Federação inglesa vai pedir banimento de Lucas Paquetá do futebol, diz canal britânico

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês), a federação inglesa de futebol, deve pedir a suspensão vitalícia de Lucas Paquetá, informou o canal britânico Sky Sports nesta quinta-feira. O meia do West Ham é acusado de manipulação em quatro partidas do Campeonato Inglês e será julgado ao longo de três semanas ainda neste mês.

Paquetá nega todas as acusações e, em comunicado emitido no ano passado, afirmou que lutará "com todas as forças" para limpar o nome. Também em nota, reclamou do vazamento de informações sobre o processo e do que chamou de "artigos de imprensa enganosos e imprecisos, publicados na Inglaterra e no Brasil, alegando divulgar informações sobre o meu caso".

O brasileiro de 27 anos está na mira da FA por cartões amarelos "suspeitos" recebidos os partidas diante do Leicester em 2022, contra o Aston Villa, o Leeds United e o Bournemouth em 2023, todos no Campeonato Inglês. A investigação já dura um ano. A FA também fez duas denúncias ao jogador por "obstrução à investigação", já que ele se desfez do celular que era analisado pela entidade britânica.

Além investigação na Inglaterra, Lucas Paquetá está em pauta na Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportiva, em curso no Senado brasileiro. Ele chegou a ser convidado para prestar depoimento e, após adiamentos, não compareceu.

A apuração inclui o nome de Bruno Tolentino Coelho, tio de Paquetá e que teria pago R$ 30 mil a Luiz Henrique, ex-Botafogo, quando ele atuava no Betis, da Espanha, para que recebesse um cartão amarelo.

De acordo com o texto da comissão, Luiz Henrique, eleito o melhor jogador da última edição do Campeonato Brasileiro e hoje no Zenit, da Rússia, teria recebido uma transferência via Pix do tio de Paquetá feita no dia 6 de fevereiro de 2023. A CPI obteve quebra de sigilo bancário de Tolentino, o que confirmou a transferência.

Além disso, foram analisados outros extratos bancários de Tolentino que apontaram a movimentação de R$ 839.696,44 em 258 transações. Segundo o relatório, o valor é incompatível com o patrimônio que ele mesmo declarou à Receita Federal. Quando foi convocado para depor na CPI, Tolentino ficou em silêncio durante a audiência.

Presença constante nas convocações da seleção brasileira, Paquetá não entrou na lista divulgada por Dorival Júnior nesta quinta-feira porque está lesionado.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.