'Corre Preto': veja o grupo gaúcho que promove atividade física, saúde e identidade racial

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O coletivo "Corre Preto" é um grupo gaúcho de corrida, ou seja, organiza eventos que são ambientes de apoio para a atividade física coletiva e os cuidados com a saúde física e mental dos corredores. Ao focar em participantes negros e negras, o grupo se torna um espaço de pertencimento, cuidado, representatividade e identidade racial.

As corridas e caminhadas mensais são organizadas de forma independente, com apoio de algumas marcas, desde 2023, em percursos de 3 km e 5 km. A última reuniu 450 pessoas negras, entre crianças, adolescentes e idosos, na orla do rio Guaíba, um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre (RS). Foi quase o dobro do último evento, realizado em agosto. A próxima edição está marcada para o dia 26 de outubro no mesmo local.

"Vários fatores explicam esse crescimento, como a popularidade crescente da corrida, a simplicidade da prática desse esporte e, principalmente, o desejo de pertencer, de se identificar e de se sentir acolhido", diz a administradora Nicole Mengue, 27 anos, coordenadora do grupo ao lado de outros quatro profissionais: o bombeiro militar Vitor Hugo Oliveira, 30 anos; o educador físico Rodrigo Peres, 31; a psicóloga Monique Machado, 30, e o diretor de criação Denison Fagundes, 40.

"O 'Corre Preto' é um espaço potente de transformação, troca e de fazer amizades. Estamos aquilombando!", completa Nicole.

O termo "aquilombar", bastante comum entre pessoas pretas, traz novos significados aos locais de refúgio de africanos escravizados e afrodescendentes durante a escravidão no País. Hoje, ele simboliza a criação de espaços de pertencimento, afetividade, acolhimento, sociabilidade e de fortalecimento da identidade cultural para a população negra.

Um dos objetivos principais do coletivo é combater o sedentarismo e reafirmar a importância da atividade física para prevenir doenças, diminuindo os índices de sedentarismo. A preocupação é mais do que necessária.

De acordo com dados do Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra) há uma grande discrepância entre negros e brancos na utilização dos serviços de saúde. Em praticamente todos os indicadores, a população negra tem desvantagem. Diabete, hipertensão, doença renal crônica e obesidade são alguns dos problemas de saúde mais frequentes.

A partir desse movimento, o coletivo 'Corre Preto' contribui com a representatividade e identificação da negritude, combatendo o racismo estrutural pela atividade física. "Pessoas pretas existindo e resistindo é uma forma de reparação histórica. É preciso estar vivo para dar continuidade à nossa ancestralidade e negritude", diz Monique.

Em outra categoria

Bruna Biancardi, que está grávida de Neymar, compartilhou com seus seguidores que preparou uma decoração especial para a Páscoa com a família, mas recebeu críticas nas redes sociais. No domingo, 20, ela rebateu uma internauta que detonou suas escolhas para a celebração.

"Mas a Páscoa não tem nada a ver com coelhos, amiga", escreveu a internauta nos comentários da publicação.

No vídeo divulgado pela influenciadora, é possível ver que pelúcias do animal enfeitavam as mesas, além de ele ser exibido em uma grande estátua na porta do evento.

"Entendo que cada um tenha sua visão, mas aqui em casa celebramos a Páscoa com leveza e alegria, especialmente pensando na minha filha pequena, que ama coelhinhos e essa magia toda", argumentou Bruna na resposta.

Ela continuou: "A decoração foi pensada com carinho para criar boas memórias para ela e para as crianças que estavam aqui, sem qualquer intenção negativa. Espero que, mesmo com opiniões diferentes, a gente consiga respeitar o espaço e o momento do outro. Na sua casa você pode fazer como quiser."

A modelo é mãe de Mavie, de 1 ano, fruto do relacionamento com Neymar, e está grávida de Mel, sua segunda filha com o atleta.

Vitória Strada foi eliminada na noite do domingo, 20, no 19º Paredão do Big Brother Brasil 25, o último antes da grande final, com 54,52% dos votos. João Pedro ficou com 38,92%, enquanto Renata levou apenas 6,56% dos votos.

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt fez uma retrospectiva da jornada dos três emparedados.

Ele destacou que Vitória foi a participante que mais enfrentou o Paredão, disputando a berlinda sete vezes.

Além disso, disse que o destaque de Vitória é "fazer tudo com a maior vontade, esbanjando carisma". "É celebrar com pureza, comemorar dando cambalhota. Ser infantil no melhor sentido na palavra. Levar a vida com leveza", completou sobre a Sister.

Como foi formado o Paredão?

O último Paredão do BBB 25 foi formado após a Prova do Finalista, disputada após a eliminação de Diego Hypolito na última quinta-feira, 17.

Guilherme saiu como vencedor após uma prova de resistência de quase 12 horas e garantiu a vaga direta na final.

Com isso, Renata, João Pedro e Vitória foram direto para a berlinda. A votação foi aberta na noite de sexta-feira, 18.

A grande final

Com a eliminação de Vitória, Renata, João Pedro e Guilherme disputam a grande final do programa.

O anúncio do vencedor ocorre no programa ao vivo na terça-feira, 22 de abril.

Após a última edição da dinâmica Pegar ou Guardar, o valor do prêmio do BBB 25 ficou em R$ 2.720.000.

Um ônibus que transportava o cantor Ferrugem e sua equipe se envolveu em um acidente de trânsito na manhã deste domingo, 20, na região de Porto Alegre. Ninguém ficou ferido.

Na noite anterior, o artista havia se apresentado no festival Festimar, na cidade de Rio Grande, no litoral gaúcho.

Segundo comunicado divulgado pela empresa responsável pelo veículo, o acidente ocorreu por volta das 6h45 da manhã na BR-290, próximo à Ponte do Guaíba, que liga a capital ao interior do Estado.

Ferrugem falou sobre o ocorrido em suas redes sociais, compartilhando uma foto da frente do ônibus com os vidros estilhaçados. "Livramento! Um senhor acidente, mas graças a Deus todos estão bem", escreveu.

Mais tarde, gravou um vídeo explicando o acidente: "Destruiu tudo ali, a frente do ônibus, a porta foi arrancada, mas, graças a Deus, ninguém se machucou. Todo mundo bem, todo mundo inteiro."

O cantor também esclareceu que o acidente não atrapalharia o show que fará na noite deste domingo, 20, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

Durante a tarde, ele mostrou que estava almoçando com a família antes de se encaminhar para a apresentação.

Em nota, a Mônica Turismo, responsável pelo ônibus, disse que os danos do acidente foram apenas materiais.

"A empresa imediatamente solicitou a substituição do veículo, mas não houve necessidade, a equipe preferiu ir até o aeroporto com o mesmo veículo para evitar atrasos", diz o comunicado.