Sabalenka bate 'freguesa' Zheng e encara Paolini por inédita vaga na final do WTA 1000 de Miami

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A belarussa Aryna Sabalenka continua imbatível diante da chinesa Qinwen Zheng. Nesta terça-feira, a líder do ranking superou a nona cabeça de chave pela sexta vez na história em jogo repleto de saques desperdiçados - foram 11 quebras - para avançar à semifinal do WTA 1000 de Miami, onde jamais chegou à decisão. A favorita ganhou por 6/2 e 7/5.

A adversária da número 1 do mundo será a italiana Jasmine Paolini, que cresceu nas últimas partidas e chega motivada à primeira semifinal do WTA disputado na Flórida. A outra semifinal da competição será definida somente nesta quarta-feira.

Depois de eliminar a atual campeã, Danielle Collins, na rodada passada, Sabalenka iniciou o jogo desperdiçando um break point diante da chinesa e, logo depois, teve um 0 a 40 no serviço que poderia deixá-la com enorme desvantagem na partida. Mas se safou graças ao saque poderoso. A partida, contudo, seguiu maluca e cheia de erros e vieram três quebras seguidas e com a belarussa abrindo 3 a 2.

A líder do ranking parecia incomodada com as pancadas de Zheng. E resolveu responder com agressividade e colocando a oponente para correr de um lado a outro da quadra. Depois dos sustos, ela abriu bons 4 a 2, voltou a quebrar para encaminhar a parcial e fechou com 6 a 2.

Na hora de embalar, contudo, a belarussa viu a chinesa crescer e fazer 3 a 1 no segundo set. Sabalenka devolveu a quebra, mas não conseguiu sacar bem para empatar e voltou a ficar com dois pontos atrás. A cara de poucos amigos revelava a insatisfação com seu jogo no set.

Como desistir não faz parte do roteiro da número 1 do planeta, a igualdade veio com 4 a 4 após ela sair com desvantagem de 0 a 40 na que seria a sétima quebra seguida na parcial. Depois de novo empate, por 5 a 5, Sabalenka assumiu a liderança do placar ao aproveitar o quarto break point no set. Com saque perfeito, fechou em 7 a 5.

PAOLINI ATROPELA LINETTE E SERÁ A ADVERSÁRIA

No primeiro jogo das quartas em Miami, a italiana Jasmine Paolini não tomou conhecimento da polonesa Magda Linette, que derrubou a norte-americana Coco Gauff, 3ª favorita, nas oitavas e estava bastante empolgada. A cabeça de chave 6 fez 6/3 e 6/2.

Paolini faz campanha histórica em Miami, onde chega pela primeira vez nas semifinais, empurrada por um animado público italiano na Flórida. Depois de jogar bem diante de Naomi Osaka nas oitavas, ela repetiu a dose contra Linette para somar seus 11º triunfo em 2025.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.