Corinthians tem invencibilidade na Arena como trunfo para afastar crise e queda de treinador

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após viver a pior semana da temporada até aqui, com bate-boca no vestiário ainda no intervalo da derrota por 3 a 0 diante do Barcelona de Guayaquil, pela Libertadores, o Corinthians se prepara para dois confrontos decisivos, que podem definir o futuro da equipe nesta temporada. Começando pelo confronto com o Santos, neste domingo pela semifinal do Paulistão, a equipe tem a Neo Química Arena como um trunfo para afastar a crise no ambiente.

Após a derrota na Libertadores, a pressão e o risco de queda de Ramón Díaz e seu filho, Emiliano, aumentaram. Mesmo com apenas duas derrotas em 16 jogos até aqui, a maneira como se deu a derrota diante do Barcelona de Guayaquil foi um duro golpe para a confiança da comissão técnica. Entre os conselheiros, há uma ala que entende que o trabalho da dupla argentina não irá evoluir além do que se vê atualmente em campo e pede pela demissão do treinador.

A defesa corintiana é um dos principais pontos para as críticas a Ramón Díaz. Nesta temporada, em 16 jogos, o setor só não foi vazado em quatro oportunidades: Ponte Preta, São Bernardo, Novorizontino e Mirassol, todas pelo Campeonato Paulista. Além disso, a derrota para o Barcelona entrou para o rol de piores resultados da equipe brasileira na história da Libertadores.

A Neo Química Arena, no entanto, surge como uma aposta da equipe para atravessar as críticas ao trabalho dentro de campo. Ramón Díaz perdeu apenas uma partida em casa desde que chegou ao Corinthians - contra o Red Bull Bragantino, pela Copa Sul-Americana, em que avançou nos pênaltis. Desde setembro de 2024, já são 20 jogos consecutivos sem derrota.

Só nesta temporada, a equipe de Ramón soma sete vitórias - a mais recente contra o Mirassol, pelas quartas de final do Paulistão - e um empate atuando em seus domínios. Além disso, a torcida corintiana respondeu a essa boa fase, que vinha desde 2024, com recordes de público: contra a Universidad Central da Venezuela (UVC), pela segunda fase da Libertadores, chegou ao 25º jogo consecutivo com mais de 40 mil torcedores; contra o Santos, no Paulistão, bateu o recorde de pagantes, com 47.695 corintianos no estádio, na vitória por 2 a 1.

Contra o Santos, mesmo que o Paulistão não tenha a mesma relevância de outros tempos, o argentino deve apostar em um time completo. Desde 2020, o Corinthians não chega à decisão do Estadual e, considerando todas as competições, não levanta uma taça desde 2019, quando venceu o São Paulo na final do Paulista.

"O que fica é que não vamos perder a esperança neste momento. A equipe conseguiu a classificação (à Libertadores) depois de tantos anos", afirmou Ramón Díaz, após a derrota para o Barcelona. Além de enfrentar o Santos, recebe os equatorianos nesta quarta-feira, 12, precisando reverter o placar na ida para avançar à fase de grupos da Libertadores.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.