O Banco Patagonia, instituição argentina controlada pelo Banco do Brasil, vai permitir que turistas da Argentina utilizem uma solução de pagamento similar ao PIX no Brasil. A funcionalidade estreia em um momento de fluxo crescente de argentinos que escolhem o território brasileiro como destino turístico, após a melhora da economia gerar um câmbio mais favorável.
Pela ferramenta, comerciantes brasileiros poderão realizar vendas a clientes argentinos do Patagonia por meio da solução "QR Pix", que tem funcionamento parecido com o do sistema de pagamentos instantâneo. A operação envolve uma transação financeira complexa, que converte a compra para dólares e debita da conta do usuário na Argentina, enquanto o lojista do Brasil recebe o valor imediatamente via PIX.
A compra será feita diretamente pelo aplicativo do Patagonia, sem a necessidade de baixar outra plataforma ou lidar com câmbio em espécie. Na prática, o comerciante apresentará o QR Code PIX e o cliente fará o pagamento pelo app.
"Ao habilitar pagamentos com a solução QR Pix diretamente no app do Banco Patagonia, o conglomerado Banco do Brasil dá um passo concreto para integrar Brasil e Argentina, oferecendo ao turista argentino uma experiência 100% digital, rápida e segura, sem fricção e sem baixar outros aplicativos, que impulsiona o comércio e o turismo brasileiro", disse o conselheiro de administração do Banco Patagonia e vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Risco do BB, Felipe Prince.
O banco planeja lançar, em breve, uma outra função que promoverá o pagamento via PIX por clientes do BB que estejam na Argentina, em movimento de contínua internacionalização do sistema. Em dezembro, o Mercado Pago já havia anunciado a possibilidade de turistas argentinos usarem o PIX em estabelecimentos brasileiros.
A iniciativa do BB também reforça a contínua expansão global do banco público, presente em 88 países por meio de rede própria e de correspondentes bancários. Na Argentina, o BB tem cerca de 80% de participação no Patagonia.
*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
0 Comentário(s)