Organizadas de Palmeiras e Corinthians brigam a 500 km de São Paulo após dérbi pelo Paulistão

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma briga generalizada entre torcedores de Palmeiras e Corinthians deixou quatro pessoas feridas na noite desta quinta-feira, cerca de uma hora após o dérbi, empatado por 1 a 1, válido pelo Campeonato Paulista. O caso aconteceu a 500 km de São Paulo, em Ponta Grossa, no oeste do Paraná.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, torcedores de Palmeiras e Coritiba foram até as proximidades da sede da Camisa 12, do Corinthians. Em vídeos que registraram a briga, são feitas menções à Mancha Alviverde, principal organizada palmeirense.

A Império Alviverde, grupo de torcedores do clube paranaense, porém, nega a participação. A organizada já foi aliada da Mancha, mas não mantém mais a parceria, e negou participação na briga, em contato com a reportagem do Estadão, reiterando não ter amizade com organizadas de São Paulo.

Ainda conforme a Polícia Civil, os integrantes da Mancha Alviverde portavam fogos de artifício, pedaços de madeira e barras de metal. É possível ver o piscar de luzes e os objetos nos vídeos publicados nas redes sociais. O grupo corintiano, então, reagiu às primeiras agressões. Testemunhas relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.

A Polícia Militar precisou ir até o local para dispersar o confronto. Depois, quatro homens deram entrada na UPA Santana, que fica na região central do município. por causa de ferimentos provocados por golpes de madeira e queimaduras por fogos de artifício. Eles foram identificados como residentes de Curitiba e Apucarana. Todos foram liberados ainda no fim da noite. A identidade de nenhum dos quatro foi revelada.

Agora, a investigação trabalha na busca por imagens de câmeras de segurança da região e identificação de possíveis novas testemunhas.

INTEGRANTES DA MANCHA INDICIADOS

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou, por homicídio e tentativa de homicídio, 20 pessoas envolvidas no ataque da torcida Mancha Alviverde, do Palmeiras, contra torcedores do Cruzeiro. A emboscada aconteceu na madrugada do dia 27 de outubro, na rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, no sentido de Belo Horizonte. Um homem morreu.

A denúncia cita três agravantes - concurso de pessoas, motivo torpe e meio cruel que dificultou a defesa das vítimas. Segundo o MP, o ataque foi premeditado para "vingar" uma agressão anterior da torcida do Cruzeiro, a Máfia Azul, em setembro de 2022.

Ao todo, 15 pessoas já foram presas preventivamente. Entre elas, está Jorge Luís Sampaio, ex-presidente da Mancha Alviverde, e Felipe Mattos, vice da organizada, que se apresentaram à polícia, após ficarem mais de um mês foragidos.

Além da condenação, o Ministério Público pede na denúncia que haja uma condenação para o pagamento de R$ 10 milhões como indenização pelos danos materiais (um ônibus foi incendiado) e morais causados. Os promotores defendem que parte do valor seja direcionado às vítimas e à família de José Vitor Miranda dos Santos, vítima do ataque.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.