O presidente do Queen's College e ex-chefe da gestora Pimco, Mohamed El-Erian, defendeu a renúncia do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, se o propósito do banqueiro central for o de resguardar a autonomia operacional do BC americano.
"Nesta manhã (de terça, 22), as críticas do governo dos Estados Unidos ao presidente do Federal Reserve, Powell, e à própria instituição se ampliaram para incluir o 'desvio de missão' e a eficiência de outros funcionários", afirmou em registro no X.
Para El-Erian é vital preservar a autonomia do Fed.
"Reconheço que essa não é a visão consensual, que favorece sua permanência até o fim do mandato em maio. No entanto, é melhor do que o que está acontecendo agora - ameaças crescentes e ampliadas à independência do Fed - que, sem dúvida, aumentarão se ele permanecer no cargo", observou.
Para El-Erian, em relação à reação do mercado, a maioria dos candidatos frequentemente mencionados para substituir o presidente Powell seria capaz de acalmar qualquer potencial nervosismo.
Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a criticar o presidente do Fed, e defendeu cortes agressivos na taxa básica de juros. "Powell está fazendo um trabalho horrível", afirmou. Segundo ele, "Powell sairá em breve de qualquer jeito".
O chefe de equipe da Casa Branca, James Blair, confirmou nesta terça que visitará a sede do BC americano em Washington para inspecionar obras de renovação na quinta-feira. O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, visitou a sede na segunda e defendeu que deveria haver uma revisão da decisão do BC de reformar partes do prédio da instituição.
Powell deveria renunciar para proteger Fed diante de críticas de Trump, diz Mohamed El-Erian
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura