Fiocruz: gripe e VSR são principais causas de internação por síndrome respiratória aguda grave

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Divulgado nesta quarta-feira, 29, o mais recente boletim InfoGripe, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reforça a necessidade de alerta com as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), especialmente as relacionadas ao vírus influenza A (causador da gripe) e ao vírus sincicial respiratório (VSR), um dos principais causadores da bronquiolite em bebês. Os idosos e as crianças seguem sendo a maioria entre os casos e registros de mortalidade.

De acordo com a instituição, o levantamento atual revela uma situação diversificada no País, com alguns Estados indicando uma reversão na tendência de aumento de casos, enquanto outros continuam a registrar um crescimento semanal. É válido ressaltar que, devido à situação vivida pelo Rio Grande do Sul, os dados mais recentes precisam ser interpretados com maior cautela por possíveis impactos na capacidade de atendimento e registros eletrônicos de novos casos de SRAG no Estado gaúcho.

O cenário de aumento de síndromes respiratórias no Brasil está relacionado, principalmente, ao VSR, à gripe e ao rinovírus, que são doenças que têm a SRAG como uma consequência em quadros graves. Para o VSR, em alguns estados do Nordeste, Centro-oeste e Sudeste se observa interrupção do crescimento ou queda. Em relação à influenza A, se observa desaceleração no Nordeste e em parte do Norte e Sul do País.

Entre as capitais, 11 apresentam sinal de crescimento nos casos de SRAG: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Macapá (AP), Natal (RN), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência de casos positivos para vírus respiratórios foi de influenza A (25,8%), influenza B (0,4%), vírus sincicial respiratório (56%) e covid-19 (4,5%). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os casos positivos foi de influenza A (47,6%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (17,6%) e covid-19 (26,6%).

Crianças e idosos são os mais vulneráveis

De maneira geral, o impacto das internações por SRAG continua a refletir um padrão comum: afeta principalmente os extremos das faixas etárias consideradas. Isso significa que tanto crianças menores de dois anos quanto pessoas com mais de 65 anos são os grupos mais vulneráveis, com crianças sendo a maior parte dos casos. Quando se trata da mortalidade, a taxa em crianças se aproxima daquela observada naqueles com idade superior a 65 anos.

Quanto aos casos de SRAG causados pelo coronavírus, a incidência é mais alta em crianças pequenas e idosos, enquanto a mortalidade é mais pronunciada na população com 65 anos ou mais.

Em relação aos outros vírus respiratórios em circulação, como VSR e rinovírus, o impacto nos casos de SRAG está concentrado nas crianças pequenas. No entanto, o vírus influenza está apresentando um aumento na incidência de SRAG em crianças, pré-adolescentes e idosos. A mortalidade relacionada à influenza A também é significativa entre os idosos. De maneira geral, o vírus da gripe é dominante entre os óbitos por síndrome respiratória aguda nas últimas semanas.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, faz apelo aos cuidados. "De maneira geral, continuamos tendo volumes importantes de internações por infecções respiratórias. Quando olhamos para o agregado nacional, temos uma situação de platô, então continuamos com as recomendações fundamentais e básicas, ou seja, vacinação contra a gripe, especialmente para quem é grupo de risco, e uso de boas máscaras para toda e qualquer pessoa que estiver com sintomas de resfriado, de gripe e qualquer um que for a uma unidade de saúde", disse Gomes.

Ele ainda ressaltou que, independentemente do motivo da ida ao posto de saúde, o uso de máscara é fundamental para evitar o contágio e a circulação de tais vírus. "São pequenos cuidados que cada um de nós pode tomar que vão acabar ajudando toda a população."

Em outra categoria

Prestes a fazer sua estreia no horário nobre da Globo, Nicolas Prattes recebeu uma declaração da amada, Sabrina Sato, enquanto participava do Domingão com Huck neste domingo, 8. Depois da participação da apresentadora, Luciano Huck se referiu a Sabrina como namorada de Nicolas, e foi corrigido pelo ator, com os olhos marejados: "agora é noiva", contou Prattes.

Essa foi a primeira vez que um noivado foi mencionado de forma pública, mas rumores começaram a surgir depois que o casal compartilhou uma sequência de fotos em Paris, há cerca de um mês, quando Sabrina acompanhou Nicolas em uma maratona disputada por ele na capital francesa. Uma das fotos chamava atenção por mostrar uma aliança no dedo da apresentadora.

"Tem muitas diferenças, além da diferença de tempo, de idade, tem a distância de cidades, tem agendas cheias, mas parece que tudo parou para nós, o tempo parou para nós. Desde o início, já tivemos uma conexão muito forte", começou Sabrina em seu depoimento em vídeo para o Domingão com Huck.

Ela também falou sobre a estreia da nova novela do amado, Mania de Você, nesta segunda-feira, 9. "Meu amor, eu sei o tanto que você se preparou, estudou, sonhou e está agora realizando um dos maiores sonhos da sua vida, que é fazer essa novela das nove, ser protagonista dessa novela das nove. E eu estou aqui vibrando com você, vibrando por você, torcendo muito e eu tenho certeza que você vai brilhar demais. Estou aqui para o que você precisar sempre. Vou estar assistindo todos os dias, ou com você, ou longe, mas te assistindo. Tenho mania de você, mania do Nicolas", afirmou.

O casal assumiu o relacionamento no carnaval deste ano após semanas de especulações. Os dois compartilham com frequência manifestações de carinho nas redes sociais, assim como imagens de momentos juntos com Zoe, de cinco anos, filha de Sabrina com o ator Duda Nagle.

Preta Gil, de 50 anos, anunciou que está em um novo relacionamento. Divorciada do casamento de oito anos com Rodrigo Godoy, a filha de Gilberto Gil está, pela segunda vez, em um tratamento contra um câncer de intestino. Em entrevista ao Fantástico, que foi ao ar no domingo, 8, ela não quis revelar o nome do novo romance, mas afirmou que está "curtindo o momento".

"Eu estou amando uma pessoa. Está me fazendo muito feliz. Estou confiante no amor, nas pessoas, em Deus, nos meus orixás", disse ela.

Para a jornalista Maju Coutinho, a cantora explicou sobre a retomada do tratamento contra o câncer. "Faço questão de falar abertamente com a intenção de [evitar] que as pessoas se envergonhem. Isso é muito importante: rede de apoio".

"Meu pai é um ser humano evoluído, ele tem essa relação com a finitude diferente de nós", conta ela sobre Gilberto Gil. Preta se refere a uma declaração do pai enquanto tratava o câncer, em que o cantor expressou que, se a filha não estivesse "aguentando mais", para que "fosse".

"Isso é uma prova de amor, dizer isso para um filho", finalizou Preta para a entrevista.

A influenciadora Virginia Fonseca mostrou as primeiras fotos de José Leonardo, terceiro filho do relacionamento com o cantor sertanejo Zé Felipe. O bebê nasceu no domingo, 8. Virginia também publicou um vídeo do nascimento, que teve a presença do cantor Leonardo, pai de Zé Felipe.

"Meu totoco lindo", escreveu Virginia em uma foto com José Leonardo no colo publicada de madrugada nos stories do Instagram. No feed, a influenciadora deu mais detalhes do nascimento do filho, dizendo que o bebê veio ao mundo às 17h, pesando 3,59 kg e medindo 49,5 cm.

"Eu sou só gratidão. Nosso príncipe é perfeito, cheio de saúde e já amado por todos", escreveu ela. "Peço a Deus que lhe dê saúde, paz, amor, sabedoria, humildade e sucesso sempre. Te amamos, Zé Leonardo. Você é lindo e sua família está feliz demais com sua chegada, meu amor."

Virginia e Zé Felipe já são pais de Maria Alice, de 3 anos, e Maria Flor, de 1 ano. A família vive em uma mansão em Goiânia, Goiás.

O casal anunciou a gravidez em janeiro por meio de uma publicação no Instagram. "Agora somos 5! Ainda estamos em êxtase com essa notícia, nos pegou de surpresa e estamos muito, muito felizes", escreveu Virginia na legenda de um carrossel de fotos.