A Prefeitura de São Paulo promove uma série de atividades dedicadas à capoeira em seus equipamentos culturais municipais, em celebração ao Dia Nacional do Capoeirista, comemorado no próximo domingo (3), com aulas, vivências, exposições e saraus que valorizam essa manifestação afro-brasileira reconhecida como patrimônio cultural. A programação é gratuita e para todos os públicos.
Com aulas regulares de capoeira aos sábados, as bibliotecas da zona norte da capital, Érico Veríssimo e Padre José de Anchieta, se destacam entre as atividades, sem necessidade de inscrição e sem limite de vagas, incluindo alunos experientes e iniciantes. Na Biblioteca Érico Veríssimo, a atividade é conduzida pelo Mestre Menegueti às 11h, reunindo dança, música e jogos. Já na Biblioteca Padre José de Anchieta, a capoeira acontece das 9h às 11h com o Mestre Kleber e a Fundação Lauê Capoeira.
A exposição "Capoeira Contemporânea: Corpo, Ritmo e Ancestralidade", no Polo Cultural Chácara do Jockey, é uma boa opção para conhecer mais o estilo de luta. A atividade abre no dia 6 de agosto e segue até o dia 5 de setembro, no horário de funcionamento da casa, das 9h às 20h, apresentando imagens, instrumentos, vídeos, trajes e registros históricos que celebram o legado do Mestre Jaburu e a ancestralidade da capoeira e do maculelê.
Na Casa de Cultura Itaim Paulista, o Mestre Pepeu realiza uma vivência especial de integração social e expressão corporal por meio da capoeira no dia 2 de agosto, às 16h, mesmo estilo acontece na Casa de Cultura Tremembé, com a “Vivência de Capoeira e Capoterapia” conduzido pelo Professor Ganda no dia 9, às 18h; já na zona sul, a Casa de Cultura M’Boi Mirim, no dia 8, às 14h, recebe uma vivência de Afromix (prática corporal inspirada na capoeira voltada ao público idoso) para despertar o foco no bem-estar físico, emocional e social, principalmente nesta idade, enquanto a Casa de Cultura Manoel Mendonça, no dia 23 de agosto, às 16h, recebe a Escola Cultural Mangangá Capoeira, fundada pelos professores Formiguinha e Besouro, com uma apresentação de formação de capoeiristas de todas as idades.
Encerrando o mês, o coletivo Os Pretões apresenta o “Sarau Musical da Capoeira” no dia 31 de agosto, às 16h, na Casa de Cultura Hip Hop Sul. A atividade integra o Encontro Camaradagem 2023 e une oralidade, música, dança e poesia, valorizando mestres e tradições afro-brasileiras em uma grande celebração cultural.
Jornada do Patrimônio leva capoeira ao Centro Histórico
Integrando a programação da Jornada do Patrimônio 2025, no dia 17 de agosto, das 14h às 17h, o Solar da Marquesa de Santos sedia a atividade “Ver, ouvir e sentir a capoeira de São Paulo”, com exibição de vídeos históricos e uma vivência prática com aula e roda de capoeira, promovendo uma experiência completa com a cultura da ginga paulistana.
A Jornada do Patrimônio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e do Departamento do Patrimônio Histórico. Desde sua criação, em 2015, tem como propósito reconhecer e celebrar as memórias e as práticas populares relacionadas ao patrimônio da cidade. Com a Jornada, a Semana de Valorização do Patrimônio ainda oferece roteiros e cursos durante os dias que antecedem o evento. Instituída pela Lei Municipal n°16.546/2016, a Jornada é realizada em diferentes regiões da cidade, envolvendo espaços públicos e privados.
Dia Nacional do Capoeirista: equipamentos municipais de cultura promovem aulas, exposições e vivências de capoeira gratuitas em agosto
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura