A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) completa 68 anos nesta terça-feira (29). A agência foi criada em 29 de julho de 1958, quando o então presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower sancionou a Lei Nacional de Aeronáutica e Espaço, em resposta à crescente disputa tecnológica da Guerra Fria após o lançamento do satélite soviético Sputnik. A NASA iniciou oficialmente suas operações em 1º de outubro daquele ano, absorvendo a estrutura da antiga Comissão Consultiva Nacional para a Aeronáutica (NACA).
Ao longo de quase sete décadas, a agência protagonizou alguns dos maiores feitos da história da humanidade. Entre eles estão o envio dos astronautas da missão Apollo 11 à Lua, em 1969, o desenvolvimento do programa dos ônibus espaciais, a construção e operação da Estação Espacial Internacional (ISS) e o lançamento de telescópios que mudaram a compreensão do Universo, como o Telescópio Espacial Hubble e o Telescópio Espacial James Webb.
Atualmente, a NASA lidera projetos voltados ao retorno de astronautas à Lua por meio do programa Artemis, além de missões de exploração de Marte, estudos sobre mudanças climáticas, observação da Terra e pesquisas em astrofísica. A agência também mantém parcerias com empresas privadas para ampliar o acesso ao espaço e desenvolver novas tecnologias para futuras missões tripuladas.
Mais do que impulsionar a corrida espacial, a criação da NASA teve impacto direto na inovação tecnológica. Diversas soluções desenvolvidas para missões espaciais passaram a fazer parte do cotidiano, incluindo avanços em telecomunicações, sistemas de navegação, sensores, materiais de alta resistência, medicina e monitoramento ambiental. Aos 68 anos, a agência segue como uma das principais referências mundiais em ciência, engenharia e exploração espacial.
0 Comentário(s)