COB confirma Emanuel Rego como novo diretor-geral da entidade

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou nesta quinta-feira que Emanuel Rego, ex-jogador de vôlei de praia, será o novo diretor-geral da entidade. O campeão olímpico foi oficializado no cargo após ser aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração do COB.

Ele foi confirmado no cargo um dia depois da posse do novo presidente da entidade, Marco La Porta, e da nova vice, Yane Marques. A nova diretoria anunciou também que Emanuel vai acumular o cargo de diretor de Esportes até a escolha de um nome definitivo para exercer a função, futuramente.

Na prática, Emanuel fará o planejamento geral do COB em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. "A visão do diretor-geral deve ser bem institucional, preparando o COB para todos os seus desafios durante o ciclo olímpico e representando a entidade perante o movimento olímpico brasileiro e mundial", afirmou o ex-atleta, substituto de Rogério Sampaio, que exerceu a função de diretor-geral pelos últimos seis anos.

"Temos que dar prioridade aos projetos de todas as confederações. Elas são o nosso pilar de sustentação. E também os atletas, que vem crescendo através da Comissão de Atletas, se preparando para fazer parte do movimento. E também valorizar a governança da entidade, que já é muito bem feita, e que pode evoluir ainda", declarou.

Emanuel, de 51 anos, foi campeão olímpico nos Jogos de Atenas-2004. E soma ainda mais dois pódios olímpicos no currículo: prata em Londres-2012 e bronze em Pequim-2008. Ele foi ainda tricampeão mundial e acumulou diversos títulos no Circuito Mundial de vôlei de praia entre 1996 e 2011.

Após deixar as competições, Emanuel se formou em gestão esportiva e marketing e ocupou cargos de relevância na política esportiva nacional. Ele já foi secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, diretor executivo de Esportes Olímpicos do Fluminense e membro do Colegiado de Direção do Comitê Brasileiro de Clubes.

Em 2020, ele participou da chapa de Rafael Westrupp como vice na eleição presidencial que foi vencida por Paulo Wanderley. No ano passado, foi eleito para integrar a Comissão de Atletas do COB, mas informou em dezembro que não assumirá o cargo, justamente pela indicação, agora oficializada, para se tornar o diretor geral do comitê.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.