Avenida Paulista, Moema e Itaim Bibi: polícia apreende suspeitos de praticar roubos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Polícia Civil apreendeu na manhã desta quarta-feira, 13, ao menos nove suspeitos, todos menores de idade, de praticar roubos e furtos em áreas nobres de São Paulo. O grupo é investigado por crimes cometidos nos arredores da Avenida Paulista e nos bairros de Moema e Itaim Bibi, na zona sul. O envolvimento em casos no Glicério, no centro, e em Santana, na zona norte, também é apurado.

Segundo o delegado Ricardo Farabulini, da Divisão de Capturas do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope) da Polícia Civil, alguns dos integrantes do grupo também são suspeitos de atuar como olheiros e "guardar" bocas de fumo em diferentes regiões para traficantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). "Em alguns casos, até cultivando k9 (maconha sintética) para ganhar dinheiro com isso", disse o delegado.

As prisões ocorreram no âmbito da 4ª fase de uma operação denominada Mikrotéros, deflagrada pela Polícia Civil em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Conforme a Polícia Civil, 60 mandados foram expedidos pelas Varas da Infância e da Juventude com base em provas coletadas em investigação prévia - a polícia ainda busca localizar demais suspeitos.

A incursão desta quarta teve como foco buscar os suspeitos em bairros na zona sul da capital paulista. Ao menos 30 agentes, distribuídos em 12 viaturas, foram mobilizados. Os adolescentes apreendidos foram conduzidos ainda durante a manhã para a Fundação Casa.

Modus operandi variado

O modus operandi do grupo é considerado variado, mas sempre com o objetivo de repassar os objetos furtados, desde celulares a peças de moto, para criminosos focados na receptação.

"Em ações de quebra-vidro, por exemplo, eles usam vídeas de aço, pedras e, na sequência, desovam os celulares para receptadores", disse Farabulini. Alguns deles integrariam ainda gangues da bicicleta.

Os suspeitos presos têm entre 14 e 17 anos, e são considerados 'linha de frente' dos esquemas. "São arregimentados pelas associações criminosos que usam esses menores e adolescentes como escudos", disse o delegado.

A operação desta quarta-feira teve foco no extremo sul da cidade de São Paulo, em bairros como M'Boi Mirim, Campo Limpo e Capão Redondo. A maioria dos capturados é reincidente em crimes patrimoniais, segundo informações preliminares da Polícia Civil.

Em outra categoria

A TV Globo confirmou neste sábado, 2, mais dois participantes da edição de 2025 do Dança dos Famosos: o ator David Junior e a atriz Duda Santos.

David Junior tem 39 anos e esteve na novela das nove Mania de Você, no ar entre 2024 e 2025. Ele também foi o vencedor do The Masked Singer Brasil, outro programa da emissora.

"Eu estou muito feliz de integrar este time. Feliz com o convite, ansioso, morrendo de medo, mas sei que vou me divertir bastante", disse em postagem no perfil da TV Globo.

Duda Santos, de 24 anos, foi a protagonista do folhetim Garota do Momento, que também foi finalizada este ano. "Tô muito animada, tô muito feliz, tô muito ansiosa. Eu espero que você me passe a coroa de campeã", disse a Tati Machado, apresentadora da emissora e última campeã do programa de dança.

Quem vai participar da Dança dos Famosos 2025?

Além de David e Duda, a Globo já anunciou outros dois nomes para a edição deste ano. A cantora Wanessa Camargo foi confirmada nesta sexta-feira, 1º, como a primeira participante. Depois, a emissora divulgou a participação do influenciador Álvaro.

A edição de 20 anos do Dança dos Famosos estreia neste domingo, 3.

A jornalista italiana Eleonora Boi, de 39 anos, foi mordida por um tubarão em uma praia de Porto Rico. Ela é casada com Danilo Gallinari, jogador de basquete do Milwaukee Bucks na NBA, e está grávida do terceiro filho do casal.

Boi precisou ser submetida a cirurgia na perna, mas ela e o bebê passam bem.

Em informações compartilhadas no Instagram nesta sexta-feira, 1º, ela descreve o episódio como "o pior dia de sua vida".

"Pequena Sereia da Sardenha 1 x 0 Baby Tubarão de Porto Rico", brinca na postagem. "Nunca pensei que poderia ser atacada por um tubarão, perto da costa, em uma praia superlotada. Fui resgatada rapidamente e a cirurgia para reparar minha pobre perna mastigada correu bem."

A jornalista não perdeu o humor ao dizer que agora só precisa se recuperar do grande susto e ao mencionar o tubarão. "Quanto ao tubarão, ele terá notícias em breve dos meus advogados."

Ela ainda agradeceu pelo apoio e mensagens e segue em recuperação em Porto Rico.

A cantora Alcione, de 77 anos, uma das artistas mais conhecidas do País, diz que vai fazer uma 'macumbinha' para que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump deixe o Brasil em paz. "Quero mandar um recado pro Trump. Ele precisa deixar o Brasil em paz, larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. Quando sair daqui vou fazer uma macumbinha pra Trump", disse, quando participava do programa É de Casa, da Rede Globo, deste sábado, 2.

A fala das artista viralizou em redes sociais. "Nesta terra tem uma coisa que ele não tem lá: macumba. Será que a macumba deles lá é boa?", pergunta a artista. Alcione é fã declarada de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), contra quem o presidente americano usou a Lei Global Magnitsky. Moraes também já foi proibido por Trump de entrar nos Estados Unidos.

No último dia 30, o presidente americano assinou decreto que estabelece uma tarifa adicional de 40% sobre os produtos importados do Brasil, o chamado 'tarifaço'. A justificativa para o decreto das tarifas cita o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e diz que ele é perseguido pela Justiça brasileira. Bolsonaro é réu em processo no STF que apura a trama golpista de 2022 - Moraes é relator da matéria no Supremo.

Alcione já expressou publicamente, em várias ocasiões, sua admiração pelo ministro Alexandre de Moraes. Ela declarou em um show que, se o tivesse conhecido antes, teria se casado com ele, pois o admirava muito. Em uma apresentação em Brasília, a cantora se referiu ao ministro de forma carinhosa como "meu careca". Recentemente, Alcione afirmou que tem grande admiração pelas atitudes e pelo trabalho de Moraes no STF.