Feriados de Junho: calendário tem folga nacional e datas importantes em Estados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar do dia de Corpus Christi não ser considerado como um feriado nacional, mas sim ponto facultativo, Estados e municípios podem decretar feriado local. Além desta data, que neste ano cai em 19, o mês de junho reúne outras celebrações comemorativas.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas, a data celebrada no dia 5 de junho busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental.

Dia dos Namorados e Dia de Santo Antônio

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como Santo Casamenteiro, mas não tem origem no calendário religioso. O dia dele é lembrado por igrejas católicas de todo o País no dia 13 de junho.

Na década de 1940, ainda não havia por aqui um dia especial para casais apaixonados trocarem presentes. O Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro e comum em outros países, não vingou na tradição brasileira.

A ideia do Dia dos Namorados em junho teria surgido como ação de marketing para impulsionar o comércio durante esse mês, considerado fraco para vendas.

Dia Mundial do Doador de Sangue

Em 2005, o dia 14 de junho foi instituído pela Assembleia Mundial da Saúde como uma data especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas a doar sangue.

Dia Mundial do Orgulho Autista

A data celebrada no dia 18 de junho promove a importância da conscientização, compreensão e aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o mundo.

Corpus Christi

Embora no calendário nacional, divulgado pelo governo federal, o dia de Corpus Christi seja considerado como ponto facultativo, Estados e municípios podem decretar como sendo feriado local. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a data consta no calendário como feriado.

Neste ano, a data cristã, celebrada 60 dias após a Páscoa, cairá em 19 de junho, uma quinta-feira.

Conforme a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica. "A palavra vem do latim e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma solenidade que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia", afirmou por meio de artigo publicado no site da entidade.

Mês das festas juninas

Junho também é marcado pelas festividades com comidas e danças típicas da época. Além de igrejas, é muito comum ver essas festas juninas em ambientes escolares.

Vale lembrar que, segundo pesquisas, o início desta história se dá em Portugal e na Espanha ainda no século XVI, sendo incorporada a cultura brasileira só depois que esses países colonizaram nossa região.

Inicialmente, a festa que nasceu para celebrar São João era chamada de joanina. Com o passar dos anos, o nome foi alterado para festa junina, pois era (e ainda é) celebrada no mês de junho. Outra grande mudança é que antes, a festança tinha motivos religiosos, e hoje, as referências são mais fortemente ligadas a símbolos típicos das zonas rurais.

Por conta dessa crescente associação com as zonas rurais, foram chegando não apenas as quadrilhas, mas também as típicas comidas de festa junina brasileira.

Em junho também, além de Santo Antônio (13 de junho) e São João Batista (24 de junho), a Igreja Católica também celebra São Pedro (29 de junho). Desta forma, junho é conhecido como o mês desses santos e também das festas juninas pelo Brasil.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Trata-se de uma homenagem ao episódio que muitos historiadores consideram como o início da luta organizada pelos direitos dessa comunidade nos Estados Unidos e, paralelamente, em outros países ocidentais.

Foi em 28 de junho de 1969 que os frequentadores do Stonewall Inn, bar gay no vilarejo de Greenwich, em Nova York, resolveram dar um basta nos anos de violência e perseguição policial aos seus membros e espaços de convivência, causando o "levante" ou "revolta" que daria origem ao movimento LGBT+ de hoje.

Em outra categoria

O velório de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, será aberto ao público e realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional nesta segunda-feira, 21.

O telejornal também divulgou que a família ainda não sabe qual será a data da cerimônia, pois segue tentando agilizar o traslado do corpo ao Brasil e que todo o protocolo pode levar alguns dias.

Uma das principais exigências é a emissão do certificado de óbito americano com tradução oficial no Consulado-Geral do Brasil em Nova York.

As autoridades brasileiras também exigem que o corpo seja embalsamado.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental.

A apresentadora Ticiane Pinheiro usou seu perfil no Instagram para se declarar e celebrar o aniversário de 16 anos de sua filha, Rafaella Justus.

Nesta segunda-feira, 21, a ex-atriz postou um vídeo com diversos momentos especiais das duas ao longo dos últimos anos. Rafaella, que está em Orlando, nos Estados Unidos, passará a data especial longe da mãe.

"Não acredito que sou mãe de uma mulher de 16 anos!!!", escreveu a apresentadora. "Meu Deus, como o tempo passou voando… Filha, eu fico muito feliz em ver a pessoa que você vem se tornando com valores importantes, sempre muito carinhosa, amiga, linda, companheira, feliz, extrovertida, do bem e engraçada!", comentou.

Ao som da canção Trem Bala, de Ana Vilela, Ticiane desejou um aniversário repleto de felicidades e ainda brincou: "Manda beijos para o Mickey e se divirta muito!"

Em uma série de comentários, Rafaella agradeceu a mensagem da mãe. "Chorei, essa música é nossa! Obrigada por tudo sempre. Te amo tanto", escreveu na postagem.

Rafaella é fruto da relação de Ticiane e do empresário Roberto Justus. Eles foram casados de 2006 a 2013. Atualmente, a apresentadora é casada com César Tralli e também é mãe de Manuella, de seis anos.

Carolina Dieckmmann relatou como foram os últimos momentos de Preta Gil. A atriz, que era uma das melhores amigas da cantora, esteve ao lado dela em Nova York em seus últimos quatro dias de vida.

"Ela foi indo. A gente querendo muito que ela visse para o Brasil, mas ela muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos, e cercada de muito amor", contou em uma entrevista para Andréia Sadi, no Estúdio i, da GloboNews.

Dieckmmann sentiu que sua ida para os Estados Unidos foi como "um chamado", como relatou em seu texto de despedida para a amiga, e admitiu na conversa com Sadi que a situação da saúde de Preta agravou bem rapidamente.

"Quando resolvi ir [para Nova York], não tinha nada muito grave acontecendo, além dela estar fraca com o tratamento mesmo. E quando eu cheguei lá, a situação tinha mudado drasticamente, muito rápido", disse.

A atriz ainda contou como foi a despedida de Preta Gil, cercada de amigos, da família e sem sentir dor. "Eu passei os últimos dias fazendo carinho nela e dizendo que amava a Sol [neta], o Francisco [filho], a Flora [madrasta], a doutora Roberta [médica], a Jude [amiga]. Foi a gente debruçada sobre ela, amando profundamente em todos os minutos. Ela não sentiu dor e estava com muito amor, muito, muito."

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental.

O velório da cantora ocorrerá no Rio de Janeiro e será aberto ao público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil por meio de um story publicado no Instagram nesta segunda, 21. Segundo o cantor, ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista ao Brasil.