Apple vai bloquear iPhones consertados com peças roubadas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Apple divulgou uma nova medida de segurança para combater o uso de peças de iPhones roubados em consertos de outras unidades do smartphone. Um sistema de bloqueio será implementado para interromper automaticamente a reativação de iPhones que receberam componentes reciclados a partir de ações criminosas.

A novidade faz parte de um pacote de regras que a gigante divulgou para que clientes e assistências técnicas independentes possam reaproveitar peças usadas de iPhone em reparos, uma mudança em relação à política atual permitir apenas componentes novos - e algo que sempre gerou críticas à empresa.

As mudanças entrarão em vigor a partir de setembro, primeiro nos EUA e, depois, no resto do mundo. Não há informações quando o sistema de bloqueio passará a valer para o Brasil.

Segundo a Apple, as medidas foram implementadas para aumentar a durabilidade dos aparelhos e reduzir o impacto ambiental de um reparo. Porém, a empresa vem percebendo o aumento de roubos e furtos do iPhone em mercados centrais do seu negócio, como os EUA. Antes da medida das peças, a companhia incluiu um recurso antirroubo no iOS 15, versão mais recente do sistema operacional do iPhone.

O que já é possível fazer

A Apple já possui um recurso chamado Bloqueio de Ativação, que quando ligado impede que um aparelho perdido ou roubado seja reativado. Agora, o recurso será estendido às peças do iPhone. Se um aparelho em reparo detectar que um componente compatível foi obtido de outro dispositivo com o Bloqueio de Ativação ou Modo Perdido ativado, o processo será interrompido, impedindo a continuação do procedimento. Portanto, para impedir que seu iPhone tenha peças reutilizadas em caso de roubo ou perda, é preciso ativar o recurso.

Além disso, é recomendado que os usuários habilitem também em seus aparelhos a função "Proteção de Dispositivo Roubado", anunciado em janeiro. Com ela, caso o ladrão tenha acesso à senha inicial de desbloqueio do iPhone, será preciso o reconhecimento facial (Face ID) para acessar informações sensíveis como senhas e dados da nuvem. Além disso, o recurso também é exigido para restaurar os padrões de fábrica, usado para "resetar" o aparelho.

A Apple também afirma que possui um método rigoroso para confirmar se uma peça de reparo é original ou não, por meio de sensores biométricos do Face ID (reconhecimento facial) e Touch ID (impressão digital).

Com as mudanças, clientes e centros de serviço não precisarão mais informar o número de série de um aparelho ao solicitar peças para consertos que não envolvem a troca da placa lógica.

Em outra categoria

O ator Can Yaman investe seriamente em seu papel de galã turco do momento. Em entrevista coletiva na noite desta terça-feira, 25, para a divulgação da série El Turco, da qual é o protagonista, Yaman não poupou galanteios de gosto duvidoso às influenciadoras que aguardavam ansiosas para fazer selfies com ele. "Seu cabelo é lindo", disse para uma delas. "Você tem namorado?", perguntou para outra.

Para a coletiva e sessão de fotos, o ator se apresentou com calça preta, camisa da mesma cor aberta no peito, vários colares e anéis, barba feita à régua e bronzeado em dia. "Eu amo as mulheres", disse durante a entrevista. "Adoro ficar cercado por elas; não gosto quando homens me pedem selfies."

O ator, de 35 anos, está no Brasil desde o último domingo para a divulgação da nova série, disponível na plataforma Globoplay desde a última sexta-feira, 21. Em El Turco, Can Yaman interpreta o guerreiro Hasan Balaban, o turco do título, um soldado do Império Otomano que, depois de gravemente ferido na célebre batalha de Viena, de 1683, acaba sendo acolhido na remota vila de Moena, na província de Trento, nos alpes italianos, onde se torna um herói local ao lutar ao lado dos moradores contra os desmandos dos senhores feudais.

Até hoje, o vilarejo de Moena celebra anualmente, de 19 a 21 de agosto, o festival La Turchia, que faz uma homenagem à fusão das culturas italiana e turca, com desfiles, apresentações musicais e trajes tradicionais. A influência local da história é tão forte que há uma estátua do soldado na praça central do vilarejo. A série, em seis episódios, é a primeira produção turca com elenco internacional e falada em inglês.

Para interpretar o intrépido guerreiro otomano, Yaman conta que se preparou para o papel durante oito meses, ao longo dos quais praticamente teve que se tornar "um atleta", tomando aulas de artes marciais e arco e flecha.

"Eu tinha que fazer aquilo tudo; então tive oito meses para me transformar em um guerreiro", afirmou.

Nascido em Istambul, na Turquia, Can Yaman iniciou sua carreira em 2014 na série Gonul Isleri. O ator é formado em Direito pela Universidade de Yeditepe, mas optou por seguir a carreira artística, tornando-se hoje um dos principais nomes das produções turcas. Ele também foi o protagonista da série Sr. Errado, uma comédia romântica também disponível na Globoplay.

O ator está bastante ciente dos fãs clubes femininos que coleciona ao redor do mundo desde que as produções turcas começaram a ser disponibilizadas nas plataformas de streaming.

"Me sinto muito agradecido, agradeço a Deus todas as noites e todas as vezes que falo com ele", disse. "O que eu estou vivendo é surreal, é como um conto de fadas."

Segundo ele, a fama mundial pode ser algo esperado para um ator americano, mas não para um turco.

"Eu sei o quanto é improvável, como ator turco, fazer esse sucesso todo, não só no Brasil, mas também na Inglaterra, na Espanha, na Rússia, no Egito; sei que não é algo trivial, que não acontece sempre, mas muito único."

Yaman contou que cresceu assistindo novelas brasileiras com a avó, em Bodrum, uma milenar cidade portuária no Mar Egeu, e que aprendeu muito com as produções do Brasil.

"Nessa época, todas as mulheres eram obcecadas com as novelas brasileiras", afirmou. "Mas os homens turcos são mais bonitos que os brasileiros."

Aline foi a décima eliminada do BBB 25 nesta terça-feira, 25, com 51,73% dos votos. A sister disputou o Paredão com Maike e Diego Hypolito, que receberam 47,34% e 0,93%, respectivamente. O Paredão ultrapassou 200 milhões de votos e foi o recorde do programa.

Na semana passada, Gracyanne Barbosa foi a nona eliminada, com 51,38% dos votos. A berlinda disputada pela influenciadora com Eva e Daniele Hypolito teve o recorde de votação da temporada. Veja, abaixo, a lista de quem já saiu do BBB 25.

Pouco antes da eliminação, Maike disse estar "com o coração apertado". Já Aline afirmou estar "feliz com a história que escreveu no BBB". Diego comentou que se sente mais "tranquilo" do que os outros paredões que já disputou.

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt refletiu sobre a divisão entre dois grupos no BBB 25 e sobre a necessidade de os jogadores assumirem uma postura "combativa", apesar de a atitude não ser garantia de permanência no jogo. Ele também mostrou os objetos enviados por familiares aos emparedados no último Sincerão.

Ao sair da casa, Aline falou que "viveu intensamente" no reality. "Eu não tenho do que me desculpar, porque essa sou eu e eu quero que vocês não tenham medo de ser quem vocês são. Vocês não precisam se justificar o tempo todo. Quem tiver que entender vai entender", disse ela aos demais brothers.

Relembre como foi a formação do Paredão

Eva e Maike foram indicados ao Paredão por Vinícius, que atendeu o Big Fone no sábado, 22. No domingo, 23, Delma usou o Poder Marreta (Curinga) para salvar um dos participantes indicados pelo Big Fone e escolheu Eva.

A líder da semana, Renata, indicou Aline à berlinda. Os dois mais votados pela casa (Vilma e Diego Hypolito) se juntaram ao indicado pelo Big Fone (Maike) e disputaram a Prova Bate-Volta. Vilma levou a melhor e se livrou do paredão.

Quem já saiu do BBB 25?

- Arleane e Marcelo

- Edilberto e Raissa

- Giovanna

- Gabriel

- Mateus

- Diogo Almeida

- Camilla

- Thamiris

- Gracyanne Barbosa

Durante uma conversa na área externa da casa do Big Brother Brasil 25, Renata contava a Maike suas experiências anteriores, de viagens e a relação com as alunas, quando o paulista a elogiou: "Tu é uma pessoa que me encantou por causa do jeito que você lida com Deus".

"Eu queria que você soubesse que você é incrível", prosseguiu ele. "Não perde esse coração, não deixa nada, nem raiva, nem rancor, nem nada, tomar conta dele, que tu é uma menina muito f***." A bailarina agradeceu, e Maike completou: "Eu acho muito lindo também como você fala da sua mãe."

Maike então relembrou a ocasião em que Renata voltou da Vitrine Seu Fifi: "Poucas pessoas fariam o que você fez, com o tanto de informação e poder. Pouquíssimas pessoas aqui teriam o senso de poupar coisas, de escutar até um aliado falar algo e não se afastar dele. Isso é maturidade. (...) Tem que ter coragem. Tu é corajosa. Eu admiro isso." Renata agradeceu e disse acreditar que todos que estão na casa são corajosos.

Maike vinha investindo Renata durante as festas do reality, assim que Giovanna, seu primeiro affair na casa, foi eliminada. Mas a bailarina nunca deixou o relacionamento entre os dois evoluir para além da amizade, e sempre desconversava quando o ex-atleta entrava nessa seara.