Novorizontino tenta se aproximar do acesso na Série B e Guarani busca 'último suspiro'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Três partidas abrem, neste sábado, as disputas da 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Destaque para a luta pelo acesso e contra o rebaixamento. Com 94% de chances de subir, o Novorizontino encara a Chapecoense, fora de casa, às 17h, tentando dar mais um passo rumo ao seu principal objetivo. Já o Guarani tem um 'jogo de vida ou morte' na parte debaixo da tabela.

Embalado por duas vitórias seguidas e na segunda colocação com 60 pontos, o Novorizontino vai até Chapecó para encarar a Chapecoense, na Arena Condá. Caso vença, ficará muito próximo do acesso. Do outro lado, os donos da casa, que somam 40 pontos, precisam vencer para acabar de vez com a chance de degola. A distância atual para a zona de rebaixamento é de quatro pontos.

Também às 17h, o Guarani faz um duelo dos opostos contra o Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO). Enquanto os donos da casa tem 51 pontos e chegam embalados por duas vitórias, tentam continuar vivos na briga pelo acesso, o time campineiro busca o último suspiro para se salvar do rebaixamento.

Atualmente, com 31 pontos e há 27 rodadas consecutivas na lanterna, o Guarani está sete pontos da arquirrival Ponte Preta, que é justamente o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 38. Ou seja, em caso de derrota, as chances de se salvar do rebaixamento se tornam praticamente nulas, já que ficarão faltando nove pontos a serem disputados.

Por fim, o Santos pode ser o primeiro time a garantir matematicamente o acesso. Isolado na liderança com 62 pontos, recebe o Vila Nova, às 16h30, na Vila Belmiro, e se vencer, terá que torcer por um tropeço do Ceará no domingo contra o Avaí, para se garantir de volta na elite nacional em 2025. O rival goiano, porém, não deve dar vida fácil ao adversário, já que com 52 pontos, ainda tenta se manter vivo na briga pelo acesso.

A 35ª rodada terá sequência com mais jogos nos próximos dias: domingo, segunda e terça-feira. Destaque para Sport e Mirassol na briga pelo acesso. O time pernambucano busca a reabilitação diante do Operário-PR, fora de casa. Já os paulistas buscam a quarta vitória consecutiva, desta vez em casa, contra o Coritiba.

Confira os jogos da 35ª rodada da Série B:

SÁBADO

16h30

Santos x Vila Nova

17h

Goiás x Guarani

Chapecoense x Novorizontino

DOMINGO

18h30

Ceará x Avaí

SEGUNDA-FEIRA

19h

Operário-PR x Sport

21h

Ponte Preta x Paysandu

21h15

Ituano x CRB

TERÇA-FEIRA

19h

Amazonas x América-MG

21h

Brusque x Botafogo-SP

21h30

Mirassol x Coritiba

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.