Continue lendo o artigo abaixo...
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, aconselhou seu sucessor a ficar longe de políticos. Mas, no geral, ele evitou antecipar como seria um processo de transição na autoridade monetária mais monitorada do mundo. "Honestamente, eu diria algumas coisas (a meu sucessor). Fique longe de políticos", disse Powell, em coletiva de imprensa, ao ser questionado quais conselhos daria para o futuro presidente do Fed.
Ele defendeu ainda a importância de um trabalho árduo junto ao Congresso dos Estados Unidos e a qualidade do quadro funcional do Fed. "Nem todo mundo é perfeito, mas não há um melhor quadro de profissionais mais dedicados ao bem-estar público do que os que trabalham no Fed", avaliou o presidente do Fed.
No entanto, questionado sobre como seria um processo de transição no Fed, evitou comentar. "Isso dependerá das ações do Congresso e de coisas sobre as quais não posso especular", disse.
Powell afirmou ainda que não acredita que Fed perderá sua independência. E que essa é a razão da política monetária. "Eu acho que se você perder isso, em primeiro lugar, seria difícil restaurar a credibilidade da instituição", alertou, acrescentando que está "fortemente comprometido" com a independência do banco central.
Seja o primeiro a comentar!