Rafa Kalimann desabafa após boatos sobre bastidor de novela: 'Não criem mentiras'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Rafa Kalimann, atualmente no elenco da novela Família É Tudo, publicou um desabafo em seu perfil no Instagram na noite deste sábado, 25, falando sobre boatos de que supostamente teria dificuldade em decorar textos e até que atrasaria a rotina de gravações.

A atriz não identificou o alvo de suas críticas, mas chamou os rumores de "narrativas criadas por pessoas irresponsáveis que querem seus likes e engajamento", e pediu: "Respeitem a mim, ao meu processo, aos meus colegas de trabalho. Não criem mentiras em relação a eles, não merecem isso."

"De mentira em mentira, verdades são criadas, e vocês nem ficam sabendo o que é verdade e o que não é. Venho fazer esse vídeo porque envolve meu trabalho, que é o que ha de mais sagrado pra mim: entrega, disciplina... É notório até para quem não me acompanha o quanto sou dedicada", disse a atriz.

Em seguida, Rafa Kalimann destacou que o momento difícil pelo qual passa, tendo sofrido um aborto recentemente, "não foi respeitado", e agradeceu o apoio de colegas no set de filmagem.

"É inadmissível para mim que inventem qualquer mentira sobre meu trabalho, minha disciplina e as pessoas que me deram apoio nesse momento que tanto precisei", concluiu.

Em outra categoria

Um jovem argentino de 18 anos morreu no último domingo, dia 16, no Rio Grande do Sul, depois de ser atingido por um raio na Praia Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, extremo sul do litoral gaúcho (a 500 quilômetros de Porto Alegre). De acordo com informações da Brigada Militar e da Defesa Civil do Estado, a vítima recebeu a descarga elétrica enquanto tomava banho de mar. O jovem chegou a receber atendimento do Corpo de Bombeiros Militar e guarda-vidas. Ele foi conduzido ao hospital de Santa Vitória do Palmar, mas não resistiu.

O Ministério da Saúde anunciou na manhã desta terça-feira, 18, que duas novas alternativas para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, serão incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O VSR é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos. O MS deve publicar uma portaria oficializando a incorporação nos próximos dias.

As tecnologias aprovadas são a vacina Abrysvo, da Pfizer, e o anticorpo monoclonal Beyfortus (Nirsevimabe), da Sanofi. "A introdução dessas tecnologias representa um avanço significativo na proteção das nossas crianças, com redução das internações diante do alto número de casos. É um marco da nossa política de imunização e no cuidado de gestantes e bebês", destacou Nísia Trindade, ministra da saúde, em comunicado à imprensa.

A vacina da Pfizer é aplicada em grávidas com 24 a 36 semanas de gestação. Com a aplicação na mãe, o bebê nasce protegido e permanece com anticorpos contra o vírus até os seis meses de idade. Já o produto da Sanofi é aplicado em recém-nascidos e crianças até 24 meses. No SUS, ele estará disponível para bebês prematuros ou com comorbidades.

De acordo com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais. A estratégia combinada irá proteger cerca de 2 milhões de bebês nos primeiros meses de vida, fase em que eles são mais suscetíveis a complicações.

Na última quinta-feira, 13, as duas tecnologias já tinham sido recomendadas pela Conitec para serem incorporadas ao SUS. Ao Estadão, Guillaume Pierart, diretor geral de vacinas da Sanofi, disse que a aprovação seria "um grande passo para a saúde pediátrica no Brasil - o primeiro para a construção de uma verdadeira mudança de paradigma. Tanto dados dos estudos clínicos como resultados de vida real que vemos em países que já o utilizam trazem evidências robustas desse potencial".

Também ao Estadão, Adriana Ribeiro, ginecologista e diretora médica da Pfizer, citou um grande impacto positivo. "Hoje, 70% dos óbitos (por VSR) ocorrem em bebês saudáveis. Com a vacina, esses bebês já nascem protegidos, evitando hospitalizações e óbitos".

"O vírus é a principal causa de morte em bebês e é altamente contagioso. Estima-se que ele seja responsável por 66 mil a 199 mil mortes por ano em menores de 5 anos no mundo. Protegendo esses bebês, reduzimos o impacto no sistema de saúde, que sofre com a saturação de UTIs pediátricas durante os picos da doença", acrescenta.

 

A capital paulista bateu recorde de maior temperatura registrada em 2025 nesta segunda-feira, 17, sob efeito de uma onda de calor que atinge todo o Estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a cidade registrou 34,9ºC na estação meteorológica de Interlagos, na zona sul. No Mirante de Santana, zona norte, a temperatura máxima registrada no dia foi de 33,7°C.

Considerando todos os municípios paulistas, a maior temperatura do dia foi capturada em Registro (40,1ºC), seguida de Iguape (40ºC), mais ao sul do Estado. A terceira maior temperatura foi registrada em Bertioga (38ºC), na Baixada Santista. Em mais da metade das cidades paulistas, os termômetros ultrapassaram os 34ºC.

A única cidade a não atingir os 30ºC no dia foi Campos do Jordão, na região da Serra da Mantiqueira, onde a máxima foi 26,6ºC. A segunda cidade com menor temperatura máxima foi Barueri, na Grande São Paulo, com 32ºC.

Veja as maiores temperaturas registradas no Estado de São Paulo nesta segunda, 17:

- Registro: 40,1ºC

- Iguape: 40ºC

- Bertioga: 38ºC

- Valparaíso: 36,5ºC

- Rancharia e Ourinhos: 36,3ºC

- Bebedouro: 36,1ºC

- Barra Bonita: 35,9ºC

- Dracena: 35,6ºC

- Presidente Prudente e Tupã: 35,4ºC

- Bauru: 35,2ºC

- Itapira: 35,1ºC

- Pradópolis: 35ºC

- São Paulo (Interlagos, zona sul), Ituperava e Cachoeira Paulista: 34,9ºC

- São Simão: 34,8ºC

- Taubaté: 34,6ºC

- Itapeva: 34,5ºC

- Iperó: 34,2ºC

- Casa Branca: 34,1ºC

- Ariranha e Marília: 34ºC

- São Paulo (Mirante de Santana, zona norte) e Jales: 33,7ºC

- Bragança Paulista: 33,6ºC

- São Miguel Arcanjo: 33,5ºC

- São Luiz do Paraitinga: 33,3ºC

- Barra do Turvo: 33ºC

- Barueri: 32ºC

- Campos do Jordão: 26,6ºC

Esta é a terceira onda de calor no Brasil em 2025 e a primeira a atingir São Paulo, ainda conforme a Defesa Civil. A previsão é de que as temperaturas comecem a baixar a partir da quarta-feira, 19, com a formação de nuvens de chuva por conta da chegada de uma frente fria no litoral.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), o tempo seguirá abafado nesta quarta na capital, com temperaturas mínimas na casa dos 22°C e máximas acima dos 34°C. À tarde, pode haver pancadas de chuva isoladas de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento.

O fenômeno da onda de calor ocorre quando se forma uma área de baixa pressão, que inibe a formação de nuvens e gera uma espécie de "bloqueio" temporário contra a entrada de massas de ar mais frias. Com isso, as temperaturas excedem a média para aquela região, naquela determinada época do ano, em 5ºC por cinco dias consecutivos ou mais.