Vegetti brilha e Vasco termina Brasileirão com vitória sobre o Cuiabá

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Vasco terminou o Campeonato Brasileiro com esperanças para uma próxima temporada mais vencedora. Neste domingo, pela 38ª e última rodada da competição nacional, o time carioca superou o Cuiabá por 2 a 1 na Arena Pantanal, no Mato Grosso, com brilho do artilheiro Pablo Vegetti.

O experiente centroavante argentino fez os dois gols do Vasco na partida e chegou a 22 gols na temporada, sendo 12 deles no Brasileirão. O feito ainda colocou Vegetti como o maior artilheiro estrangeiro do clube na história da competição nacional, ultrapassando Petkovic.

Com a vitória, os cariocas foram a 50 pontos e terminam o Campeonato Brasileiro na 10ª colocação da tabela de classificação, com vaga garantida na Copa Sul-Americana. Além disso, o Vasco manteve o tabu contra o time mato-grossense. Agora, em seis jogos, o time de São Januário tem quatro vitórias e mais dois empates no duelo com o Cuiabá, lanterna do campeonato, com 30 pontos.

O duelo na capital mato-grossense começou com um susto para o torcedor vascaíno. Logo aos quatro minutos, Max recebeu cruzamento na área e mandou na trave. Em sequência, a bola bateu em Léo Jardim e sobrou na medida para Derik Lacerda, que livre de marcação, de frente para o gol, mandou na trave, perdendo uma chance incrível para o time da casa.

Porém, o cenário mudou aos 16. Coutinho lançou na área para Puma Rodríguez, que tocou de primeira para Vegetti, também de primeira, fuzilar para o fundo das redes. Entretanto, a alegria do time carioca durou pouco. Aos 32, Derik Lacerda recebeu em profundidade, parou em Léo Jardim, mas no rebote, mandou para o gol, e igualou o marcador.

Mesmo com o gol sofrido, o Vasco não desanimou, mantendo a pressão fora de casa. E a estratégia surtiu efeito. Aos 42, Matheus Carvalho conduziu pela esquerda e deu um lançamento na medida para Vegetti, que sozinho, conduziu e tocou na saída de Pasinato, levando o time carioca em vantagem para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o Vasco seguiu melhor na partida e teve um novo ânimo com a entrada de Payet e Paulinho. O volante brasileiro, que retornou aos gramados na última rodada após nove meses, chegou a balançar as redes aos 28, mas o gol acabou anulado por impedimento. Aos 49, Paulinho teve mais uma chance de fazer seu primeiro gol com a camisa do Vasco após 367 dias, em lindo passe de Payet, mas parou em Pasinato, que fez boa defesa. Assim, os cariocas seguraram o resultado até o fim e garantiram a vitória.

Com o término da temporada, as equipes agora já iniciam suas preparações para 2025, onde os Estaduais começarão mais cedo, devido à disputa da Copa do Mundo de Clubes, em junho.

No próximo ano, o Vasco disputará o Campeonato Carioca, Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A do Campeonato Brasileiro. Já o Cuiabá se prepara para as disputas da Série B, Copa Verde, Copa do Brasil e Campeonato Mato-Grossense.

FICHA TÉCNICA:

CUIABÁ 1 X 2 VASCO

CUIABÁ - Pasinato; Railan (Matheus Alexandre), Bruno Alves, Gabriel e Juan Tavares; Denilson (Eliel), Lucas Mineiro e Max (Kauan Cristtyan); Clayson (David), Derik Lacerda e Jadson. Técnico: Bernardo Franco.

VASCO - Léo Jardim; Puma Rodríguez, João Victor, Léo e Leandrinho (Victor Luis); Hugo Moura (Maxime Dominguez), Mateus Carvalho, Jair (Sforza) e Philippe Coutinho (Paulinho); Alex Teixeira (Payet) e Vegetti. Técnico: Felipe Maestro.

GOLS - Vegetti, aos 16, e Derik Lacerda, aos 32, e Vegetti, aos 42 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Maxime Dominguez (Vasco).

RENDA - R$ 475.565,00.

PÚBLICO - 7.030 torcedores.

ÁRBITRO - Thaillan Azevedo Gomes (AP).

LOCAL - Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.