Saúde prevê receber 8 milhões de doses da vacina contra covid nas próximas semanas

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O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira, 29, que deve receber na próximas semanas mais de 8 milhões de doses pediátricas, para bebês e para adultos da vacina contra a covid-19. De acordo com a pasta, o montante é o suficiente para manter os estoques abastecidos por até seis meses.

Dentre elas, um lote de 3 milhões é destinado ao público acima de 12 anos, e outro, de 2 milhões, é para crianças. O cronograma conta ainda com a entrega do primeiro lote de vacinas atualizadas contra cepa JN.1, detectada no mundo em agosto de 2023. Serão 3 milhões de doses.

As vacinas atualizadas receberam aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira, 22.

As doses a serem recebidas fazem parte do contrato de aquisição de 69 milhões de doses de vacina contra a covid-19, válido pelos próximos dois anos. Elas serão distribuídas aos estados de acordo com a demanda e capacidade de armazenamento, informou a pasta.

"O vírus continua circulando. Isso fez com que o ministério mudasse a estratégia da vacinação. Pelo fato da doença não ter um comportamento sazonal, estando presente ao longo de todo ano, disponibilizamos as doses da mesma forma", reforçou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização (PNI), em nota.

O anúncio ocorre em meio a reclamações e alerta de estados e municípios sobre a falta ou os baixos estoques de vários tipos de imunizantes, incluindo a vacina contra a covid-19. Pelo menos 11 Estados do País e o Distrito Federal registraram falta de algum tipo de vacina, de acordo com levantamento feito pelo Estadão entre os dias 11 e 18 de novembro.

Confrontada pela reportagem, a pasta alegou que não havia falta de vacinas, e que "enfrentou desafios momentâneos na distribuição de algumas vacinas devido a problemas com fornecedores e produção limitada global".

Em setembro, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) feita entre os dias 2 e 11, mostrou que 64,7% dos 2.415 municípios questionados relataram falta de vacinas.

O Ministério da Saúde prevê lançar, em dezembro, um painel para monitorar o estoque de vacinas no Sistema Único de Saúde (SUS).

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O produtor Marcus Preto compartilhou um vídeo inédito nas redes sociais na quinta-feira, 12, que mostra Gal Costa cantando à capela a música Vingança, filmado durante as sessões de gravação de A Pele do Futuro. O projeto não foi finalizado devido à morte da cantora, em 2022.

A Pele do Futuro é o 37º disco de estúdio de Gal, de 2018, com direção artística de Marcus. Durante as gravações, Gal interpretou a música, original de Lupicínio Rodrigues, para um suposto álbum ao vivo que nunca foi finalizado. Segundo o produtor, a música que Gal canta seria o "clímax do roteiro", e serviria de guia para as gravações ao vivo.

Ele explicou também, na legenda, que não há mais nenhum registro das gravações guia além do vídeo em questão. "Uma voz guia dessas, bicho...", relembrou Marcus, na postagem.

Vida e morte de Gal Costa

Nascida Maria da Graça, Gal Costa foi um dos expoentes da MPB. Vinda da Bahia, interpretou músicas como Baby, Vaca Profana e Pérola Negra. Esteve presente em movimentos artísticos como a Tropicália e em gêneros como o samba e a música eletrônica, no disco Recanto, produzido por Caetano Veloso, amigo pessoal.

Seu último disco de carreira, gravado durante a pandemia de coronavírus, foi Nenhuma Dor, no qual fez duetos com artistas como Jorge Drexler, Rodrigo Amarante, Tim Bernardes e Seu Jorge.

A cantora morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos, em decorrência de um enfarte agudo no miocárdio.

Os últimos 10 anos foram gloriosos para Tim Miller em Hollywood. Antes conhecido pelo seu trabalho com efeitos especiais, o americano assumiu grandes projetos. Diretor e criador de efeitos especiais, ele dirigiu o primeiro Deadpool, criou o sucesso Love, Death & Robots e agora se arrisca em Nível Secreto, nova série do Prime Vídeo.

Cada episódio conta uma história independente e a produção é formada por vários curtas inspirados em grandes títulos do mundo dos videogames. São 15 episódios no total, lançados de uma vez só, inspirados em títulos como Pac-Man, Mega Man, Warhammer 40.000, The Outer Worlds, Unreal Tournament, Dungeons & Dragons e Concord. Tudo ainda no estilo de Love, Death & Robots, sucesso de Miller na Netflix, em que cada episódio tem um estilo de animação, do realismo ao cartoon.

A ideia do projeto nasceu, diz Miller, justamente de Love, Death & Robots. "Ficamos pensando o que mais podemos fazer, já que tivemos uma experiência tão boa com aquilo. E se fizermos Love, Death & Video Games?"

"Ainda assim, é algo novo", explica ele. "Para os jogos clássicos ou que já estão disponíveis, você já sabe do que é que os fãs gostam. Eles demonstraram seu amor por certos personagens ou aspectos do jogo, então você quer se concentrar nesses elementos. Ou mostrar algo diferente baseado no que eles já adoram."

"Hollywood é um míssil teleguiado por dinheiro", adverte Miller. "Eles procuram qualquer coisa que renda. Então acho que eles pensam: 'Oh, veja, todas essas pessoas amam esses mundos, essas histórias e esses personagens. Vamos dar mais disso a elas, porque talvez elas nos paguem'."

Ele admite que "parece um processo comercial, e é. Porque precisamos de dinheiro para fazer grandes animações".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A polêmica da "janela do avião" continua. Desta vez, a discussão aconteceu ao vivo em um programa de TV. Jeniffer Castro, que ficou famosa por não ceder o lugar da janela no avião para filho de Aline Rizzo, participou direto do palco do SuperPop, nesta quinta-feira, 12, comandando por Luciana Gimenez, na RedeTV! para falar como está sua vida após ser exposta nas redes sociais. Em determinado momento, a apresentadora fez uma chamada por vídeo com a mãe da criança, e uma discussão pairou sobre o programa.

As duas (mãe e passageira) trocaram farpas após Aline afirmar que não é inimiga de Jeniffer. A mãe da criança voltou a esclarecer que não foi ela quem filmou toda a ação. "Eu quero pedir que as pessoas entendam que eu não sou inimiga da Jeniffer. Eu não tenho raiva da Jennifer e sim, esperava que a Jennifer tivesse [dito que não foi ela quem expôs] na primeira oportunidade, por ser mãe … Eu esperava e não estou exigindo, mas a obrigação era da Eluciana Cardoso - a mulher que gravou e divulgou a discussão", disparou Rizzo.

Gimenez, então, interrompeu agradecendo participação de Aline: "Eu sinto muito por essa exposição. Agradeço a você por entrar aqui com a gente e sinto muito por você também ter passado por esse momento tão difícil. Desculpa. Obrigada pela confiança."

Aline aproveitou para mandar um recado para Jeniffer: "Eu desejo que você siga na sua carreira e que você consiga. Eu não desejo o seu mal". Jennifer, então, disparou: "Você está cobrando de mim um pronunciamento e você tem que cobrar é da outra pessoa. Eu não pedi para gravarem vídeo meu e jogar na internet... Não era eu quem tinha que fazer um pronunciamento. Eu não pedi para ser gravada, a pessoa que gravou é quem você devia pedir um pronunciamento, não é de mim", finalizou Jenniffer.

Para não continuar a discussão, Gimenez deu um basta e encerrou o programa.

Entenda a polêmica

Na semana passada viralizou um vídeo de uma mulher sendo filmada em um avião por não ceder seu lugar a uma criança que estava chorando. O assento ficava ao lado da janela. A postagem, inicialmente feita como crítica à postura da passageira Jennifer Castro, virou um rebuliço na internet com opiniões até de especialistas em direito, psicólogos, mães, influencers e viajantes.

Em entrevista ao Fantástico, Jeniffer, afirmou que foi xingada "várias vezes" pela mulher que gravou o vídeo, Eluciana Cardoso. Ela, então, afirmou ter perdido "totalmente o controle" e disse estar arrependida de ter gravado. Ela pontuou ter cometido um erro e pediu desculpas para Jeniffer e para Aline Rizzo, a mãe da criança.

Já Aline afirmou ter sofrido "ameaças, xingamentos, críticas e até [falaram] que eu deveria jogar meu filho da janela do avião". Com toda a polêmica, Jeniffer tornou-se celebridade instantânea nas redes sociais e já soma mais de 2,4 milhões de seguidores no Instagram.