O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, palestrará no evento "Novas Tendências do Direito Comum – Inteligência Artificial, Análise Econômica do Direito e Processo Civil”, que reúne em Londres, na Inglaterra, profissionais do Direito, estudantes e acadêmicos do Brasil e do Reino Unido.

Toffoli apresentará as ferramentas de inteligência artificial utilizadas na Justiça brasileira, como o programa "VICTOR", do STF, e o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJE), a cargo do CNJ, que atingiu 20,6 milhões de casos registrados por meio eletrônico em 2018, quase 85% do total de processos.

O presidente do STF terá, ainda, reunião com o juiz Robin Knowles, da Alta Corte de Justiça da Inglaterra e País de Gales, com quem tratará de temas de colaboração bilateral de interesse do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça.

Processo Civil

O vice-presidente da Suprema Corte, ministro Luiz Fux, palestrou no evento e falou sobre a conciliação como melhor forma de solução de litígios na segunda-feira (2). "O Brasil é um país que tem, na cultura do povo, a ideia de judicialização. A melhor forma de solução é a conciliação, onde não saem vencedores nem vencidos e se otimiza o relacionamento social", lembrou.