Beraldo diz que PSG valoriza Mundial de Clubes e já pensa em final contra o Chelsea

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos destaques do Paris Saint-Germain na goleada de 4 a 0 sobre o Real Madrid, o brasileiro Beraldo não se espantou com a atuação da equipe diante do poderoso rival nesta quarta-feira no MetLife Stadium. Vindo de uma temporada onde conquistou tudo que disputou, o defensor afirmou que levar o troféu de campeão no Mundial de Clubes é a obsessão de todo o grupo.

"Saímos vitoriosos de vários campeonatos, e esse é mais um. Queremos muito esse título. Se conseguirmos esse objetivo, ficaremos conhecidos para sempre como o primeiro campeão do Mundial de Clubes. Agora vamos estudar o Chelsea", afirmou o jogador.

Com apenas uma derrota na campanha realizada nos Estados Unidos, justamente para o Botafogo, na segunda rodada da fase de grupos do torneio, Beraldo não ficou impressionado com a atuação da equipe diante de um adversário tão tradicional.

"Nosso jogo é muito intenso e não deixamos o time deles respirar com a bola. Não baixamos a intensidade em momento nenhum. Nossa pressão faz com que os rivais tomem decisões equivocadas e assim controlamos a partida. Estamos fazendo isso muito bem, tanto individualmente como coletivamente", afirmou.

E o discurso do ex-atleta são-paulino pode ser justificado pela principal conquista do clube na temporada. Na final da Champions League, diante da Inter de Milão, a equipe parisiense venceu o principal torneio de clubes da Europa com um contundente 5 a 0.

"Isso mostra a nossa filosofia de imposição. Todos os jogadores estão na mesma sintonia e acho que esse é o grande diferencial da nossa equipe nesta temporada que tem sido muito especial para todos nós", comentou o atleta.

Em outra categoria

Ministério da Saúde atualiza, nesta quarta (15), o número de notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Até o momento, 148 notificações foram registradas, sendo 41 casos confirmados e 107 em investigação. Outras 469 notificações foram descartadas. 

O estado de São Paulo concentra 60,81% das notificações, com 33 casos confirmados e 57 ainda em investigação.  

Até a última atualização, apenas os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul haviam registrado casos confirmados. Agora, o estado de Pernambuco também confirmou casos por esse tipo de intoxicação. Com isso, os números de casos confirmados são: 33 em SP, 4 no PR, 3 em PE e 1 no Rio Grande do Sul. 

Em relação aos casos em investigação, São Paulo investiga 57, Pernambuco (31), Rio de Janeiro (6), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (3), Rio Grande do Sul (3), Alagoas (1), Goiás (1) e Paraná (1). 

Em relação aos óbitos, 6 foram confirmados no estado de São Paulo e 2 em Pernambuco. Outros 10 seguem em investigação, sendo 4 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no PR. 

Uma pesquisa do instituto Ipsos revelou que a saúde mental é o maior motivo de preocupação entre os brasileiros quando o assunto é saúde pública. Segundo o levantamento, 52% dos entrevistados citaram o tema como prioridade, superando problemas como câncer (37%), estresse (33%), abuso de drogas (26%) e obesidade (22%).

Os dados mostram ainda diferenças importantes entre grupos. Enquanto 60% das mulheres dizem se preocupar com saúde mental, entre os homens esse índice é de 44%. A preocupação também é mais forte entre os jovens da Geração Z (60%) do que entre os Boomers (40%), indicando uma mudança geracional na forma como o tema é percebido.

A pesquisa também revela desafios estruturais. Oito em cada dez brasileiros afirmam não conseguir arcar com os custos de uma boa assistência à saúde, e 57% acreditam que a qualidade dos serviços de saúde ainda pode melhorar nos próximos anos. Além disso, 70% apoiam a vacinação obrigatória e 55% temem que a obesidade aumente no país.

O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas que priorizem a saúde mental, ao mesmo tempo em que garantam acesso mais amplo e equitativo aos serviços de saúde para a população.

A mamografia é considerada um dos métodos mais eficazes para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais letal entre as mulheres no Brasil. Trata-se de um exame de imagem que permite identificar alterações suspeitas antes mesmo de sintomas surgirem, aumentando as chances de um tratamento bem-sucedido.

O procedimento é feito por meio de uma máquina que examina especificamente o tecido mamário. As mamas são posicionadas sobre uma bandeja de acrílico, onde ocorre uma leve compressão, necessária para obter imagens nítidas. A máquina, então, realiza radiografias utilizando doses baixas de radiação, menores do que as aplicadas em exames de outras regiões do corpo.

De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que mulheres entre 40 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos como forma de rastreamento. Já mulheres com menos de 40 anos podem ser orientadas a fazer a mamografia caso haja histórico familiar de câncer de mama ou risco de tumores hereditários.

A importância do exame é reforçada pelo dado alarmante: somente em 2025, o Brasil deve registrar cerca de 73,6 mil novos casos da doença. A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo as principais armas para reduzir a mortalidade e ampliar as chances de cura.