Veja lista de presentes da reunião de Lula com governadores sobre PEC da Segurança Pública

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A reunião no Palácio do Planalto realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e governadores para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) da segurança pública conta com 43 participantes, além do próprio presidente.

Governadores e vice-governadores de mais de 20 Estados, ministros do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça e secretários de Segurança Pública dos Estados estão na lista de presentes.

O presidente Lula disse que todos que desejarem falar no encontro terão direito a se pronunciarem da forma como bem entenderem, expressando as críticas e comentários que quiserem.

A seguir, a lista completa de presentes divulgada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República:

1.Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da República e Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

2.Rui Costa, Ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República

3.Ricardo Lewandowski, Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública

4.Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e Inovação em Serviços Públicos

5.Alexandre Padilha, Ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República

6.Jorge Messias, Advogado-Geral da União

7.Vinicius Carvalho, Ministro de Estado da Controladoria-Geral da União

8.Ministro Flávio Dino, Ministro do Supremo Tribunal Federal

9.Ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, Presidente do Superior Tribunal de Justiça

10.Hindenburgo Chateaubriand Filho Vice - Procurador-Geral da República

11.Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia

12.Cláudio Castro, Governador do Estado do Rio de Janeiro

13.Carlos Brandão, Governador do Estado do Maranhão

14.Hana Ghassan Tuma, Governadora do Estado do Pará, em exercício

15.Priscila Krause, Governadora do Estado de Pernambuco, em exercício

16.Tarcísio de Freitas, Governador do Estado de São Paulo

17.Ronaldo Caiado, Governador do Estado de Goiás

18.Otaviano Pivetta, Governador do Estado do Mato Grosso, em exercício

19.Elmano de Freitas, Governador do Estado do Ceará

20.Renato Casagrande, Governador do Estado do Espírito Santo

21.Rafael Fonteles, Governador do Estado do Piauí

22.Fábio Mitidieri, Governador do Estado de Sergipe

23.Gladson Cameli, Governador do Estado do Acre

24.Celina Leão, Governadora do Distrito Federal, em exercício

25.José Carlos Barbosa, Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, em exercício

26.Wanderlei Barbosa, Governador do Estado de Tocantins

27.Clécio Luís, Governador do Estado do Amapá

28.Antônio Denarium, Governador do Estado de Roraima

29.Senador Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Congresso

30.Deputado Federal José Guimarães, Líder do Governo na Câmara de Deputados

31.Ministro Mauro Luiz Campbell Marques, Corregedor Nacional de Justiça

32.Mário Luiz Sarrubbo, Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública

33.André Garcia, Secretário Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública

34.Antônio Fernando Souza Oliveira, Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal

35.Andrei Rodrigues, Diretor-Geral da Polícia Federal

36.Lucas Ribeiro, Vice-Governador do Estado da Paraíba

37.Tadeu de Souza Silva, Vice-Governador do Estado do Amazonas

38.Sérgio Gonçalves da Silva, Vice-Governador do Estado de Rondônia

39.Flávio Saraiva da Silva, Secretário de Segurança Pública do Estado de Alagoas

40.Edgard Estevo da Silva, Secretário Adjunto de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais

41.Mário Ikeda, Secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul

42.Rodrigo Neves, Frente Nacional de Prefeitos

43.Moema Gramacho, Associação Brasileira dos Municípios

Em outra categoria

O caixão com o corpo da cantora Preta Gil chegou na manhã desta sexta-feira, 25, ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade. A despedida será aberta ao público das 9h às 13h.

A escolha do local foi um pedido da própria artista, que considerava o espaço simbólico para sua trajetória artística e pessoal. Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York (EUA).

São esperados no velório nomes como Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais da cantora que já estão no Rio de Janeiro, a madrasta Flora Gil e o filho Francisco Gil, que chegaram no Brasil na manhã desta quinta-feira, 24, no mesmo voo que trouxe o corpo de Preta dos EUA, a neta Sol de Maria, além dos outros seis irmãos da artista.

Mudanças no trânsito

A cerimônia oficial de despedida de Preta Gil vai alterar a programação do teatro e também afetará o trânsito no entorno, que terá desvios de acordo com informações já divulgadas pela prefeitura da cidade onde a cantora e empresária nasceu em 1974..

Após o velório, o corpo seguirá em cortejo fúnebre até o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma segunda cerimônia fechada, reservada à família e amigos, entre 15h e 17h. O corpo será cremado, seguindo outro desejo de Preta Gil.

Sem trio elétrico

A família Gil também esclareceu que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais na despedida de Preta. A confirmação esclarece rumores surgidos após a circulação de uma entrevista antiga da artista, em que ela comentava com bom humor o desejo de ter uma despedida em clima de festa, com direito a trio elétrico.

Filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes e de cinco estatuetas no Oscar de 2025, Anora chega ao streaming, pela plataforma Prime Video. No longa-metragem dirigido por Sean Baker, a jovem stripper Anora (interpretada por Mikey Madison) conhece o filho de um oligarca russo e engata um improvável romance.

Após um casamento impulsivo em Las Vegas, a família de Ivan Zakharov (vivido por Mark Eydelshteyn) planeja retornar para os Estados Unidos com um único objetivo: anular a união entre o casal.

O que parece um conto de fadas é, na verdade, uma história que mostra a personagem-título bem distante da personificação da Cinderela. A empatia com o público não é imediata, mas conquistada. Em entrevista ao Estadão, o diretor afirmou que isso foi intencional.

"Eu sempre consigo detectar quando um cineasta está te forçando a gostar de um personagem, está implorando pela empatia. Eu não consigo me conectar com um personagem sem defeitos, visto com condescendência. Soa falso. Eu quero ver pessoas reais. A Ani é nova-iorquina, sabe lutar, é brigona, um tanto rude. E tudo bem."

Concorrente de Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) como melhor atriz no Oscar, a estreante Mikey Madison levou a melhor. Aos 26 anos, ela nasceu em Los Angeles e começou a atuar aos 14 anos. Depois do filme, foi apontada pela crítica especializa como uma "estrela em ascensão".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O velório de Preta Gil acontecerá nesta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. A despedida será aberta ao público das 9h às 13h. A escolha do local foi um pedido da própria artista, que considerava o espaço simbólico para sua trajetória artística e pessoal. Preta Gil morreu no domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York.

São esperados no velório nomes como Gilberto Gil e Sandra Gadelha, pais da cantora que já estão no Rio de Janeiro, a madrasta Flora Gil e o filho Francisco Gil, que chegaram no Brasil na manhã desta quinta-feira, 24, no mesmo voo que trouxe o corpo de Preta dos EUA, a neta Sol de Maria, além dos outros seis irmãos da artista.

O ator Otavio Muller, ex-marido e pai do único filho de Preta, também deve comparecer à cerimônia. Entre os amigos da família, são esperados nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Carolina Dieckmann, Marina Morena, Gominho, Jude Paulla e outros diversos famosos que se despediram da amiga nas redes sociais.

A cerimônia oficial de despedida de Preta Gil vai alterar a programação do teatro e também afetará o trânsito no entorno, que terá desvios de acordo com informações já divulgadas pela prefeitura da cidade onde a cantora e empresária nasceu em 1974. Veja aqui como será o esquema de trânsito.

Corpo será cremado

Após o velório, o corpo seguirá em cortejo fúnebre até o Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, onde ocorrerá uma segunda cerimônia fechada, reservada à família e amigos, entre 15h e 17h. O corpo será cremado, seguindo outro desejo de Preta Gil.

Sem trio elétrico

A família Gil também esclareceu que não haverá trio elétrico ou apresentações musicais na despedida de Preta. A confirmação esclarece rumores surgidos após a circulação de uma entrevista antiga da artista, em que ela comentava com bom humor o desejo de ter uma despedida em clima de festa, com direito a trio elétrico.

"O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio", disse Preta ao canal Põe na Roda ao comentar como gostaria que acontecesse seu funeral.

Alteração na programação do Theatro Municipal

Nesta quinta-feira, 24, foram divulgadas alterações nos horários da bilheteria e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro nas redes sociais da entidade, sem citar diretamente o velório de Preta Gil.

Excepcionalmente na sexta-feira, 25, o teatro não terá visitas guiadas. A bilheteria física funcionará de 15h às 19h, após o encerramento da cerimônia de despedida da artista. Uma oficina de desenho que estava agendada para a data foi adiada para o dia 1 de agosto.

Como foram os últimos momentos de Preta Gil?

Em seus últimos momentos, segundo o Jornal Nacional, Preta Gil tentou retornar ao Brasil. A cantora estava debilitada nos dias que antecederam a sua morte e, ao receber a notícia dos médicos americanos de que não havia mais o que ser feito no tratamento contra o câncer, ela decidiu que voltaria para casa, no Rio, para encontrar amigos e a mãe, Sandra Gadelha.

No último domingo, 20, Preta chegou a embarcar na UTI aérea que a levaria de volta ao Brasil. Antes de o avião decolar, porém, ela passou mal e morreu na ambulância a caminho do hospital.

Após a notícia da morte, a atriz Carolina Dieckmmann, que esteve com a cantora nos últimos dias, deu detalhes do estado de saúde da amiga. "Ela foi indo. Queríamos muito que ela viesse para o Brasil, mas ela [estava] muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos, e cercada de muito amor", contou em uma entrevista para Andréia Sadi, noEstúdio i, da GloboNews.