A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atendeu parcialmente recurso da Light e autorizou o refaturamento referente a usina Governador Leonel Brizola (TermoRio). Com isso, foi reconhecido um componente financeiro negativo de R$ 128,82 milhões, a preços de março de 2025, corrigido pela Selic até o Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2026.
Os componentes financeiros impactam a tarifa de energia elétrica. Sem o ajuste haveria ônus indevido ao consumidor, segundo a Aneel. A Agência informou que a Light registrou de forma equivocada, em julho de 2024, os dados da usina geradora, o que gerou o sobrecusto.
A Light havia apresentado pedido de reconsideração para ajustes na resolução que homologou o resultado do RTA de 2025. Os demais pleitos não foram atendidos pela Aneel.
0 Comentário(s)