Drauzio Varella revela como foram os últimos dias de Jô Soares

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O médico Drauzio Varella estava entre as quatro pessoas que acompanharam os últimos momentos de Jô Soares, que morreu em agosto de 2022. As outras pessoas presentes eram Carlos Jardim, médico responsável pelo caso; Flávia Pedras, ex-mulher do apresentador; e Zélia Duncan, cantora e atual mulher de Flávia. Em um depoimento comovente na série documental Um Beijo do Gordo, da Globoplay, Drauzio Varella compartilhou como foi a despedida serena e consciente de Jô.

 

"Eu gostaria muito de terminar os meus dias como ele terminou os dele. Ele chamou a gente, as pessoas mais íntimas, e disse: 'Eu vivi 84 anos. Vivi muito bem, fiz muitas coisas. Eu não quero viver a qualquer preço. O que eu queria mesmo agora era ir pra minha casa e morrer vendo os filmes antigos que eu gosto'", contou o médico.

 

Varella, que se tornou amigo de Jô Soares há mais de 40 anos, lembrou a sabedoria e tranquilidade do apresentador ao aceitar o fim da vida. Apesar do desejo de voltar para casa, Jô estava fraco demais e teve que permanecer no hospital, onde recusou intervenções mais invasivas, como ida à UTI, hemodiálise ou intubação. "Pô, Jô, cê quer dirigir até a cena final?", brincou Varella, recebendo como resposta: "Exatamente, eu quero dirigir a cena final".

 

Jô Soares faleceu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, devido a uma insuficiência renal e cardíaca relacionada à sua condição de obesidade.

Em outra categoria

A missão Polaris Dawn, da SpaceX, prevista para ser lançada na madrugada desta segunda-feira, 9, foi adiada mais uma vez. O novo lançamento está previsto para a madrugada de terça-feira, 10.

A mudança foi anunciada na página da SpaceX nas redes sociais. Segundo a empresa, o clima está "40% favorável para a decolagem" e as condições nos possíveis locais de amerissagem para o retorno da nave à Terra ainda estavam sendo observadas.

O horário inicialmente previsto para a missão, 4h38 no horário de Brasília, se manteve. Segundo a empresa de Elon Musk, outros dois horários podem ser usados: 6h23 e 8h09, também horário de Brasília. Se ainda assim algo impedir o lançamento, uma nova tentativa pode ser realizada na quarta-feira, 11, nos mesmos horários.

A missão Polaris Dawn tinha lançamento previsto para 27 de agosto, mas foi adiada devido a problemas técnicos. No dia seguinte, condições meteorológicas adversas impediram o lançamento. Inicialmente programada para 2022, a missão foi adiada de novembro para dezembro daquele ano. Novos adiamentos ocorreram em março de 2023 e abril de 2024. Já em agosto, mais três prorrogações, culminando com o adiamento desta segunda-feira.

O objetivo final do Programa Polaris é validar a tecnologia da Space X para poder levar civis até o espaço. A missão conta com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço.

Será a primeira vez, desde a era Apollo, em 1970, que seres humanos estarão tão distantes da Terra, há cerca de 1,4 mil quilômetros. Além disso, a Space X se tornará a primeira empresa privada a realizar uma caminhada espacial - com a cápsula Dragon totalmente despressurizada -, o que está sendo considerado como uma revolução para o turismo espacial.

Junto a Space X, liderada por Elon Musk, o bilionário Jared Isaacman, que é piloto e astronauta, está por trás do financiamento do Programa Polaris Dawn. A tripulação terá, além de Isaacman, Scott "Kidd" Poteet, tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana, a engenheira Sarah Gillis e a médica Anna Menon. Sarah e Anna serão as primeiras funcionárias da empresa de Musk a viajar para o Espaço.

O Estado do Paraná deve enfrentar, a partir desta semana, nova onda de calor, sobretudo na região dos Campos Gerais, no centro-sul do Estado e na capital, Curitiba, alertou na sexta-feira (6) o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em vídeo postado na conta do Instagram da instituição.

Segundo ele, já fim de semana haveria gradativa elevação das temperaturas, "voltando a fazer bastante calor em grande parte das regiões paranaenses", disse. "Só o litoral e a Serra do Mar seguem com temperatura amena."

Jacóbsen advertiu também que, nesta semana que se inicia, além das altas temperaturas, a onda de calor virá acompanhada de baixa umidade do ar, "abaixo dos 30% no período de maior aquecimento". "Outra ressalva é que a qualidade do ar volta a ficar ruim, pelo ingresso de material particulado das queimadas no Centro-Oeste e Norte do Brasil." A média da umidade relativa do ar mínima para a semana pode ser inferior a 20% nas regiões norte e noroeste e menor do que 30% nas regiões central e sudoeste do Paraná, conforme a Simepar. Somente o litoral deve registrar umidade relativa mínima superior a 60% no período.

Na quarta-feira passada (4), o governo do Paraná já havia decretado situação de emergência em todo o Estado por causa da estiagem que atinge vários municípios desde o mês passado. "Somente em agosto, o Paraná registrou cerca de 20 mil focos de calor, aproximadamente seis vezes mais do que foi registrado em julho", diz em nota o governo paranaense. Ainda conforme a nota, a situação deve persistir pelo menos até metade de setembro.

Um caminhão que transportava 6 mil dinamites pegou fogo na tarde deste domingo, 8, no km 193 da Rodovia Washington Luís (SP-310), na altura da saída para Corumbataí (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início na cabine do caminhão e ocorreram algumas explosões, mas as equipes chegaram ao local a tempo de evitar a detonação da carga.

O fogo foi controlado e não há feridos. Segundo a concessionária Eixo SP, as pistas foram completamente liberadas por volta das 23h30. Devido ao risco de explosão, policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) estiveram no local.

Fogo na Castelo Branco

Na noite de domingo, 8, um outro incêndio foi registrado nas proximidades da Rodovia Castelo Branco (SP-280), na altura do km 57, entre os municípios de Araçariguama e São Roque. A concessionária CCR Viaoeste informou que o centro de controle está monitorando a área e que os bombeiros foram notificados. Não há bloqueio no trecho.