Fifa aprova criação do Mundial de Clubes Feminino a partir de 2028 e da Copa das Campeãs

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O futebol feminino cresce ano a ano e a Fifa cumpre a promessa de valorizar cada vez mais a categoria. Nesta quarta-feira, em reunião virtual do conselho da entidade com dirigentes de todo o Mundo, ficou decidida a criação do Mundial de Clubes Feminino a partir de 2028, além da realização anual da Copa das Campeãs, com previsão já para 2026.

As competições fazem parte da estratégia da Fifa na busca por um crescimento ainda maior do futebol feminino. O Mundial de Clubes Feminino contará com 16 seleções, sendo cinco vagas diretas da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. As outras três classificadas sairiam em partidas realizadas entre os classificados de cada confederação em uma fase preliminar.

"É um dia histórico para o futebol feminino, com a reunião do Conselho da Fifa e a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino. A Fifa busca cada vez mais o fortalecimento do futebol feminino em todo o mundo, e a CBF comunga com isso", exaltou o presidente da entidade brasileira, Ednaldo Rodrigues, que integra o órgão executivo da entidade.

Na reunião, também ficou decidida a fórmula da disputa do Mundial de Clubes. Serão quatro grupos com quatro equipes, com as duas melhores se garantindo para as quartas de final. A competição seguirá em confrontos eliminatórias até a decisão e não terá disputa de terceiro lugar. Ainda será decidido o país-sede da primeira edição.

A Fifa ainda anunciou a criação da Copa das Campeãs, que será anual, menos quando a temporada contar com o Mundial. Serão seis equipes na competição, com as vencedoras de cada continente. A edição inaugural será entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026. Em 2027, acontece entre 27 e 31 de janeiro e a edição de 2029 de 24 a 28 de janeiro. A equipe classificada pela Conmebol já entra na semifinal e disputa contra uma equipe da Concacaf a classificação para a final.

COPAS DO MUNDO DE 2031 E 2035

Ficou decidido, ainda, que as Copas do Mundo de 2031 serão disputadas em países da África ou da Concacaf, enquanto a edição de 20235 os candidatos devem ser da Europa ou da África. As candidaturas já estão abertas, com o anúncio dos vencedores agendados para o 76° Congresso da Fifa, em 2026.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.