9ª Primavera dos Livros de São Paulo chega ao Galpão Cultural Elza Soares a partir de 30/8

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento que ocorre entre 30 de agosto e 1º de setembro no Galpão Cultural Elza Soares, do Armazém do Campo, traz programação integrada com palestras, bate-papos e lançamentos

 

O livro enquanto patrimônio cultural e histórico e a bibliodiversidade percebida como ensejo prático da democracia são os valores que norteiam a curadoria da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) e a Câmara Periférica do Livro (CPL) para a promoção da 9ª Primavera dos Livros de São Paulo, encontro que reúne editoras, livreiros, autores e educadores de arte que, reunidos, celebram a importância de um olhar crítico e coletivo para o mercado de produção literária do país. Este ano, o evento ocorrerá entre 30 de agosto e 1º de setembro, no Galpão Cultural Elza Soares, do Armazém do Campo, um espaço democrático localizado na região central da cidade que acolherá, além de mais de 50 editoras expositoras, uma intensa programação de debates, palestras e oficinas.

 

Entre os destaques da programação, estão discussões importantes para o universo do livro. Uma das mesas confirmadas vai discutir "Censura e crítica na literatura para as infâncias: o perigo da falsa simetria", com apoio de A Casa Tombada e mediação da jornalista e professora Cristiane Rogério. Para a mediadora, "toda vez que alguém fala sobre um livro ter sido 'censurado' em alguma escola, biblioteca ou qualquer outro acervo voltado à infância eu questiono qual livro é, quem reclamou dele e por quê. Isso porque a ideia da censura – horrorosa, principalmente para nós, brasileiros com memória – assusta tanto que, muitas vezes, engole o debate. Passa-se o tempo todo, especialmente nas redes sociais, mais falando do ato e menos do livro. E por que isso seria importante? Porque hoje estamos nos revendo como sociedade e estamos revendo, sim, o que produzimos para a literatura e as infâncias no último século no Brasil. Temos muito do que nos envergonharmos e é preciso falar sobre isso. A censura não pode engolir a crítica e nem a crítica pode determinar a censura, e é justamente enfrentar este debate o melhor caminho para avançarmos juntos".

 

A mesa será formada pela escritora Heloisa Pires de Lima, pelo ilustrador Rodrigo Andrade, pelo pesquisador João Luís Ceccantini e pela editora Valeria Pergentino (Ed. Solisluna) e acontece no sábado, dia 31 de agosto, às 15h30.

 

Este ano, um novo Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) está em discussão e ano que vem será renovado, após 10 anos de vigência, o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) de São Paulo. Em paralelo, estão em andamento as gestões para a criação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de São Paulo. Representantes das três instâncias também estarão presentes para discutir essas políticas públicas estruturantes da área do livro.

 

O evento também conta com intervenções de slams e saraus e com programação para crianças com O Casulo Viajante, uma Kombi transformada em espaço de contação de histórias e música.

 

A programação, que é totalmente gratuita e se apoia numa curadoria pautada em valores como a representatividade e a resistência perante a lógica mercadológica dos eventos literários nas metrópoles, acontecerá diariamente, das 11h às 20h.

 

A partir da temática "Bibliodiversidade: pilar da Democracia", a Primavera dos Livros exerce papel significativo na luta por um mercado editorial mais amplo, que inclua todas as faixas sociais em todos os níveis da atividade. Nesse sentido, um dos grandes trunfos do evento é promover a visibilidade de obras que nem sempre estão disponíveis nas grandes redes de livrarias, permitindo uma troca direta entre leitor, editora e autor, além de criar parcerias fundamentais como essa onde atuam a Ação Educativa e a CPL – Câmara do Livro Periférico. Lizandra Magon de Almeida, atual presidente da LIBRE, destaca que o livro é o pilar do debate ampliado, público e inclusivo. Segundo Lizandra, sem livro, não haveria política popular nem democracia. A ascensão do povo como parte da vida política e, portanto, a construção da democracia, a partir do século XIX, se dá paralelamente, mas não por acaso, à ascensão do livro enquanto objeto público e mercadoria.

 

Ante tais objetivos, a aproximação da Primavera dos Livros com a CPL - Câmara Periférica do Livro consolida o desejo das duas entidades em trabalhar de forma coletiva e fortalecer vozes e escritas que traduzam o sentimento de representatividade. "Realizar a terceira edição da Feira do Livro Periférico junto com a Primavera dos Livros será um grande estímulo para as mais de 30 editoras que estão articuladas na CPL. Será um espaço de troca e aprendizado com quem está na batalha do livro há muito mais tempo do que nossas editoras periféricas, a maioria constituída nos últimos dez anos", comenta Eleílson Leite, responsável pela CPL e coordenador da área de cultura da Ação Educativa, instituição que há 30 anos atua nos campos da educação, da cultura e da juventude. A CPL - Câmara Periférica do Livro, por sua vez, é uma rede criada para atuar no fortalecimento de editoras e selos atuantes nas periferias de São Paulo e cidades limítrofes do Rio de Janeiro e de Belém, no Pará.

 

Em 29 de agosto, antecedendo o evento, acontece o tradicional Dia do Editor, com palestras e mesas de discussão voltadas ao fazer editorial. A programação especial acontecerá na recém-inaugurada Livraria Expressão Popular, na Al. Nothmann, 806, Campos Elíseos, das 10h às 18h, e toda a programação estará disponível no @ligabrasileiradeeditoras e em www.libre.org.br

 

A Primavera dos Livros, que tem origem no ano de 2002, no Rio de Janeiro, e parte para sua 9ª edição em terras paulistanas, foi idealizada para subverter o mercado que prioriza e facilita somente grandes editoras, em eventos que possuem uma lógica de mercado que não consegue entender profundamente a diversidade presente nos títulos de editoras pequenas e independentes. Atualmente, a entidade reúne quase 200 editoras independentes do país, e a Primavera dos Livros é parte da estratégia da instituição para chamar atenção às políticas relacionadas ao livro e à abertura do mercado editorial para assuntos como sexualidade, racismo e a questão das mulheres, entre outros assuntos sensíveis à sociedade contemporânea e fundamentais para uma representatividade democrática e justa.

Em outra categoria

Celebrado em 10 de fevereiro, agenda contará com caminhada, apresentações musicais, atividades infantis, aulas variadas, cinema no museu e um bolo para o tradicional parabéns

Completando seus 128 anos no dia 10 de fevereiro, o Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal contará com uma agenda de atividades gratuitas para que seus visitantes possam celebrar a data de forma mais que especial. Entre as ações programadas pela Urbia, administradora do espaço, os visitantes poderão participar da caminhada histórica; curtir apresentações musicais, atividade de Carnaval para as crianças, aulas de yoga e de dança, treinamento funcional e um bolo para reunir os frequentadores do Parque e marcar a data cantando parabéns.
 

Confira abaixo a programação completa:

 

Treinamento Funcional, Aula de Yoga e Aula de Dança

Para começar o dia praticando atividade física ao ar livre, das 9h às 10h, a professora Andréa Schaidt, voluntária do Horto, realizará uma aula de Treinamento Funcional gratuita, na quadra de areia do Parque. A modalidade é uma forma de exercício físico que visa melhorar a capacidade funcional do corpo para realizar atividades cotidianas de maneira mais eficiente e segura. Além dos benefícios físicos, o treino proporciona também o contato com a natureza, o que contribui para a redução do estresse e para a melhora do bem-estar emocional.
 

Das 9h30 às 10h30, a instrutora voluntária Sandra Ladwig conduzirá uma Aula de Yoga gratuita na Tenda do Horto Florestal para os visitantes. A atividade prevê o ensino de técnicas para fortalecer o corpo e a mente de forma interligada, além de exercícios de respiração, postura e meditação. Para participar, é recomendado o uso de roupas leves e que permitam a mobilidade do corpo. Também é necessário levar tapete próprio para a prática da modalidade.
 

Por fim, das 10h30 às 12h30, também na Tenda do Parque, os frequentadores poderão participar de uma Aula de Dança superanimada com a instrutora Ana Pantera, voluntária do Parque. Com músicas variadas e movimentos energéticos, a dança é uma atividade que trabalha o corpo todo, melhorando a coordenação motora, o condicionamento físico e o humor. A aula será composta por passos simples, coreografias animadas e são indicadas para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
 

Todas as aulas são livres para todos os públicos e menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis.

 

Caminhada Histórica do Horto Florestal

Outra opção para quem quer iniciar o dia praticando alguma atividade física, além de conhecer um pouco mais sobre o Parque, das 9h às 11h, a equipe educativa da Urbia realizará a Caminhada Histórica do Horto Florestal, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA. Com saída da portaria principal do Parque, localizada na Rua do Horto, 931, a atividade se trata de um circuito educativo e guiado, no qual os visitantes passarão pelas raízes do espaço, entre as edificações históricas, árvores centenárias e pela área institucional do Horto, em que só pode ser acessada nessa data e com esse circuito. A participação é gratuita, livre para todos os públicos e menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

 

Música no Horto

A agenda também contará com Música no Horto, apresentações ao vivo para que os visitantes possam apreciar um repertório repleto de músicas populares em meio à natureza exuberante do Parque. As apresentações serão realizadas das 12h às 13h e das 15h às 16h, na Alameda do Campo de Futebol do Horto Florestal. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Vale ressaltar que menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis.

 

1º Bloquinho da Criançada no Horto

Neste ano, o feriado de Carnaval está agendado para o mesmo final de semana do aniversário do Parque. Sendo assim, a Urbia preparou o 1º Bloquinho da Criançada no Horto, com marchinhas carnavalescas, brincadeiras e desfile de fantasias. Acompanhadas de seus responsáveis, as crianças poderão desfilar no tapete do Horto com as suas melhores fantasias e se divertirem muito. Para entrar na brincadeira, cada participante deverá se apresentar com 30 minutos de antecedência ao desfile, no Centro de Visitantes do Parque, local em que será realizado o evento. Todos que participarem ganharão uma cortesia no Urbiabike, serviço de aluguel de modais, de acordo com a disponibilidade. A atividade é gratuita e será realizada às 14h.

 

Hora do Bolo de Aniversário do Horto Florestal

Às 14h30, em frente ao Centro de Visitantes, será a Hora do Bolo. A equipe da Urbia convida todos os visitantes do Parque a cantarem parabéns ao Horto para celebrar seu aniversário. Um bolo de 128 quilos será servido aos frequentadores do parque, em comemoração aos 128 anos do espaço. O acesso é livre, gratuito e menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

 

Uma Noite no Museu Florestal com Cinema

Para finalizar o dia de comemoração com chave de ouro, a Urbia realizará Uma Noite no Museu Florestal com Cinema, das 18h às 20h. A sessão de cinema será com um filme infantil, contará com muita pipoca para tornar a experiência ainda mais especial. Para participar, os interessados devem adquirir o ingresso de R$15, a inteira, ou R$7,50, a meia, no Centro de Visitantes do Parque ou pelo site UrbiaPass.

 

Transporte público, táxi ou carros de aplicativo

Quem optar pelo transporte público poderá acessar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Tucuruvi, as alternativas são: 2020/10 Metrô Tucuruvi - Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana - Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana - Vila Albertina. Já quem for de táxi ou carros de aplicativo, o endereço é Rua do Horto, 931.

Os avanços tecnológicos transformaram radicalmente a forma como planejamos, vivenciamos e recordamos nossas viagens. Aplicativos e tecnologias desempenham um papel crucial ao simplificar e aprimorar a experiência do viajante, proporcionando uma jornada mais tranquila e enriquecedora. A importância dessas ferramentas é multifacetada, abrangendo desde a fase de planejamento até a recordação das memórias da viagem. 



Essas tecnologias oferecem conveniência, segurança e uma viagem personalizada. Ao integrar as ferramentas em cada etapa do processo, os viajantes podem aproveitar ao máximo cada parte do seu itinerário, tornando a viagem uma experiência inesquecível.



Sabendo da importância do planejamento para o turismo, reunimos cinco ferramentas que vão facilitar a sua viagem. Confira!



Cidadania4u: Fundada em 2019 por Rafael e Rodrigo Gianesini, a Cidadania4u surgiu a partir de uma dor dos irmãos, que tiveram que aguardar uma década para ter sua cidadania italiana reconhecida. Devido às dificuldades que enfrentaram via consulados, decidiram apostar na tecnologia como alternativa para eliminar a burocracia e ajudar outras pessoas que - assim como eles - têm o direito à dupla cidadania. Criaram, então, um aplicativo exclusivo onde o cliente pode monitorar, em tempo real, o passo a passo do seu processo. A empresa conta com profissionais com mais de uma década de experiência no mercado de reconhecimento de cidadanias italiana, portuguesa e espanhola e, junto à tecnologia aplicada, está mudando o cenário para descendentes desses países no Brasil.



CittamobiHá quase dez anos no mercado, a Cittamobi é uma empresa brasileira com tecnologia própria desenvolvida no Brasil que tem como objetivo auxiliar o passageiro a melhorar sua experiência na utilização do transporte público. Por meio de suas soluções tecnológicas, a empresa tem como premissa colocar o passageiro do transporte coletivo no centro e digitalizar a experiência de mobilidade por meio de uma Rede Vida que soma três vertentes importantes: operadores, usuários e órgãos gestores, fornecendo informações em tempo real sobre horários, itinerários, localização dos veículos e atualizações do sistema. Até o momento tem mais de 25 milhões de downloads nas mais de 330 cidades que atua.



Airbnb: O aplicativo facilita o planejamento da viagem, permitindo que os viajantes explorem opções, comparem preços e façam reservas com apenas alguns toques na tela. Essa eficiência é crucial para otimizar o tempo e garantir a disponibilidade de serviços desejados. 



Google Maps: Durante a viagem, o aplicativo de mapas desempenha um papel vital na orientação, fornecendo direções precisas, informações sobre o tráfego em tempo real e detalhes sobre pontos de interesse. Isso reduz a probabilidade de se perder e ajuda os viajantes a explorarem destinos de maneira mais segura. 



Uber: Os aplicativos de transporte transformaram radicalmente a dinâmica da mobilidade global. Ao oferecer uma solução ágil e acessível, a disponibilidade de carros e motoristas particulares para deslocamentos entre diversos destinos soluciona desafios para muitos viajantes. 

A campanha iniciou na última  quinta (01) e é válida até 14 de fevereiro

Em comemoração ao "Valentine's Day", tradicional data em que se comemora o "Dia dos Namorados" em diversos países, a TAAG, Linhas Aéreas de Angola, vai oferecer compras de passagens com até 50% de desconto nas tarifas do segundo bilhete. A promoção é válida, a partir de 1º de fevereiro, para voos internacionais operados pela companhia angolana e voos compartilhados (regime de codeshare) com a GOL e a Iberia.

Os bilhetes podem ser adquiridos nos canais de vendas habituais: lojas, call center, website e agências de viagens parceiras da TAAG.

O período de venda promocional acontece de 1º a 14 de fevereiro de 2024. Os pacotes incluem passagens aéreas de ida e volta, e os passageiros devem realizar suas viagens no período de 1º de fevereiro a 31 de março de 2024.

A TAAG voa para o Brasil há mais de 30 anos e, desde 2022 designou a Airlinepros Brazil como General Sales Agent (GSA) no país. Atualmente, a companhia conecta o país (São Paulo) a diversos destinos na África (por meio de Angola-Luanda), com cinco frequências semanais saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Desde outubro do ano passado, os passageiros brasileiros não necessitam de visto para visitar Angola.

Mais informações pelo site da TAAG.