Kvitova cai na estreia em Indian Wells e perde 2ª seguida em sua volta ao circuito após ser mãe

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Petra Kvitova foi uma das grandes tenistas do mundo na década passada, na qual ganhou dois Grand Slams (em Wimbledon) e figurou como número dois do mundo. Sem jogar desde o fim de 2023, quando anunciou que deixaria o circuito para ser mãe, ela disputou apenas sua segunda competição no retorno às quadras nesta quarta-feira e, mais uma vez, caiu na estreia, agora no WTA 1000 de Indian Wells.

Ainda carente de ritmo e buscando retomar o jogo que a fez uma das tenistas mais talentosas e agressivas do planeta, a checa foi eliminada pela francesa Varvara Gracheva, parciais de 6/4, 3/6 e 4/6. Depois de 18 meses de ausência por causa na gestação do filho Petr, Kvitova voltou às quadras em Austin e já tem convite para atuar no WTA de Miami, onde foi campeã em 2023.

Foi justamente na próxima competição que ela jogou pela última vez diante de Gracheva. E, na ocasião, venceu em sets diretos. Nesta quarta, Kvitova até largou bem, com 6 a 4. Mas acabou sentindo a falta de ritmo e permitiu a virada para uma rival que fez questão de homenageá-la.

"Se me deixarem recuar um pouco (na análise do jogo), eu realmente quero parabenizá-la", disse em sua entrevista na quadra a francesa. "Porque ela teve um filho recentemente e estou muito feliz que ela agora tenha o papel de mãe e tenista, o que é muito exigente", seguiu Gracheva. "É muito inspirador para os esportes, às atletas, às mulheres, é simplesmente incrível. Petra, minha admiração por você, você é a melhor", completou.

Enquanto Kvitova se prepara para voltar à Miami, como campeã de 2023 - não defendeu o título em 2024 -, Gracheva terá uma dura missão na segunda rodada em Indian Wells, onde encara a talentosa e jovem russa Mirra Andreeva na sexta-feira.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.