Corinthians empata com América de Cali e complica situação na Sul-Americana

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Corinthians complicou a sua situação na Copa Sul-Americana após empatar por 1 a 1 com o América de Cali, na Neo Química Arena, nesta terça-feira. Após abrir o placar, a equipe se contentou com o resultado e baixou as linhas, sofrendo o empate. Depois, não houve reação.

Com cinco pontos, o time fica em terceiro no Grupo C, atrás do próprio América de Cali e do Huracán. Os argentinos fecham a rodada na quinta-feira, contra o Racing, em Montevidéu.

O Corinthians ainda tem dois jogos fora de casa pelo torneio, contra Racing e Huracán. Se os argentinos vencerem nesta rodada, os paulistas não dependem mais apenas de si para ter a classificação às oitavas.

Antes disso, o próximo compromisso do clube paulista é diante do Mirassol, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, no sábado, às 18h30 (de Brasília).

O América de Cali abriu as movimentações da partida mostrando que seria um visitante indigesto. Hugo precisou fazer defesas logo cedo, e o time corintiano demorou a conseguir ter tranquilidade para criar jogadas.

A melhor tentativa funcionou. Maycon encontrou belo passe para Memphis. O holandês tinha opção de passar para um companheiro livre na direita, mas ajeitou o corpo e bateu para marcar um bonito gol.

O Corinthians priorizou se defender após ter o placar aberto. Chances em contra-ataque não apareceram como previu a estratégia. O América de Cali continuou a levar perigo. Aos 48 minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta, os colombianos quase empataram com o zagueiro Pestaña, de cabeça.

Os colombianos, intensos, pareciam sequer ter saído para o intervalo no começo do segundo tempo. Carrascal recebeu livre pelo lado direito e cruzou para encontrar Navarro, que, de carrinho, fez o empate. A defesa corintiana apenas olhou.

O Corinthians tentou reagir. Dorival deixou o time mais ofensivo com as entradas de Coronado e Talles Magno.

O time de fato chegou mais no ataque. Faltava, contudo, qualidade na finalização. Em um dos lances, Yuri Alberto teve uma chance de cabeceio dentro da pequena área e praticamente recuou para o goleiro Soto.

Mesmo com a entrada de mais dois atacantes (Héctor Hernández e Ángel Romero), o Corinthians não conseguiu reagir. Pelo contrário, o time de Cali ocupou o campo ofensivo. Para eles, o empate já era resultado, antes de dois jogos em casa para fechar a primeira fase.

O atacante espanhol voltou a concluir para o Corinthians. Maycon cruzou, e o atacante cabeceou, mas a bola foi por cima. O camisa 7 foi exceção individual no time, que fez um jogo apático coletivamente.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 1 AMÉRICA DE CALI

CORINTHIANS - Hugo Souza; Léo Mana (Héctor Hernández), André Ramalho, Cacá e Fabrízio Angileri; Maycon, Breno Bidon (Talles Magno), José Martínez (Charles), André Carillo (Igor Coronado); Memphis Depay e Yuri Alberto (Ángel Romero). Técnico: Dorival Júnior.

AMÉRICA DE CALI - Jorge Soto; Yerson Candelo, Daniel Bocanegra, Jean Pestaña e Esneyder Mena; Rafael Carrascal, Sebastián Navarro (José Cavadia), Cristian Barrios (Lucumí) e Juanfer Quintero; Duván Vergara e Rodrigo Holgado (Luis Ramos). Técnico: Jorge da Silva.

GOLS - Memphis Depay, aos 20 minutos do primeiro tempo e Sebastián Navarro, a 1 minuto do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - André Carillo, Yuri Alberto, Charles e André Ramalho (Corinthians) e Jean Pestanã (América de Cali).

ÁRBITRO - Juan Benítez (PAR).

PÚBLICO - 39.846 presentes.

RENDA - R$ 2.762.633,00.

LOCAL - Neo Química Arena, em São Paulo.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.