Mudanças climáticas e o impacto na população carente

Blog
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

*Antonio Borges        
 

Em 2023, uma expressão que já era conhecida e de certa forma evidenciada, entrou de fato para o vocabulário mundial - não que isso seja positivo, uma vez que sempre vem acompanhada de notícias ruins: "Mudanças Climáticas".   
 

No Brasil, por exemplo, o ano infelizmente foi repleto de eventos climáticos e meteorológicos extremos. Seja com as ondas de calor que atingiram diversos estados e o Distrito Federal, seja com a seca que atingiu a região amazônica e a região norte do país, registrando cerca de 22 mil focos de queimadas em outubro, ou com a passagem de um tsunami meteorológico no litoral do estado de Santa Catarina, entre outros.
 

Os impactos desse tipo de evento, causados tanto por fatores naturais como por, principalmente, fatores e ações causadas pela ação humana são grandes, e afetam em cheio a população que já não possui muitos recursos. Uma vez que, apesar de variar de acordo com o contexto, os impactos nos mais carentes sempre existirão. De acordo com informe do PNUD de 2006 "Pobreza e Mudança Climática, Reduzindo a vulnerabilidade dos pobres através da adaptação", eles variam entre localização geográfica; características econômicas, sociais e culturais; prioridades e preocupações dos indivíduos, grupos sociais e modos de vida; presença das instituições e políticas vigentes. Ou seja, de uma forma ou de outra, serão eles os primeiros impactados.   
 

Seja por sorte ou por azar, nosso país hoje, se qualifica para estar à frente deste debate global, já que possui uma atenção do poder público voltado para este tema, bem como, pode ser considerado uma espécie de prestador de serviços ecossistêmicos. E, por isso, é necessária a criação de uma política de enfrentamento às mudanças climáticas e ao impacto ao meio ambiente, que tenha dentro do escopo a preservação do meio ambiente, mas, também, o incentivo ao desenvolvimento sustentável de toda a sociedade, com foco em aspectos como biotecnologia, segurança das fronteiras, no desenvolvimento de ferramentas para os produtores, na modernização da agricultura, e, claro, no combate a desigualdade.


Já de acordo com relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), conhecido como AR6, quase metade da população mundial vive em regiões vulneráveis ​​às mudanças climáticas.

Essa sensação é compartilhada inclusive pela população. Segundo levantamento realizado pelo instituto Ipec, 62% das pessoas do país reconhecem que a população mais pobre é a que mais sofre com as consequências de eventos climáticos extremos.


Até porque, o impacto chega na alimentação que vai à mesa, nas finanças da população regional, na saúde do planeta e de todos no geral. Uma vez que, as mortes por enchentes, secas e temporais, por exemplo, aumentaram 15 vezes nas regiões mais pobres na última década. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, as mudanças climáticas provocam ao menos 150 mil mortes ao ano, número que deve dobrar até 2030.


É necessário, por óbvio, que o combate às mudanças climáticas caminhe então junto de uma reforma estrutural de país que resolva os problemas sociais da população, já que, de nada vai adiantar cuidar do meio ambiente e esquecer das pessoas que vivem no seu entorno.

Em outra categoria

Prestes a fazer sua estreia no horário nobre da Globo, Nicolas Prattes recebeu uma declaração da amada, Sabrina Sato, enquanto participava do Domingão com Huck neste domingo, 8. Depois da participação da apresentadora, Luciano Huck se referiu a Sabrina como namorada de Nicolas, e foi corrigido pelo ator, com os olhos marejados: "agora é noiva", contou Prattes.

Essa foi a primeira vez que um noivado foi mencionado de forma pública, mas rumores começaram a surgir depois que o casal compartilhou uma sequência de fotos em Paris, há cerca de um mês, quando Sabrina acompanhou Nicolas em uma maratona disputada por ele na capital francesa. Uma das fotos chamava atenção por mostrar uma aliança no dedo da apresentadora.

"Tem muitas diferenças, além da diferença de tempo, de idade, tem a distância de cidades, tem agendas cheias, mas parece que tudo parou para nós, o tempo parou para nós. Desde o início, já tivemos uma conexão muito forte", começou Sabrina em seu depoimento em vídeo para o Domingão com Huck.

Ela também falou sobre a estreia da nova novela do amado, Mania de Você, nesta segunda-feira, 9. "Meu amor, eu sei o tanto que você se preparou, estudou, sonhou e está agora realizando um dos maiores sonhos da sua vida, que é fazer essa novela das nove, ser protagonista dessa novela das nove. E eu estou aqui vibrando com você, vibrando por você, torcendo muito e eu tenho certeza que você vai brilhar demais. Estou aqui para o que você precisar sempre. Vou estar assistindo todos os dias, ou com você, ou longe, mas te assistindo. Tenho mania de você, mania do Nicolas", afirmou.

O casal assumiu o relacionamento no carnaval deste ano após semanas de especulações. Os dois compartilham com frequência manifestações de carinho nas redes sociais, assim como imagens de momentos juntos com Zoe, de cinco anos, filha de Sabrina com o ator Duda Nagle.

Preta Gil, de 50 anos, anunciou que está em um novo relacionamento. Divorciada do casamento de oito anos com Rodrigo Godoy, a filha de Gilberto Gil está, pela segunda vez, em um tratamento contra um câncer de intestino. Em entrevista ao Fantástico, que foi ao ar no domingo, 8, ela não quis revelar o nome do novo romance, mas afirmou que está "curtindo o momento".

"Eu estou amando uma pessoa. Está me fazendo muito feliz. Estou confiante no amor, nas pessoas, em Deus, nos meus orixás", disse ela.

Para a jornalista Maju Coutinho, a cantora explicou sobre a retomada do tratamento contra o câncer. "Faço questão de falar abertamente com a intenção de [evitar] que as pessoas se envergonhem. Isso é muito importante: rede de apoio".

"Meu pai é um ser humano evoluído, ele tem essa relação com a finitude diferente de nós", conta ela sobre Gilberto Gil. Preta se refere a uma declaração do pai enquanto tratava o câncer, em que o cantor expressou que, se a filha não estivesse "aguentando mais", para que "fosse".

"Isso é uma prova de amor, dizer isso para um filho", finalizou Preta para a entrevista.

A influenciadora Virginia Fonseca mostrou as primeiras fotos de José Leonardo, terceiro filho do relacionamento com o cantor sertanejo Zé Felipe. O bebê nasceu no domingo, 8. Virginia também publicou um vídeo do nascimento, que teve a presença do cantor Leonardo, pai de Zé Felipe.

"Meu totoco lindo", escreveu Virginia em uma foto com José Leonardo no colo publicada de madrugada nos stories do Instagram. No feed, a influenciadora deu mais detalhes do nascimento do filho, dizendo que o bebê veio ao mundo às 17h, pesando 3,59 kg e medindo 49,5 cm.

"Eu sou só gratidão. Nosso príncipe é perfeito, cheio de saúde e já amado por todos", escreveu ela. "Peço a Deus que lhe dê saúde, paz, amor, sabedoria, humildade e sucesso sempre. Te amamos, Zé Leonardo. Você é lindo e sua família está feliz demais com sua chegada, meu amor."

Virginia e Zé Felipe já são pais de Maria Alice, de 3 anos, e Maria Flor, de 1 ano. A família vive em uma mansão em Goiânia, Goiás.

O casal anunciou a gravidez em janeiro por meio de uma publicação no Instagram. "Agora somos 5! Ainda estamos em êxtase com essa notícia, nos pegou de surpresa e estamos muito, muito felizes", escreveu Virginia na legenda de um carrossel de fotos.