Novo Vasco de Fábio Carille 'estreia' em São Januário diante da Portuguesa no Carioca

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vasco titular, sob o comando de Fábio Carille e com alguns novos jogadores, vai estar em campo neste domingo pela primeira vez em São Januário diante da Portuguesa, pela quinta rodada da Taça Guanabara. O confronto começa às 21 horas. Com seis pontos, o time cruzmaltino quer entrar logo na zona de classificação para as semifinais.

O início da temporada do cruzmaltino, com uma base do sub-20, foi ruim como também aconteceu com os outros grandes clubes do Rio de Janeiro, que optaram por preservar seus titulares nas primeiras rodada do Campeonato Carioca.

Coube ao estreante Fábio Carille, campeão da Série B pelo Santos, quebrar o jejum e, já com os titulares, vencer pela primeira vez em 2024. Mas a conquista aconteceu bem longe de casa, em Manaus (AM), onde o Vasco ganhou por 2 a 0 do Madureira.

O novo perfil vascaíno já está desenhado pelo seu técnico, que gosta de um time dedicado, que demonstre amor à camisa e sinta a emoção de cada jogo. "Foi emocionante dirigir o Vasco pela primeira vez e tenho de admitir que vou sentir aquele frio na barriga em São Januário", revelou Carille.

Aliviado após sua primeira vitória, o Vasco não deve ter muitas mudanças. Reserva na estreia, o meia Dimitri Payet pode ser uma novidade no time titular. O francês entrou no segundo tempo diante do Madureira e teve boa atuação. Com a possível entrada do camisa 10, Alex Teixeira corre risco de iniciar no banco.

Reforço vindo do Atlético-MG, o zagueiro Maurício Lemos tem chance de ser relacionado pela primeira vez. Ainda sem fazer sua estreia, Lucas Freitas pode receber uma oportunidade entre os onze iniciais. O zagueiro esteve no banco na última rodada, mas viu Lucas Oliveira e João Victor formarem a dupla titular.

A Portuguesa vai em busca da recuperação após perder por 3 a 1 para o Fluminense e continuar com quatro pontos, na parte de baixo da tabela. Mas o técnico Douglas Ferreira aprovou o desempenho de seus jogadores e acredita na reabilitação.

Mesmo tendo cumprido suspensão automática, o atacante Miguel Vinícius deve continuar como opção no banco de reservas. A ideia do técnico é aproveitar o entrosamento de time-base utilizado nas quatro primeiras rodadas.

FICHA TÉCNICA:

VASCO X PORTUGUESA

VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Oliveira e Lucas Piton; Tchê Tchê, Jair, Paulinho e Philippe Coutinho; Payet e Vegetti. Técnico: Fábio Carille.

PORTUGUESA - Bruno; Lucas Mota, Ian Carlo, Thomás Kayck e Kayke Silva; Wellington Cézar, João Paulo e Anderson Rosa; Romarinho, Lohan e Joãozinho. Técnico: Douglas Ferreira.

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo.

HORÁRIO - 21h.

LOCAL - Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.