Reino Unido: arqueólogos encontram restos de avião da 2ª Guerra Mundial

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Restos de um bombardeiro da Segunda Guerra Mundial foram encontrados por arqueólogos no condado de Suffolk, no Reino Unido, próximo ao 80º aniversário de sua queda. Além da fuselagem da aeronave, a equipe encontrou estojos de balas e outros itens, segundo informações do jornal britânico The Telegraph.

Uma equipe de 40 profissionais, incluindo ex-militares do Reino Unido e militares americanos em atividade, passou vários meses escavando o local. A organização de arqueologia britânica Cotswold Archaeology liderou a equipe de voluntários para resgatar os itens encontrados.

O bombardeiro B-17 apelidado de "Little Blue Boy" foi partido ao meio em uma colisão no dia 19 de julho de 1944, enquanto tentava retornar a uma formação aérea. Oito dos dez tripulantes americanos morreram.

Os corpos do piloto Walter Malaniak, da Pensilvânia, 26, do copiloto Aaron Brinkoeter, do Texas, 24, e do operador de rádio Ronald Grey, de Nova York, 27, não puderam ser recuperados na época.

Agora, a equipe descobriu itens importantes do acidente, incluindo uma etiqueta de identificação de Brinkoeter.

"Este projeto tem sido uma experiência profundamente comovente para todos os envolvidos", disse a líder da equipe e gerente de engajamento da Cotswold Archaeology, Rosanna Price. "Como arqueólogos, raramente recuperamos objetos de indivíduos com identidades e nomes conhecidos e parentes vivos", afirmou.

Em outra categoria

Paolla Oliveira concedeu uma entrevista ao Fantástico na noite deste domingo, 16, em que afirmou que vai deixar de ser a rainha de bateria da escola de samba Grande Rio depois do carnaval deste ano.

"Tenho que me despedir desse posto. Não é triste. Esse posto é lindo demais, vou me despedir do posto, mas nunca, jamais, do carnaval e da Grande Rio. O carnaval mora em mim. É uma mudança de lugar. Tem várias maneiras de curtir o carnaval. Essa escolha está sendo difícil, mas é isso", afirmou.

Em seguida, justificou sua escolha: "Eu não sei fazer nada 'um pouquinho', só sei fazer muito. Quando acaba um carnaval eu começo o outro, e preciso pensar em redistribuir a minha atenção e energia. Já estive no carnaval com outros trabalhos, mas esse é muito importante, que eu sei que vai demandar de maneira diferente, que é a novela Vale Tudo".

"Eu tenho uma questão familiar, também, delicada. Dessas coisas que a gente não escolhe, sabe? De saúde. Acho que a gente tem que saber fazer escolhas na hora certa. Então, vou cuidar dos meus, também", prosseguiu.

Wanessa Camargo e Bellutti participaram da Batalha do Lip Sync no Domingão Com Huck deste domingo, 16. Enquanto o sertanejo dublou Luis Miguel e Freddie Mercury, a cantora imitou Eminem e Joelma.

A dupla chegou a cantar algumas músicas em inglês, como I Want To Break Free, We Will Rock You e Lose Yourself. No fim das contas, Bellutti foi considerado o vencedor.

"Quero agradecer primeiramente a Deus, que capacita sempre a gente. Ele não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Toda honra e glória à minha saúde, família, ao meu parceiro. Agradecer ao Luciano e à produção por ter me convidado para esse desafio, para eu me desafiar e mostrar para as pessoas do que o artista é capaz. A gente não é somente de um segmento", comemorou o sertanejo.

A demolição pela Prefeitura de São Paulo do prédio onde funcionavam o Teatro Vento Forte e a Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, na quinta-feira, 13, provocou indignação entre artistas e agentes culturais. Neste domingo, 16, um ato reuniu figuras da cena cultural da cidade em protesto contra o fim do espaço no Parque do Povo, no Itaim Bibi, zona oeste da capital. Os manifestantes ergueram cartazes com frases como "não à demolição da cultura" e "a arte resistirá sempre".

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o espaço foi demolido porque a área de 7 mil metros quadrados estava sendo utilizada de forma irregular e não foram identificadas atividades culturais no local. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o imóvel apresentava sinais de abandono, com edificações mal conservadas.

A pasta também alega que parte do espaço vinha sendo usada como estacionamento pago, e que havia uma banca vendendo bebidas na entrada. A prefeitura afirmou que notificou os responsáveis por essas atividades em 31 de julho de 2023, mas não recebeu documentação que comprovasse o direito de uso do imóvel público. "Diante disso, uma ação de desfazimento foi realizada na quinta-feira, 13, com o objetivo de garantir a desapropriação e reintegração de posse", escreveu em nota.

O cantor Chico César utilizou as redes sociais para publicar uma foto neste domingo com um piano que resistiu à demolição do espaço. "O Teatro Vento Forte e a Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul continuam vivos em nossa luta", escreveu.

Atrizes como Julia Lemmertz e Carolina Kasting, e as cantoras Mônica Salmaso e Ná Ozzetti também manifestaram apoio à mobilização.

Com 40 anos de história, o grupo Teatro Vento Forte ressalta que o espaço no Parque do Povo era um importante polo cultural, abrigando um acervo com cenários, figurinos e peças de arte. "Um patrimônio histórico e cultural erguido por diversos artistas hoje renomados, onde tiveram a oportunidade de aprender a cultura."

A Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul lamentou a perda de documentos, imagens e objetos históricos. "Não há justificativa para o que aconteceu. O que foi destruído conta parte da história da capoeira na cidade de São Paulo. Os danos são imensuráveis", declarou André Lima, membro da escola, ao compartilhar um vídeo no qual exibe os escombros deixados pela demolição.

Já a gestão Ricardo Nunes (MDB) afirmou em nota que "todos os instrumentos, quadros e objetos presentes no local foram retirados com o apoio da equipe operacional da Prefeitura de São Paulo".