos precipitamos por não termos vivido o tempo necessário para reavaliar tudo o que ainda estava fora do lugar", disseram.

Esta não foi a primeira crise enfrentada pelo casal. Em 2022, os dois anunciaram outra separação. Na época, Carlinhos admitiu que o término havia ocorrido por conta de um erro dele, mas disse que não cabia a todos saberem. Poucos meses depois, no início de 2023, os dois reataram.

A cantora Jessie J foi internada neste domingo, 3, após sintomas de um possível coágulo no sangue. Em junho, a artista foi diagnosticada com um câncer de mama em estágio inicial. No início de julho, Jessie passou por uma mastectomia e afirmou que os exames indicaram que a doença não havia se espalhado.

No domingo, ela contou que os médicos descartaram um coágulo sanguíneo, mas a cantora recebeu o diagnóstico de uma infecção e de líquido nos pulmões. "Achando difícil respirar, mas dei alta ontem à noite (detesto estar no hospital) e vou continuar a investigação como paciente ambulatória", escreveu Jessie em um story no Instagram.

A cantora também desabafou sobre o processo de recuperação, que descreveu "estar longe de ser rápida ou fácil fisicamente e desafiadora mentalmente". "Ter de mudar os planos para a minha carreira para este ano tem sido frustrante depois de trabalhar tanto para chegar a este ponto e eu estar entusiasmada para fazer tudo isso. Mas é a vida, eu sei disso", disse.

Jessie subirá ao Palco Skyline, no The Town, no dia 13 de setembro. Até o momento, ela segue como uma das atrações do festival em São Paulo.