Continue lendo o artigo abaixo...
Um levantamento recente da Scanntech em parceria com a McKinsey mostra que, em 2025, a busca por saúde, performance e equilíbrio na alimentação e no estilo de vida deixou de ser uma tendência pontual e se tornou um padrão dominante na decisão de compra do consumidor brasileiro. Esse movimento, chamado de “era fitness”, está transformando o varejo alimentar e os hábitos de consumo no país.
Segundo o estudo, produtos ligados à performance, bem-estar e saudabilidade passaram a ter avanços expressivos nas vendas ao longo de 2025. Categorias específicas que mostram esse impacto no varejo incluem:
• Suplementos e produtos proteicos — com destaque para itens como whey protein e creatina, que registraram crescimento significativo em volume de vendas.
• Alimentos funcionais e produtos com apelo de alto teor proteico ou benefícios associados à prática de atividades físicas.
O relatório aponta que hábitos que antes eram restritos a frequentadores de academia passaram a orientar escolhas alimentares e rotinas de consumo do público em geral.
Os pesquisadores observaram que essa mudança está relacionada ao aumento do interesse por bem-estar, longevidade e qualidade de vida, incluindo a influência de conteúdo fitness e redes sociais nas decisões de compra. Como resultado, categorias de produtos com apelo saudável têm impulsionado um avanço consistente nas vendas do varejo alimentar e alterado a forma como os consumidores escolhem itens no supermercado e demais pontos de venda.
Seja o primeiro a comentar!