Governo decide proibir torcidas de Santa Cruz e Sport em 5 jogos após tarde de terror no Recife

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As próximas cinco partidas do Santa Cruz Futebol Clube e do Sport Club do Recife serão sem a presença de suas torcidas. A decisão é do Governo de Pernambuco. Em portaria que acata recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MP-PE), publicada no Diário Oficial na noite deste sábado, 1.º, fica proibida a presença de público nos próximos jogos em resposta à tarde de terror em várias partes da capital envolvendo participantes de torcidas organizadas dos respectivos clubes.

Como forma de reprimir a violência, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF)também determinou que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano de 2025 serão disputados com torcida única.

Um balanço realizado pela Secretaria de Defesa Social do estado aponta 14 pessoas detidas por violência em incidentes registrados nos bairros da Iputinga, Torre e Madalena, todos na Zona Norte do Recife. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital diz ter atendido sete "vítimas de agressão física, todas entregues no Hospital da Restauração (HR) com vida". Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver lojas sendo depredadas e pessoas sendo linchadas.

"Precisamos punir aqueles que querem brigar", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmando que a pasta já está identificando os envolvidos. Segundo ele, é necessário, ainda, "ter o controle daqueles que compram o ingresso e acessam o estádio, o que precisa ser feito em colaboração com os clubes."

As "pessoas vestidas de torcedores" foram as responsáveis pelas "cenas de selvageria e de barbárie", declarou a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB).

Em nota, a Federação Pernambucana ressaltou que as "cenas lamentáveis de violência não ocorreram nos arredores do estádio e não têm relação direta com a realização do jogo em si, mas que essa é a melhor solução para garantir a segurança dos torcedores e preservar o futebol como um espaço de lazer e emoção".

A partida deste sábado, válida pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano, terminou em 1 a 0 para o Santa Cruz, agora líder da tabela. Ambos os times têm ainda mais três jogos marcados para essa primeira fase. Sport e Santa podem fazer cada um mais oito jogos, caso se classifiquem para a final, marcada para 26 de março.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.