0

Diário de Notícias

DN.

Após dois vices seguidos, Palmeiras inicia Brasileirão disposto a voltar ao topo

Continue lendo o artigo abaixo...

Vice-campeão em 2024 e 2025, o Palmeiras começa sua jornada no Brasileirão 2026 fora de casa. Seu adversário na estreia da competição mais importante do País é o Atlético Mineiro, em duelo marcado para a Arena MRV, nesta quarta-feira, às 19 horas.

Frustrado com os últimos dois vices para Botafogo e Flamengo, o Palmeiras tenta voltar às glórias nacionais, como conseguiu em 2022 e 2023, anos de seus últimos títulos brasileiros. Maior campeão nacional, o time paulista busca em 2026 a taça 13ª taça do Brasileirão.

A equipe alviverde concluiu nove das últimas 10 edições do torneio entre os três primeiros colocados: quatro vezes campeão (2016, 2018, 2022 e 2023), três vice (2017, 2024 e 2025) e duas em terceiro lugar (2019 e 2021) - o outro foi um sétimo lugar em 2020. Na soma de pontos das últimas 10 edições completas (2016 a 2025), foi o clube que teve melhor desempenho, com 721 pontos.

Dos 27 jogadores do atual elenco, sete já foram campeões brasileiros, sendo um tricampeão pelo Palmeiras - Gustavo Gómez em 2018, 2022 e 2023 -, e cinco bicampeões (Marcelo Lomba, Murilo, Piquerez, Raphael Veiga e Flaco López em 2022 e 2023.

Depois de recuperar da vexatória goleada por 4 a 0 para o Novorizontino com vitória no clássico sobre o São Paulo, o Palmeiras planeja deslanchar na temporada e deve dar, como a maioria dos times, prioridade ao Brasileirão, que começa pela primeira vez em sua história em janeiro. Decisão que foi facilitada, uma vez que a equipe está em posição confortável no Paulistão - é o vice-líder - e pode se dar ao luxo de usar reservas nas próximas rodadas até o fim da primeira fase. "Cair, aprender, levantar mais forte. Juntos nas derrotas e mais fortes nas vitórias", afirmou Abel depois da vitória no Choque-Rei.

O Palmeiras inicia o torneio com poucas modificações no elenco, mais saídas que chegadas, incertezas e espaço para novos reforços. Chegou apenas Marlon Freitas, ex-capitão do Botafogo. Saíram Aníbal Moreno, Micael, Weverton e Facundo Torres - o próximo deve ser Raphael Veiga. O plano é reforçar o elenco pontualmente até o fechamento da janela, no início de março.

Os desfalques são Lucas Evangelista e Figueiredo, em transição física após se recuperarem de suas graves lesões, Paulinho, fora desde julho do ano passado por causa da cirurgia na perna, e Felipe Anderson. O meia-atacante havia se recuperado de lesão recentemente, mas sentiu dores no joelho e, embora os exames não tenham constatado lesão, está fora da estreia da equipe.

Time que mais mexeu em seu elenco no início desta temporada, com importantes chegadas e saídas, o Atlético estreia animado após derrotar o seu maior rival. O triunfo por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, definido com golaço de Hulk, foi o primeiro na temporada depois de quatro empates.

O técnico Jorge Sampaoli escalará o que tem de melhor, embora tenha ressaltado que é necessário rodar o elenco no início da temporada. O lateral-direito Angelo Preciado sofreu entorse no tornozelo esquerdo e é a única dúvida.

"A sequência é tão forte, com um tempo de preparação tão curto, que jogar com os mesmos jogadores é impossível. Para a minha maneira de pensar, o desempenho em tão pouco tempo de preparação e a exigência que tem, tem que ter dois times muito bem preparados".

ATLÉTICO-MG X PALMEIRAS

ATLÉTICO-MG - Everson; Preciado (Natanael), Ruan Tressoldi, Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon, Victor Hugo e Bernard; Hulk e Dudu. Técnico: Jorge Sampaoli.

PALMEIRAS - Carlos Miguel, Khellven, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Luis Pacheco, Marlon Freitas e Andreas Pereira; Allan, Flaco López e Vitor Roque. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO -Bruno Arleu de Araújo (RJ).

HORÁRIO - 19h.

LOCAL - Arena MRV.

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.