Após viralizar pela elegância na escolha dos ternos na Copa Libertadores, quando o Barcelona de Guayaquil eliminou o Corinthians na fase preliminar, Segundo Castillo - também conhecido por "Sir Second Castle" e "El Mortero Chocolate" - utilizou uma veste árabe e saudita neste domingo para votar no segundo turno das eleições presidenciais do Equador, que resultou na reeleição de Daniel Noboa.
Castillo utilizou um traje completo, com a guthra ou keffiyeh (lenço quadriculado na cabeça), igal (corda preta que segura o lenço) e o thobe (tradicional túnica branca). Ao redor do mundo árabe, cada país tem sua própria forma de se vestir, e seguem os preceitos da religião islâmica. A versão escolhida pelo treinador do Barcelona de Guayaquil é comum na Arábia Saudita, onde jogou durante sua carreira.
Antes de se tornar treinador do Barcelona e conquistar o mundo com seu estilo à beira do gramado, Castillo viveu 20 anos de sua vida como jogador profissional. Entre 2013/2014, defendeu o Al-Hilal - muito antes de o clube passar a receber investimento do governo saudita para a contratação de superestrelas, como Neymar. Surge daí o interesse do comandante equatoriano pela indumentária árabe.
O próprio Castillo publicou em suas redes sociais o momento em que entra na cabine de votação no Equador. Assim como no Brasil, o voto para presidente no país é secreto. Noboa, reeleito neste domingo, tem sua vitória contestada pela opositora Luisa González, que afirmou não reconhecer os resultados e pediu recontagem. Mesmo antes da votação, os dois lados trocaram acusações sobre fraude eleitoral, sem apresentar provas.
Desde que assumiu o comando do Barcelona de Guayaquil, Castillo opta por trajes finos na área técnica. Quando foi anunciado, utilizou colete e boina no vídeo divulgado pelo novo clube. Nesta semana, contra o River Plate, usou um terno rosa no Monumental de Núñez, em empate por 0 a 0 na segunda rodada do Grupo B.
Segundo o próprio treinador, a escolha de suas vestes passa por sua mulher, Brenda Castillo. "As mulheres são mais detalhistas nessas questões. Minha mulher é quem me ajuda com as roupas. Se ela me vê bonito, isso é mais do que o suficiente. Ela sempre se preocupa em como eu deveria estar vestido", afirmou o treinador, em entrevista ao Diario Extra, em outubro de 2024 - quando havia assumido o comando da equipe, ainda de forma interina.
Contra o Corinthians, escolheu paletó e colete brancos, calças pretas, sapatos brilhantes e uma gravata borboleta preta, em uma "noite de gala" do Barcelona na vitória por 3 a 0. Na volta, em derrota por 2 a 0 na Neo Química Arena, mas que garantiu a classificação à fase de grupos, inverteu as cores, optando por tons escuros no paletó.
"Um olhar tão elegante e fora do comum - nenhum técnico jamais tinha ostentado algo tão completo na história do futebol - para sequestrar os olhos não só dos espectadores no estádio, mas de todo o mundo", escreveu a Vogue, após a repercussão do estilo de Castillo. A publicação ainda destacou que, se Castillo fosse convidado, estaria de acordo com o tema do próximo Met Gala - definido como "Black Dandy".
Após pendurar as chuteiras, Castillo trabalhou como assistente técnico do Barcelona entre 2022 e 2024, trabalhando ao lado de nomes como Ariel Holan e Fabián Bustos, treinadores argentinos que também tiveram passagens pelo Santos nos últimos anos. No final da última temporada, assumiu de maneira interina o comando da equipe após a saída de Holan.
Em seis jogos, somou três vitórias e três empates, desempenho que resultou em sua efetivação no comando da equipe. Castillo se tornou, ao começar a temporada 2025, o primeiro treinador equatoriano a iniciar um ano à frente do Barcelona de Guayaquil em 14 anos.
Desde então, são 21 partidas, com 13 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas - para o Corinthians, na Neo Química Arena, e diante do Independiente Del Valle, fora de casa, na semana em que poupou jogadores no Campeonato Equatoriano, pensando na Libertadores.
Técnico de algoz do Corinthians, que viralizou por elegância, vota com traje saudita
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura