Ao celebrar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, senadoras e senadores destacaram nas redes sociais a necessidade de respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

Paulo Paim (PT-RS) disse que, com esse estatuto, o Brasil possui um dos instrumentos mais eficazes para a defesa dos direitos humanos da criança, com reconhecimento internacional. Ele ressaltou que “o Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser respeitado pelos governos - federal, estaduais, municipais - e colocado em prática na sua totalidade”.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) declarou em suas redes sociais que “o trabalho infantil ainda é um câncer em nossa sociedade e é resultado também dos ataques ao ECA e do não investimento em políticas públicas para o público infanto-juvenil. Um Dia das Crianças feliz é um dia em que possamos comemorar a erradicação do trabalho infantil e de todo tipo de violência contra as crianças. Feliz Dia Das crianças é investir adequadamente no Fundeb, e não desviar recursos para outras 'prioridades'”. Rogério Carvalho (PT-SE) também se mostrou preocupado com o trabalho infantil, e espera que o ECA seja cumprido. “Infelizmente, cenas de criança em trabalho infantil, crianças pedindo esmolas e morando na rua, voltaram a assombrar nosso país. Lugar de criança é na escola, estudando e preparando o seu e o futuro desta nação”.

Lasier Martins (Podemos-RS), por sua vez, defendeu o acesso ao ensino público de qualidade. “Neste Dia das Crianças, desejo que todas tenham acesso a ensino público de qualidade, para que possamos viver o mundo tão sonhado por todos nós”.

Jaques Wagner (PT-BA) salientou o compromisso com a preservação do meio ambiente. “Cuidar da infância e proteger o meio ambiente são deveres da nossa geração com o mundo e a humanidade. Esse é o compromisso que devemos reforçar neste Dia das Crianças, trabalhando para que elas tenham proteção integral e seus direitos garantidos. Toda criança precisa de condições dignas para viver, brincar, estudar e aproveitar sua infância de forma plena e segura. Um feliz dia para todas as crianças baianas e brasileiras”.