Negociações avançam e São Paulo fica perto de anunciar retorno de Oscar

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O meia Oscar está muito de retornar ao Brasil. O jogador de 33 anos estava livre no mercado depois de deixar o Shanghai Port, da China, clube que defendeu entre 2017 e 2024. O destino deve ser o São Paulo, clube que deixou há 14 anos envolto a uma série de polêmicas.

Segundo apuração do site GE, com as informações noticiadas primeiramente pela ESPN e pelo UOL e confirmadas neste domingo pelo Estadão, Oscar teria se reunido com sua família para discutir a volta ao time do Morumbi. As partes sentiram um "clima positivo" para sua volta e a assinatura está próxima de acontecer. Até então, havia um tom de dúvida com relação à aceitação do torcedor são-paulino quanto a seu retorno.

A definição de Oscar com a diretoria do São Paulo ainda precisa de alguns acertos. O salário do meia já teria sido definido. Resta agora acertar o tempo de contrato, que, segundo a apuração do GE, deve ser de três temporadas. Oscar tem sido sondado pelo presidente Julio Casares desde que decidiu sair do futebol chinês. Para isso, os dirigentes estudam até arrumar um investidor parceiro para ajudar a arcar com os custos do novo reforço.

Oscar é cria da base do São Paulo. Ele chegou a participar do elenco principal, mas não marcou gols. Depois, foi para o Internacional, o Chelsea, da Inglaterra, e o Shanghai Port, da China. Também defendeu a seleção brasileira e fez o único gol na fatídica derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na Copa de 2014.

A saída de Oscar do São Paulo ocorreu em 2010, após uma longa disputa judicial. O jogador havia ingressado com uma ação contra o clube em 2009 depois de disputar um jogo em 2008 e 13 partidas em 2009. A defesa do meia alegou irregularidades em seu contrato de trabalho, que foi assinado quando ele ainda era menor de idade. O atleta alegava que o clube o pressionou a renovar por cinco anos, enquanto o São Paulo defendia a validade do contrato. Em 2010, Oscar conseguiu a liberação e foi para o Internacional.

A disputa continuou até que, em 2012, as duas partes chegaram a um acordo, tendo o Internacional de pagar R$ 15 milhões ao São Paulo pela compra de Oscar.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.