0

Diário de Notícias

DN.

Federal Reserve lamenta morte de Alan Greenspan e destaca legado na política monetária

O Federal Reserve (Fed) lamentou a morte do ex-presidente da instituição Alan Greenspan, falecido aos 100 anos, segundo anunciou sua família nesta segunda-feira. Greenspan comandou o banco central dos Estados Unidos entre 1987 e 2006.

Em comunicado, o Fed afirmou receber "com profunda tristeza" a notícia, destacando as contribuições de Greenspan para a instituição e para o pensamento econômico dos Estados Unidos, realçando a "rigorosa disciplina analítica" para a formulação de políticas monetárias.

"Sob sua liderança, o Federal Reserve alcançou uma era sustentada de estabilidade de preços que apoiou o crescimento econômico e ajudou a consolidar a confiança do público na instituição", afirmou o Fed.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, também prestou homenagem ao ex-dirigente, declarando que a dedicação de Greenspan à instituição, à economia e ao serviço público "continua a inspirar gerações de banqueiros centrais".

Em mensagem publicada nas redes sociais, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, classificou Greenspan como uma "figura monumental" que liderou o Federal Reserve por quase duas décadas. "Lamento sua morte e expresso minhas condolências a todos que o conheceram", afirmou.

O economista Mohamed Aly El-Erian, por sua vez, afirmou que Greenspan foi "um pilar de firmeza durante algumas das décadas mais transformadoras da história econômica moderna americana".

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.