Inaugurada no dia 25 de janeiro de 2025, aniversário de 471 anos de São Paulo, a Estação Motiva Cultural é o novo ponto de embarque da arte e da cultura na capital paulista. Com vocação artística versátil, plateia para até 543 pessoas sentadas e palco com 160 m2, ambos moduláveis, este espaço para espetáculos e eventos multiuso faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, que também abriga a Sala São Paulo.
A Estação Motiva Cultural ocupa o saguão onde originalmente eram vendidos os bilhetes de trem da Estação Júlio Prestes, e foi construída graças a uma parceria da Fundação Osesp com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e com o Governo Federal e o Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Motiva, através de seu Instituto, firmou um contrato de patrocínio com a Fundação Osesp para a manutenção do espaço durante um período inicial de três anos, também por meio da Lei Rouanet.
Ao longo dos primeiros seis meses deste ano, o novo palco recebeu atividades da Temporada Osesp, como apresentações do Coro da Osesp, recitais de música de câmara e dos pianistas Marc-André Hamelin, Sonia Rubinsky e Simon Trpceski, além de concertos didáticos, espetáculos de dança, de jazz e de música regional. Cumprindo também com sua vocação de atrair eventos de outras naturezas, abrigou uma edição especial da TEDxSãoPaulo, um desfile do estilista João Pimenta na SPFW, sessões de cinema e mesas-redondas.
Agora, a partir de agosto de 2025, a programação artística da Estação Motiva Cultural passa a contar com a curadoria da jornalista, historiadora e pesquisadora Camila Fresca, que propõe uma agenda dividida em eixos artísticos temáticos, como Palavras na Estação (com leituras dramáticas, poesia e batalha de slam), Cinema na Estação (com a exibição do clássico O cangaceiro), Café na Estação (uma experiência histórico-musical-gastronômica inspirada na Estação Júlio Prestes), Ilumina na Estação (com o projeto da violista norte-americana Jennifer Stumm voltado a jovens músicos), Jazz na Estação (apresentações dedicadas ao gênero nascido em Nova Orleans, com serviço de bar) e uma variedade de atrações musicais, como a série Refazendo o disco (resgatando obras do Percorso Ensemble, Francis Hime e Ceumar) e apresentações da cantora Ava Rocha e do pianista Cristian Budu com o percussionista Edmundo Carneiro, entre outros.
A agenda do segundo semestre começa nos dias 05 e 09/ago, com a cantora Fabiana Cozza e o violonista João Camarero relembrando vida e obra de um dos maiores instrumentistas de todos os tempos, Baden Powell, em show inédito que marca os 25 anos de sua despedida. Nomes de destaque da música brasileira atual, Fabiana e João se reúnem para celebrar o legado de Baden e os caminhos abertos por ele ao lado de Vinicius de Moraes, com o icônico álbum Os Afro-sambas (1966). Canto de Ossanha e Berimbau entram no repertório da dupla, junto de interpretações de Camarero para violão solo das obras Voltei, Poema dos olhos da amada e mais. Os ingressos custam a partir de R$ 50,00 (valor inteiro) e podem ser adquiridos neste link. Confira, abaixo, a agenda completa da Estação Motiva Cultural.
Programação da Estação Motiva Cultural tem MPB, jazz, teatro, poesia e cinema
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura