Masters de Madri cancela jogos desta segunda após apagão na Espanha

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A organização do Masters 1000 de Madri anunciou o cancelamento do restante de sua programação de segunda-feira após ser afetado diretamente pelo apagão que afeta diversos países na Europa. Os jogos masculinos e femininos devem ser retomados na terça-feira - a brasileira Beatriz Haddad Maia está viva na chave de duplas.

"Por motivos alheios ao controle da organização e para garantir a segurança geral, o corte de energia em todo o país, ocorrido na Espanha na segunda-feira, 28 de abril, forçou o cancelamento das sessões diurnas e noturnas do Masters de Madrid", informou a organização da importante competição espanhola.

O cancelamento se deve a um apagão generalizado na Espanha e Portugal e que também atingiu parte da França, da Alemanha, da Inglaterra e da Itália. A falta de energia elétrica suspendeu três partidas da chave masculina que estavam em andamento no torneio espanhol, preparatório para Roland Garros, competição mais importante deste momento da temporada.

O caso mais emblemático aconteceu na partida entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o britânico Jacob Fearnley. O jogo foi parado porque a skycam, câmera que capta imagens aéreas, ficou parada logo acima da quadra no momento em que a energia caiu. Dimitrov tinha um match point naquele exato momento.

A partida terá que ser finalizada na terça ou na quarta, a depender das soluções que a organização do torneio poderá encontrar. Uma delas seria retomar os juízes de linha, sem o aparato do "desafio eletrônico". Dimitrov vencia por 6/4 e 5/2 (30/40)

O duelo entre o bósnio Damir Dzumhur e o italiano Matteo Arnaldi chegou a ser paralisada rapidamente, mas a organização permitiu a finalização, com vitória de Arnaldi, algoz de Novak Djokovic na segunda rodada, por 6/3 e 6/4.

RISCO DE CIBERATAQUE

Segundo a Rede Elétrica da Espanha, empresa responsável pela energia no país europeu, "os planos de restabelecimento do fornecimento de energia elétrica foram ativados em colaboração com empresas do setor após o zero ocorrido no sistema peninsular". "As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las", afirmou a companhia.

De acordo com o jornal espanhol El País, no entanto, o Instituto Nacional de Cibersegurança (Incibe) está verificando se a falta de luz foi um ciberataque. O ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, também falou na possibilidade de um ataque. "Sei que abrange vários países da Europa - Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos", afirmou ele à emissora RTP 3. Segundo o ministro, a dimensão do apagão "é compatível com um ciberataque", embora esta seja uma hipótese não confirmada.

A emissora pública espanhola RTVE disse que uma grande queda de energia atingiu várias regiões do país por volta das 12h30, horário local, deixando sua redação, o parlamento espanhol em Madri e estações de metrô em todo o país às escuras. Pessoas em chats de WhatsApp em Barcelona e em cidades e vilas da periferia também relataram a falta de energia.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.