João Fonseca e Thiago Monteiro sobem no ranking da ATP; Bia Haddad segue em 16º

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após a dura derrota do Brasil para a França pela Copa Davis, João Fonseca recebeu uma boa notícia nesta segunda-feira. O jovem tenista carioca subiu uma posição no ranking da ATP, para o 98º posto. O compatriota Thiago Monteiro também galgou um degrau na lista e aparece logo atrás, no 99º lugar.

Com a subida, Fonseca registra mais uma vez seu melhor ranking da carreira, algo recorrente nas últimas semanas, desde que uma guinada na lista dos melhores do mundo. Ele começou a temporada 2024, seu primeiro ano como profissional, no distante 730º lugar. E terminou em 145º, dando um incrível salto de 585 colocações.

Entre o fim de 2024 e o início de 2025, o tenista de 18 anos conquistou dois títulos seguidos: o Next Gen Finals e o Challenger de Camberra. Com as vitórias no qualifying e na primeira rodada da chave principal do Aberto da Austrália, somou 14 vitórias consecutivas, se tornando alvo da atenção do mundo do tênis em nível internacional.

Fonseca vem de derrota no fim de semana na única partida que disputou no confronto entre Brasil e França, pela fase classificatória da Copa Davis, fora de casa. O time brasileiro perdeu por 4 a 0. O tenista de 18 anos foi superado por Ugo Humbert, 15º do mundo, por 2 a 0. O resultado, contudo, não afetou seu ranking porque os confrontos da Davis não distribuem pontuação na lista da ATP.

A subida de Fonseca e Thiago Monteiro, que não foi convocado para a Davis, se deve à queda do argentino Federico Coria, que despencou cinco posições no ranking. Os dois brasileiros tentam sustentar suas posições dentro do Top 100 já visando o segundo Grand Slam da temporada, Roland Garros. Os 100 primeiros costumam garantir vaga direta na chave principal - a lista deve ser fechada daqui a dois meses.

Depois de defender o Brasil na competição por equipes, Fonseca voltará à quadra na semana que vem, quando disputará o Torneio de Buenos Aires, de nível ATP 250, na Argentina. Sua parada seguinte é o Rio Open, que começa no dia 17.

BIA SUSTENTA POSIÇÃO

Beatriz Haddad Maia se manteve no 16º posto na atualização desta segunda. Mas corre o risco de deixar o Top 20 na semana que vem porque decidiu não jogar no Torneio de Abu Dabi, nesta semana. A número 1 do Brasil vai se poupar para se recuperar totalmente de uma inflamação no ombro esquerdo.

Na temporada passada, ela alcançou a semifinal nos Emirados Árabes Unidos. Logo, sem poder defender esses pontos, a brasileira sofrerá uma queda na próxima atualização do ranking. Por outro lado, ela terá pela frente nas semanas seguintes dos torneios grandes, de nível WTA 100, em Doha e Dubai, nos quais poderá recuperar posições na lista das melhores do mundo.

Entre os tenistas mais bem ranqueados, não houve alterações no Top 10 feminino e nem no masculino nesta segunda-feira.

Confira o Top 10 do ranking feminino:

1ª - Aryna Sabalenka (BEL), 8.956 pontos

2ª - Iga Swiatek (POL), 8.770

3ª - Coco Gauf (EUA), 6.538

4ª - Jasmine Paolini (ITA), 5.288

5ª - Elena Rybakina (CAS), 4.893

6ª - Jessica Pegula (EUA), 4.861

7ª - Madison Keys (EUA), 4.680

8ª - Qinwen Zheng (CHI), 4.095

9ª - Emma Navarro (EUA), 3.709

10ª - Paula Badosa (ESP), 3.588

Confira a lista dos 10 melhores no masculino:

1º - Jannik Sinner (ITA), 11.830 pontos

2º - Alexander Zverev (ALE), 8.135

3º - Carlos Alcaraz (ESP), 7.010

4º - Taylor Fritz (EUA), 5.050

5º - Casper Ruud, 4.160

6º - Novak Djokovic, 3.900

7º - Daniil Medvedev, 3.780

8º - Alex de Minaur, 3.735

9º - Tommy Paul, 3.495

10º - Andrey Rublev, 3.220

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.