Internacional empata com o Guarany em Bagé na estreia pelo Campeonato Gaúcho

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na sua primeira apresentação pelo Campeonato Gaúcho, o Internacional sentiu as dificuldades de atuar no interior. Diante de um adversário valente, lutou muito para empatar por 2 a 2 com o Guarany, nesta quarta-feira, no estádio Estrela d'Alva, na cidade de Bagé. Resultado justo e um ponto na tabela para cada lado.

Com o uniforme número dois, de camisas e calções brancos, o Internacional iniciou o jogo tranquilo, diante do Guarany, todo de vermelho, e um pouco nervoso pela estreia. Melhor em campo, o visitante abriu o placar num pênalti, indicado pelo VAR, após Talles derrubar Wesley, com um chute por trás. Na cobrança, Alan Patrick deslocou o goleiro e fez 1 a 0, aos 24 minutos.

Antes disso, porém, o Inter já tinha perdido dois jogadores machucados: Bruno Gomes e Clayton Sampaio. Mesmo assim, quase ampliou num chute de fora da área de Wanderson, que resvalou no travessão e saiu por cima, aos 34.

Até então, o Internacional tinha o controle de jogo. No entanto, cometeu falha coletiva e sofreu dois gols em apenas dois minutos. Após cobrança de lateral, a bola sobrou do outro lado para Yan Phillipe, que teve tempo de ajeitar a bola e chutar no contrapé do goleiro Anthoni. A bola tocou na trave esquerda antes de entrar, aos 39. Dois minutos depois, o atacante marcou de novo. Luiz Felipe, da intermediária, levantou a bola na área e a defesa não cortou. Yan Phillipe subiu de cabeça e testou com força: 2 a 1.

Com a entrada de Bruno Henrique no lugar de Luis Otávio, o Inter voltou determinado a reagir. Conseguiu o empate aos quatro minutos, quando Allan Patrick cobrou falta e Victor Gabriel apareceu para desviar de cabeça para as redes.

Este gol deu tranquilidade ao Inter, que passou a jogar mais avançado, empurrando o adversário para seu campo defensivo. Mas não encontrou espaços para as infiltrações, tanto que só chegou com perigo aos 28 minutos em um chute forte de Wesley que explodiu na trave e saiu.

Mesmo com maior posse de bola, o Internacional não mostrou competência para marcar o terceiro gol, talvez sentindo a falta de ritmo de jogo. Na segunda rodada, a equipe estreia no Beira-Rio diante do Juventude, no sábado, às 16h30. No mesmo dia, às 20 horas, o Guarany atua diante do Brasil, em Pelotas.

FICHA TÉCNICA

GUARANY 2 X 2 INTERNACIONAL

GUARANY - Jonathan; Talles, Saulo, Bruno Cardoso e João Victor (Vitor Oliveira); David Cunha (Fabão), Murilo e Marcelinho (Rogério Sena); Jean Lucca, Luiz Felipe (Marllon) e Yan Phillippe (Jackson). Técnico: Márcio Nunes.

INTERNACIONAL - Anthoni; Bruno Gomes (Pablo), Clayton Sampaio (Victor Gabriel) e Vitão; Aguirre, Luiz Otávio (Bruno Henrique), Thiago Maia e Alan Patrick; Wanderson (Vitinho), Borré e Wesley. Técnico: Roger Machado.

GOLS - Alan Patrick, aos 24, Yan Pillippe, aos 39 e aos 41 minutos do primeiro tempo; Victor Gabriel, aos quatro do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Yan Phillipe e Murilo (Guarany); Thiago Maia (Internacional).

ÁRBITRO - Jonathan Benkenstein Pinheiro.

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Estrela D'Alva, em Bagé (RS).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.