Filmes produzidos de norte a sul do Brasil ganham destaque no projeto “Curta a Mostrinha”, que será realizado de 05 a 10/11, em espaços culturais e escolas de Campinas. O objetivo das ações é aproximar o público de 6 a 12 anos da linguagem audiovisual, por meio da exibição de filmes de curta-metragem. Para esta edição, foram selecionados 45 curtas de animação, ficção, videoclipes e documentários, para serem exibidos aos jovens. A programação diária está bem mesclada, garantindo que os jovens de todas as entidades beneficiadas possam ter acesso aos diferentes estilos de produção. Os filmes foram organizados em temáticas como imaginação, memórias, emoções, relações, diferenças, meio ambiente e estão agrupados de forma a despertar a reflexão nos jovens. Os filmes contam com ferramentas de acessibilidades, como audiodescrição, LIBRAS e LSE. Essa edição da mostrinha tem como destaque os filmes em realidade virtual.
O “Curta a Mostrinha” vai contemplar cerca de 1.500 crianças ao longo dos cinco dias de atividades nas escolas públicas e centros culturais da cidade. As duas oficinas de sensibilização previstas no projeto oferecem 60 vagas e são uma forma de aproximar os jovens da prática da produção audiovisual. “As oficinas proporcionam um espaço seguro para a expressão e o desenvolvimento pessoal, contribuindo para a autoestima e o empoderamento das crianças e jovens participantes”, explica Mari. Além das oficinas, também está previsto um cortejo musical destinado aos pequenos espectadores.
O “Curta a Mostrinha” está em busca de novos talentos do audiovisual e procura oferecer elementos que despertem o senso crítico nos jovens, afinal, são eles que, futuramente, estarão à frente das produções. Para Mari Atauri, coordenadora do projeto, o audiovisual é uma ferramenta fundamental na formação do senso crítico das crianças e é muito gratificante poder apresentar aos jovens filmes produzidos em todo o território nacional. “A observação e a interpretação do mundo de maneira crítica e informada são amplamente desenvolvidas por meio das produções em audiovisual. As imagens, sons e as narrativas que compõem o audiovisual deixam o processo de aprendizagem mais envolvente, acessível e rico”, reforça Mari.
A primeira edição do “Curta a Mostrinha” é realizada pela Atauri Produções, com recursos da Lei complementar 195 de 08/07/2022 - Lei Paulo Gustavo - Campinas/SP, Edital de fomento 02/2023 destinado a projetos de Mostras e Festivais de Cinema.
Sessões do projeto "Curta a Mostrinha" têm início em 05/11
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura