Endrick esperava convocação antes de corte de Neymar na seleção: 'Medo de não estar na Copa'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após corte de Neymar, com edema na coxa esquerda, Endrick foi chamado por Dorival Júnior para as partidas das Eliminatórias, contra Colômbia e Argentina. O atacante do Real Madrid, no entanto, esperava estar entre os 26 selecionados mesmo sem a ausência do camisa 10. Antes de duelo em Buenos Aires, nesta segunda-feira, o jovem de 18 anos também admitiu ter "medo" de não estar na Copa do Mundo de 2026.

"Tenho medo de não estar na Copa do Mundo. Você (Romário) passou isso também, meu pai até me contou que você esperava e não foi (convocado). Tenho esse medo, porque é um sonho meu. É até difícil falar porque eu quero estar na Copa e ajudar o Brasil a conquistar o sexto título", afirmou Endrick, em entrevista a Romário. Campeão em 1994, o camisa 11 ficou fora dos Mundiais seguintes, na França e na Coreia do Sul e Japão.

Endrick tem sido reserva na maioria dos jogos do Real Madrid, mas ganhou a titularidade nas partidas da Copa do Rei - em que assumiu a vice-artilharia da disputa, com quatro gols. Se Neymar não fosse convocado, esta seria a segunda vez seguida em que o atacante ficaria fora da lista final de Dorival Júnior. Na primeira, em novembro, o treinador optou por deixá-lo em função das poucas partidas que disputou na Espanha.

"Passou isso duas vezes, na última e na penúltima (convocação). Na penúltima, realmente não esperava porque não joguei mesmo nenhuma partida. Mas nessa última convocação, pude mostrar na Copa do Rei, fazer gols. Estar esperando a convocação e não ser convocado, você sente... O que eu poderia ter feito a mais para ser chamado?", refletiu o atacante.

A obsessão de Endrick em disputar a Copa do Mundo faz com que surjam rumores sobre seu futuro na Espanha. Na última janela de transferências, foi sondado pelo West Ham sobre uma possível transferência, pensando em ganhar mais minutos como titular. Segundo apurou o Estadão, no entanto, o ex-Palmeiras optou por permanecer em Madrid pois acredita que ainda conseguirá ganhar minutos sob o comando de Carlo Ancelotti.

Na última partida, contra a Colômbia, Endrick ficou apenas no banco de reservas, já que Dorival optou por colocar jogadores mais altos para as jogadas aéreas. Além disso, mesmo tendo a melhor média de gols por minuto na temporada, Endrick ficou atrás de João Pedro na briga pela titularidade com Dorival.

Nesta temporada, em 28 jogos disputados, Endrick foi às redes em seis oportunidades. Ao todo, somou 496 minutos em campo, com uma média de um gol a cada 82 minutos.

Nas Eliminatórias, o Brasil saltou à terceira posição e encaminhou a classificação à Copa do Mundo de 2026, após início aos trancos e barrancos na competição. Depois do duelo com a Argentina nesta terça-feira, a seleção fará ainda mais dois jogos, contra Equador e Paraguai, para definir sua vida nas Eliminatórias.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.