No centro das atenções
Para Fabricio Tonegutti, consultor para tributação de supermercados, a adoção de IA ainda é tímida frente aos benefícios que ela gera
A inteligência artificial (IA) está ganhando cada vez mais espaço no setor de varejo, especialmente nas grandes redes de supermercados, otimizando desde o atendimento ao cliente até o gerenciamento de estoque e logística. Um levantamento da APAS indica que 35% dos supermercadistas utilizam a IA em áreas como vendas, marketing, logística, atendimento e operação. A tecnologia tem sido usada para prever comportamentos, personalizar ofertas e aumentar a eficiência operacional, beneficiando tanto as empresas quanto os consumidores.
Para Fabricio Tonegutti, diretor da Mix Fiscal e consultor para tributação de supermercados, a utilização por parte dos supermercadistas ainda é baixa, frente ao benefício que IA gera para o supermercadista. Ele destaca a importância dessa tecnologia na transformação do setor. “A inteligência artificial está revolucionando o dia a dia dos supermercados. No atendimento, por exemplo, os chatbots e sistemas de recomendação de produtos tornam a experiência de compra mais rápida e personalizada. Já na gestão de colaboradores, a IA ajuda a prever o fluxo de clientes e ajustar as escalas de trabalho de forma automática, garantindo que sempre haja pessoal suficiente, sem sobrecarga de funcionários,” explica Tonegutti.
Além de otimizar o atendimento, a IA tem sido essencial na gestão de estoque e logística. Ao analisar dados históricos e informações em tempo real, a tecnologia permite prever a demanda e ajustar o nível de estoque de forma precisa, o que reduz significativamente o desperdício de produtos perecíveis e evita prateleiras vazias, aumentando a eficiência operacional das lojas.
“A IA não só ajuda a reduzir o desperdício, mas também otimiza a conformidade fiscal, assegurando que produtos estejam corretamente classificados com NCM e PIS/Cofins, o que impacta diretamente o preço final e as margens de lucro. Automatizar esses processos garante que o supermercado esteja sempre em dia com a legislação tributária, evitando prejuízos com impostos incorretos e trazendo mais segurança financeira para o negócio”, complementa o diretor da Mix Fiscal.
Os aplicativos de supermercado também estão se beneficiando da IA proporcionando uma experiência de compra cada vez mais personalizada. Com o uso de algoritmos de recomendação, os apps sugerem produtos com base nas preferências dos clientes e identificam o momento ideal para promoções direcionadas. Segundo Fabrício, a IA garante que promoções e preços estejam em conformidade com a legislação fiscal, evitando erros e mantendo a transparência para os consumidores.
“Essa revolução tecnológica está transformando o setor varejista, e a IA promete continuar avançando em novas frentes, trazendo ainda mais inovação e eficiência. Outros avanços tecnológicos, como a Internet das Coisas (IoT) e o 5G, também estão no radar dos supermercadistas, devido ao seu potencial de transformar o setor” finaliza Tonegutti.
|
|
|
|
As IAs podem ser utilizadas nas mais diversas ações, aprimorando a interação com clientes, além de otimizar a gestão e aumentar a eficiência operacional
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, tornando-se uma ferramenta indispensável para melhorar o gerenciamento, a experiência do cliente e até mesmo a criatividade. No mundo da gastronomia, não é diferente. Restaurantes e pizzarias têm adotado essa tecnologia para otimizar suas operações, e o impacto tem sido significativo.
Em 2024, 41% dos restaurantes planejam investir em IA para previsão de vendas e agendamento de turnos, enquanto 33% focam em marketing personalizado usando IA, e 31% planejam adotar IA para gerenciamento de estoque e compras, segundo um estudo realizado pelo Restaurant Technology News.
Um exemplo claro dessa transformação é a La Braciera, considerada uma das melhores pizzarias de São Paulo segundo a premiação “Melhores da Gastronomia 2023”, onde a IA está sendo utilizada de forma estratégica para elevar a eficiência e proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes. “Utilizamos o ChatGPT, por exemplo, para planejar nossas produções, especialmente em eventos de grande porte, como a CCXP e The Town, onde a organização precisa ser impecável”, explica o CEO Daniel Lucco.
De acordo com o proprietário, a tecnologia auxilia desde a preparação de insumos até a estimativa precisa do tempo necessário para produzir cada item, automatizando todo o processo de Planejamento e Controle de Produção (PCP). “Isso tem resultado em maior eficiência e precisão nas operações”, pontua.
Como a IA transforma a experiência dos clientes
A IA também desempenha um papel vital na gestão do relacionamento com os clientes da La Braciera. Lucco destaca que a ferramenta ajuda a otimizar o site da pizzaria, tornando a experiência de navegação mais intuitiva para os consumidores. “Conseguimos implementar recursos, como botões que direcionam o cliente diretamente para o WhatsApp ou para o nosso cardápio digital, utilizado nas mesas do restaurante. Isso facilita a obtenção de dados dos clientes, além de aumentar a interação e torna o processo mais ágil”, afirma.
No âmbito da gestão interna, a Inteligência Artificial também se destaca como uma poderosa aliada na organização dos projetos da pizzaria. “A IA participa de todas as nossas reuniões, seja presencialmente ou online, gerando resumos, elaborando atas e até delegando tarefas automaticamente, o que nos ajuda a manter um fluxo de trabalho mais inteligente e produtivo”, comenta o CEO.
Além disso, a tecnologia facilita o armazenamento e organização de informações. “Quando precisamos localizar algo discutido em uma reunião anterior, a IA rapidamente nos apresenta todos os dados relevantes. Com isso, conseguimos gerar relatórios, acompanhar o progresso das tarefas e garantir que nada passe despercebido. É quase como ter um gestor à disposição, melhorando nossa produtividade e, claro, nossos resultados”, conclui Lucco.
A Coursera, plataforma líder em aprendizado online, lançou um novo relatório destacando o uso crescente de microcredenciais, ou credenciais digitais, por instituições acadêmicas em todo o mundo. A pesquisa mostra que as universidades estão cada vez mais complementando os programas de graduação tradicionais com microcredenciais específicas da indústria para produzir graduados prontos para o trabalho e aprimorar o crescimento profissional tanto de ex-alunos quanto de docentes.
O relatório, baseado em um estudo com mais de 1.000 líderes de educação superior—incluindo reitores, pró-reitores e lideranças educacionais representando mais de 850 instituições em 89 países—destaca o papel das microcredenciais na formação do futuro da educação. Com a Coursera oferecendo mais de 125 certificados profissionais, a plataforma continua a atender 155 milhões de alunos globalmente, apoiando instituições acadêmicas na preparação de estudantes para o mercado de trabalho em evolução.
Segundo o relatório, 75% dos líderes de educação superior entrevistados na região da América Latina e Caribe acreditam que os alunos têm mais chances de se matricular em programas que oferecem crédito acadêmico por credenciais reconhecidas pela indústria. Além disso, 90% concordam que os graduados que obtêm essas credenciais estão melhor preparados para o mercado de trabalho, e todos concordam que elas desempenham um papel fundamental em fortalecer os resultados de carreira a longo prazo para os estudantes.
Esse sentimento é compartilhado pelos próprios estudantes, com 97% dos alunos na América Latina e Caribe afirmando que obter um Certificado Profissional os ajudaria a se destacar para os empregadores e conseguir um emprego ao se formarem.
Apesar desse entusiasmo, o relatório revela que apenas 46% das instituições na região da LATAM oferecem atualmente microcredenciais para crédito acadêmico. No entanto, a perspectiva é positiva, com 71% dos líderes entrevistados na LATAM planejando incorporá-las em seus currículos nos próximos cinco anos.
A pesquisa também destaca os principais desafios para a adoção de microcredenciais. Os líderes citam a falta de conscientização (50%), dificuldades na integração das microcredenciais nos currículos existentes (45%) e incertezas sobre a qualidade das microcredenciais (35%) como principais barreiras.
"As instituições de educação superior precisam trabalhar em estreita colaboração com governos e líderes da indústria para garantir que seus currículos atendam às necessidades em mudança da força de trabalho atual", disse Marni Baker, Diretora de Conteúdo da Coursera. "Ao integrar treinamento de habilidades relevantes e microcredenciais em seus cursos, as universidades podem equipar os alunos com as competências necessárias para as carreiras futuras. Agora, mais do que nunca, as instituições precisam abraçar as microcredenciais para fornecer aos estudantes os recursos que precisam para desbloquear novas oportunidades de carreira."
Para baixar o relatório completo e explorar os principais resultados, clique aqui.
Metodologia
Essas descobertas são do Relatório de Impacto de Micro-Credenciais da Coursera 2024. Este relatório é baseado em uma pesquisa da Coursera com mais de 1.000 líderes de educação superior em mais de 850 instituições em 89 países. A pesquisa revela o impacto transformador das micro-credenciais e seu papel crescente na melhoria dos currículos nas instituições. A amostra abrangeu seis regiões principais: América do Norte, Ásia-Pacífico, América Latina e Caribe, Europa, Oriente Médio e Norte da África, e África Subsaariana.
Mais notícias
Em outra categoria
O projeto Cultural Das Letras, que já implantou mais de 50 estantes literárias e beneficiou mais de 20 mil crianças pelo Brasil, oferece mais uma palestra gratuita sobre a arte de contar histórias. Durante o maior evento Literário da América Latina, a palestrante Paula Negrão entra em cena para levar ao público a importância da literatura em sala de aula, além de técnicas para encantar os jovens e estimular a imaginação. A palestra Ação Formativa Ler e Contar para Encantar acontecerá dia 13 de setembro, às 14h, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. "Vamos ressaltar como a leitura, através da audição de boas histórias, pode auxiliar na educação e no desenvolvimento de quem as escuta", conta a Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de leitura e pesquisadora.
Além da palestra na Bienal, o projeto Das Letras ofereceu mês passado aos educadores das escolas EMEI Carlos Drummond e EMEF Almeida Junior, de São Paulo, oficinas com técnicas para trabalhar com a literatura em sala de aula e como construir uma narrativa criativa e lúdica, auxiliando no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. "O DAS LETRAS é um projeto que, além de equipar espaços com estantes, livros, jogos pedagógicos e ambientações criativas, visa ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos na área para estimular o gosto pela leitura em tempos atuais. A palestra na Bienal será mais uma maneira de fazer esse propósito acontecer. Venham prestigiar!", convida Ana Paula Santos, da Villa7 Produções Culturais , responsável pela ação. A palestra do dia 13 de setembro será gratuita no Estande da Secretaria de Educação de São Paulo durante a Bienal. Acessível para PCDs, terá tradução em libras, também. A iniciativa faz parte da contrapartida social do projeto "Das Letras - Estante Literária", idealizado pela Vila7 Produções, em parceria com a Agroinfo. Produzido pela AH7 produções culturais e viabilizado pelo Ministério da Cultura, a palestra é uma parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com a Coordenadoria Pedagógica do núcleo da Academia Estudantil de Letras.
Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time
Data: 23 de maio
Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436
Horário: Das 20h às 01h
Realização: Agência Projeta e Louder
O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!
Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.
Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.
Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.
Compra de Ingressos
Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link: https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176
- Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
- Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos
Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.
Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.
Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.
Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.
Programação
Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.
Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.
“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.
SERVIÇO
Feira: Feira do Intercâmbio STB
Data: 16 de março
Horário: Das 13h às 18h
Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP
O evento é gratuito e aberto para todos os públicos